26 de agosto de 2020

De Platão aos dias de hoje: por que o socialismo nunca funcionou e nunca funcionará


De Platão aos dias de hoje: por que o socialismo nunca funcionou e nunca funcionará

CBN News
Assistência médica gratuita, educação gratuita, empregos garantidos e pobreza zero. Um número crescente de americanos diz que isso soa como uma sociedade perfeita, e é isso que o socialismo oferece.
Mas o socialismo alguma vez cumpriu o que promete?
A ideia de uma sociedade onde as riquezas são compartilhadas por todos remonta a 380 a.C. e ao filósofo grego Platão.
E por mais de dois mil anos, em todos os lugares onde o socialismo foi tentado, falhou.
Um exemplo frequentemente esquecido da história são os Peregrinos da Colônia de Plymouth, nos EUA. A colonia foi inicialmente construída em um modelo socialista baseado nos escritos de Platão. Os estatutos da colônia diziam: “Todas as pessoas desta colônia devem ter sua comida, bebida, roupas e todas as provisões de seu estoque e bens comuns.”
Alguns anos depois, a colônia estava à beira da fome e o governador William Bradford declarou o experimento comunal um fracasso total. Só depois que Bradford designou uma parcela particular para cada família é que a colônia começou a prosperar, a ponto de ser capaz de compartilhar comida com os nativos americanos.
Em um novo livro, “Socialism: The Real History from Plato to the Present” (Socialismo: a História Real de Platão aos Dias de Hoje), o historiador William J. Federer relata esse e muitos outros exemplos de como o socialismo falhou vez após vez e porque, apesar de seu histórico sombrio, muitos ainda querem transformar a América em um Estado socialista.
Traduzido por Julio Severo do original em inglês da CBN (Christian Broadcasting Network = Rede de Televisão Cristã): From Plato to The Present: Why Socialism Has Never Worked and Never Will
Leitura recomendada:

3 comentários :

Flávio disse...

" Assistência médica gratuita, educação gratuita, empregos garantidos e pobreza zero. " Hitler tbm garantiu tudo isso, mas a Alemanha estava mais pobre em 1938. Sob Mussolini tbm houve escassez.

Alexandre disse...

A única coisa que o socialismo/comunismo produz com sucesso incomparável é ditadores e genocidas, basta observar as passadas e as atuais.

prnels disse...

Pura verdade!