Televangelista Benny Hinn, que se tornou milionário fazendo adoradores darem contribuições para ele, disse que sua teologia da prosperidade “é uma ofensa ao Senhor” e promete que nunca mais pedirá dinheiro
Julio Severo
O
televangelista Benny Hinn, que se tornou um milionário pregando a teologia da
prosperidade, agora fez uma impressionante rejeição a essa prática e declarou
que “é uma ofensa ao Senhor.”
Sua forma da
teologia da prosperidade o enriqueceu desafiando as pessoas a dar grandes somas
de dinheiro se quisessem uma grande bênção.
Hinn, que tem
uma fortuna estimada em US$ 60 milhões, agora diz que o “Espírito Santo está
farto” da teologia da prosperidade e prometeu nunca mais pedir dinheiro.
“Lamento
dizer que a teologia da prosperidade endoideceu um pouco e estou corrigindo
minha própria teologia e todos vocês precisam saber disso. Porque quando leio a
Bíblia agora, não a vejo com o mesmo olhar que vi há 20 anos,” disse Hinn.
“Eu acho que
é uma ofensa ao Senhor, é uma ofensa dizer dê US$ 1.000. Eu acho que é uma
ofensa ao Espírito Santo colocar um preço no Evangelho. Para mim chega. Nunca
mais pedirei que você dê US$ 1.000 ou qualquer outra quantia, porque acho que o
Espírito Santo está farto disso. Eu acho que isso prejudica o Evangelho, então
estou fazendo essa afirmação pela primeira vez na minha vida e, francamente,
não me importo mais com o que as pessoas pensam de mim. Quando você olha para a
palavra de Deus… se eu ouvir mais uma vez, derrote sua dívida com uma oferta de
US$ 1.000, vou repreendê-los,” disse ele.
“Eu acho que
é comprar o Evangelho. Isso é comprar a benção. Isso está entristecendo o
Espírito Santo… Se você não está dando porque ama a Jesus, não se incomode em
dar. Eu acho que dar se tornou um truque publicitário… está me deixando mal do
estômago,” acrescentou.
O jornal
britânico Daily Mail informou que o ministério de Hinn arrecadou cerca de US$
100 milhões em doações anuais.
Hinn é
conhecido por suas conferências de cura divina, que geralmente são realizados
em grandes estádios nos Estados Unidos.
Os cultos de
cura divina geralmente mostram crentes sendo derrubados pelo Espírito Santo.
Eles também afirmam ter sido curados de doenças através dos cultos de Hinn.
Hinn, que
nasceu em Israel e cresceu no Canadá, tornou-se evangélico devoto quando
criança. Ele se mudou para a Flórida, EUA, aos 20 anos e se casou com sua
esposa — que era filha de um pregador. Foi então que ele também se tornou
pregador. Ele começou seu programa de TV no início da década de 1990 e logo
começou a ser transmitido em todo o mundo.
Os
escritórios de Hinn no Texas sofreram batidas policiais da Receita Federal em
2017 e ele foi um dos seis evangelistas de televisão investigados pelo Comitê
de Finanças do Senado dos EUA em 2007.
A teologia da
prosperidade é o ensino e a crença entre pentecostais e neopentecostais de que
os cristãos podem obter riqueza e saúde exercendo sua fé.
Existem
vários graus no ensino e na prática da teologia da prosperidade. Alguns
televangelistas da teologia da prosperidade insistem que só dá para você
receber bênçãos dando dinheiro na igreja. Esse era o caso de Hinn.
Outros
televangelistas da teologia da prosperidade insistem em que os milagres
acontecem apenas pela fé, independentemente de contribuições. Esse era o caso
do falecido televangelista
Rex Humbard.
A teologia da
prosperidade, que nasceu nos Estados Unidos, a nação mais capitalista e
protestante do mundo, é uma forma distintamente capitalista do evangelicalismo
dos EUA que foi exportada para várias nações ao redor do mundo. No Brasil, os
televangelistas da teologia da prosperidade estão na vanguarda da guerra
cultural e, curiosamente, os
socialistas brasileiros dizem que o inimigo número 1 do socialismo no Brasil é
a teologia da prosperidade.
Aliás, o
socialista Fernando
Haddad, que perdeu a eleição presidencial brasileira para Jair Bolsonaro em
2018, culpou sua derrota nos neopentecostais e na teologia da prosperidade.
A teologia da
prosperidade ameaça o socialismo no Brasil porque enquanto os socialistas
ensinam os pobres a apoiar os políticos socialistas para obter saúde, educação
e uma vida melhor, os televangelistas da teologia da prosperidade ensinam os
pobres a buscar intensamente Deus para obter saúde, educação e uma vida melhor.
O socialismo
entrou na América Latina seduzindo os pobres de que eles poderiam ter uma vida
melhor tirando dos outros e ajudando os marxistas a subir no poder.
A teologia da
prosperidade, em suas diversas formas, veio diretamente dos Estados Unidos e
entrou na América Latina, incentivando e motivando os pobres a trabalhar duro e
realizar um objetivo profissional, buscando Deus intensamente. A teologia da
prosperidade ensina seus seguidores na América Latina a odiar o aborto, a
homossexualidade e ideologias semelhantes. Portanto, não é de admirar que a
esquerda a odeie. A única surpresa é por que calvinistas estão tão unidos com
marxistas, socialistas, progressistas e até feiticeiros que combatem essa
teologia capitalista.
Congratulo-me
com a decisão de Hinn de deixar sua forma radical da teologia da prosperidade
que levava as pessoas a contribuir milhões para ele. Mas outras formas da
teologia da prosperidade precisam ser incentivadas, não apenas porque produzem
um espírito capitalista em cristãos pobres, mas também porque ameaçam o
socialismo.
Os maiores
inimigos da teologia da prosperidade no Brasil são socialistas, inclusive
socialistas seculares, católicos e protestantes. Isso fala muito.
Os graus de
diferença na teologia da prosperidade são vastos. Por exemplo, a Igreja Universal
do Reino de Deus (IURD) é uma denominação neopentecostal, proprietária da TV
Record, o segundo maior canal de TV do Brasil. A IURD prega a teologia da
prosperidade e usa a forma radical de ensino de Hinn de que só dá para as
pessoas serem abençoadas dando mais e mais dinheiro à igreja, mas a IURD é
muito hostil a todas as outras igrejas da teologia da prosperidade no Brasil. A
IURD é a única igreja neopentecostal do Brasil que defende o aborto, uma
postura compatível com a Igreja Presbiteriana dos EUA, a maior denominação
calvinista dos EUA. A IURD defende o cessacionismo, ensinando que hoje profecia,
revelação e outros dons do Espírito Santo são demoníacos. A IURD ensina que
apenas a Bíblia é necessária e que os dons sobrenaturais do Espírito Santo
cessaram 2.000 anos atrás, uma postura compatível com os calvinistas
cessacionistas.
Os
calvinistas cessacionistas estão comemorando a decisão de Hinn. Muitos deles
têm histórico socialista ou são amigáveis aos socialistas calvinistas. Embora
eles não hesitem em chamar qualquer forma da teologia da prosperidade de
heresia, eles hesitam muito em chamar qualquer forma de socialismo entre
calvinistas de heresia.
A teologia da
prosperidade em suas diversas formas não está presente entre calvinistas. Mas o
socialismo em suas diversas formas, inclusive a antiga Teologia da Missão
Integral e a teologia gay, está presente entre os calvinistas. Portanto, seria
muito sábio que os calvinistas se concentrassem em seu enorme problema
socialista interno, não na teologia da prosperidade, que tem sido a forma mais
eficaz de capitalismo evangélico para combater o socialismo.
Muitas vezes,
os calvinistas cessacionistas atacam a teologia da prosperidade, sem fazer
distinção em seus vários graus, porque se opõem a tudo o que é pentecostal e
neopentecostal, especialmente os dons espirituais do Espírito Santo. Eles
acreditam que esses dons cessaram há 2.000 anos e que os cristãos que dizem
hoje que têm dons são heréticos ou estão sob ilusão herética e demoníaca.
Esse é o caso
do teólogo calvinista John MacArthur. Em seu livro “Strange Fire: The Danger of
Offending the Holy Spirit with Counterfeit Worship” (Fogo Estranho: O Perigo de
Ofender o Espírito Santo com Adoração Falsificada), ele menciona negativamente
Benny Hinn 199 vezes, ainda que Hinn não tenha sido convidado para pregar em
igrejas calvinistas. “Fogo Estranho,” que não faz menção negativa à Igreja
Presbiteriana dos EUA e ao calvinismo homossexualista da Coalizão pelo
Evangelho, usa a teologia da prosperidade para atacar todos os carismáticos,
pentecostais e neopentecostais.
Em “Fogo
Estranho,” MacArthur disse:
“Ao
elevar a autoridade da experiência acima da autoridade das Escrituras, o movimento
carismático, pentecostal e neopentecostal destruiu o sistema imunológico da
igreja — concedendo sem crítica acesso livre a todas as formas imagináveis de
ensino e prática heréticos. Em outras palavras, a teologia carismática,
pentecostal e neopentecostal não deu nenhuma contribuição à verdadeira teologia
ou interpretação bíblica; pelo contrário, representa uma mutação pervertida da
verdade. Como um vírus mortal, esse movimento obtém acesso à igreja mantendo
uma conexão superficial com certas características do Cristianismo bíblico,
mas, no final, sempre corrompe e distorce os ensinamentos sólidos. A degradação
resultante, como uma versão doutrinária do monstro Frankenstein, é um hibrido
hediondo de heresia, êxtase e blasfêmia, desajeitadamente vestido com os
farrapos da linguagem evangélica.”
MacArthur
chama várias vezes o movimento pentecostal, neopentecostal e carismático de
“herético.” Uma das muitas desculpas que ele usa para aplicar esse rótulo
extremista nos pentecostais consta em seu livro, que diz: “Pentecostais e
carismáticos elevam a experiência religiosa acima da verdade bíblica. Embora
muitos deles honrem da boca para fora a autoridade da Palavra de Deus, na
prática eles a negam.”
O contrário é
a verdade. Dou um exemplo do próprio quintal calvinista de MacArthur. A
Coalizão pelo Evangelho, entidade formada apenas por calvinistas, vem
defendendo a ideia
de que um evangélico pode ser homossexual e pastor, desde que limite sua
homossexualidade aos pensamentos e desejos, sem praticá-los. Aliás, a
Coalizão pelo Evangelho tem vários membros que são pastores homossexuais
supostamente não praticantes.
MacArthur
também é membro da Coalizão pelo Evangelho. Esse é o caso perfeito de colocar a
experiência pessoal de pecado, seja em pensamentos, desejos ou ações, de
pastores calvinistas homossexuais acima da Palavra de Deus. Na verdade, não são
as igrejas pentecostais que estão liderando a apostasia de ordenar pastores
homossexuais. São as igrejas calvinistas. O farisaísmo reina no calvinismo
cessacionista.
Benny Hinn
tomou a atitude certa ao renunciar a uma teologia da prosperidade extremista
que exige dinheiro em troca de bençãos. Mas as outras formas capitalistas menos
radicais da teologia da prosperidade, que confrontam o socialismo e encorajam e
motivam os cristãos a buscar saúde, emprego e vida melhor em Deus, não no
socialismo, precisam ser fortalecidas.
Quanto a John
MacArthur que demoniza os pentecostais, carismáticos e neopentecostais e todas
as formas capitalistas da teologia da prosperidade, ele deveria focar na
Coalizão pelo Evangelho que aceita pastores calvinistas homossexuais que
colocam sua experiência e sentimentos homossexuais acima da Palavra de Deus.
Outro
sentimento prejudicial é a inveja. MacArthur e outros calvinistas invejosos não
deveriam usar a forma fanática da teologia da prosperidade anteriormente pregada
por Hinn como uma desculpa para atacar todas as formas dessa teologia e, pior
de tudo, atacar todos os movimentos carismáticos, pentecostais e
neopentecostais, que é exatamente o que ele faz. Esse sentimento é uma inveja fanática,
especialmente porque a teologia da prosperidade, com seu evangelicalismo
capitalista americano distinto, tem tido um papel benevolente proeminente em
incentivar e motivar os pobres do Terceiro Mundo e ameaçar o socialismo.
MacArthur e outros calvinistas deveriam louvar a Deus, não dedicar suas vidas a
uma inveja fanática contra carismáticos, pentecostais e neopentecostais.
Se todas as
formas da teologia da prosperidade forem destruídas, como querem os calvinistas
cessacionistas, quem restará para incentivar e motivar os pobres a buscar uma
vida melhor através do capitalismo bíblico? Quem restará para combater o socialismo
tão predominante entre católicos e até calvinistas na América Latina?
Com informações do DailyMail.
Versão em inglês deste artigo: Televangelist
Benny Hinn, who became a millionaire by making worshipers donate to him, said
that his prosperity gospel “It’s an offense to the Lord,” and vows he will
never ask for money again
Fonte: www.juliosevero.com
Pastor
de mega-igreja compra carro de luxo de quase 800 mil reais para esposa. Como
não criticar tal desperdício?
9 comentários :
Eu tive uma biblia de estudo MacArthur que ferrou minha ciminhada cristã por um tempo: nela negava a atualidade do dom de línguas... Me deixou bloqueado por um tempo até que o Espírito Santo convenceu-me desse dom maravilhoso que além de experimentar na prática me tornou um cristão completo. O mal usa MacArthur com toda certeza.
Todo pastor devia ensinar os cristãos a buscarem prosperidade financeira em Deus, assim não haveria espaço para seduções socialistas. Mas isso sem se tornar em um vendedor de bênçãos.
Creio piamente nos dons sobrenaturais do Espírito Santo. E acho importante os ensinos sobre a prosperidade com equilíbrio.
Toda igreja deveria ensinar que o dom da prosperidade não está ligada unicamente a questão financeira e sim a espiritual, se vc é próspero espiritualmente, todos os setores de sua vida irá refletir essa prosperidade.
O apóstolo Paulo trabalha para não ser pesado pra ninguém." Já teve em abundância e em escassez"
Julio, mas a IURD aceita alguns dons como cura e libertação (expulsar demônios) não?
Cícero, a IURD aceita cura como vindo apenas pela fé, não como dom. Expulsão de demônios não é dom.
agora basta saber se ele vai devolver 4x mais...
ainda q isso não aconteça, e se arrependa e pregue o evangelho de verdade, pra mim tá de bom tamanho.
Depois que encheu o rabo de dinheiro, fortuna que dá para sustentar folgadamente no mínimo quatro gerações, agora bem essa conversa de Madalena arrependida.
Para cima de mim essa desculpa não cola.
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