6 de março de 2010

Lei do Preto Velho é aprovada debaixo do nariz da bancada evangélica do Rio de Janeiro

Lei do Preto Velho é aprovada debaixo do nariz da bancada evangélica do Rio de Janeiro

Omissão de deputados evangélicos na ALERJ facilita a aprovação da lei que obriga reverenciamento ao orixá Preto Velho e o transforma em patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro

O Preto Velho, entidade espiritual cultuada na umbanda, agora é patrimônio estatal. Em 9 de fevereiro de 2010 a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou o Projeto de Lei 1924/2008 que declara o Dia dos Pretos Velhos como patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro, determinando o revenciamento dessa entidade espiritual.
A autoria da lei é do Dep. Atila Nunes (PSL), que vem atuando fortemente para que todos os orixás das religiões afro-brasileiras tornem-se propriedade imaterial no Rio de Janeiro e passem a ser reverenciados através dessas leis. O Dep. Nunes está apenas aproveitando a incrível onda estatal de privilegiar tudo o que se refere à “cultura” afro-brasileira.

Base Legal

A Constituição Federal prevê no artigo 216 que os bens de natureza imaterial constituem patrimônio cultural brasileiro. Com tal proteção estatal, qualquer afronta ou ameaça ao patrimônio — no caso, o Preto Velho — deve ser punida na forma da lei.
A transformação da entidade espiritual Preto Velho em patrimônio e propriedade imaterial de inicio obriga o Estado do Rio de Janeiro a repassar dinheiro para divulgação e proteção dessa chamada “cultura religiosa” nas repartições públicas, através das Secretarias de Cultura, Turismo, Educação, Segurança. A lei dá todo esse poder a essa “cultura”.
Enquanto o PNDH-3 de Lula estabelece a “crucificação” dos crucifixos e outros símbolos cristãos em repartições públicas, o Rio de Janeiro, com a dormência dos deputados cristãos, já se prepara para preencher a lacuna espiritual.
Oficialmente, a data do Preto Velho será comemorada com festejos programados e realizados pelas Secretarias de Turismo e Ciência e Cultura e incluídos no calendário oficial e turístico do Estado. Assim, o Estado laico, que quer distância do Cristianismo e seus valores, está agora abraçado e amigado ao Preto Velho, graças principalmente às leis de igualdade racial, que transformam em “cultura” as práticas religiosas dos descendentes de africanos.

Discussões e omissões

O PL 1904/08 foi aprovado em 2ª votação, em 09/02/10, sem resistência. Os deputados evangélicos da ALERJ estranhamente não fizeram nenhum tipo de articulação para deter a aprovação da lei.
O único parlamentar a votar contra foi o deputado evangélico Edson Albertassi/PMDB, que em outros embates decisivos estava presente e deu voto contrário.
O nefasto no caso é o oportunismo eleitoral e religioso de deputados evangélicos que dizem que o Rio de Janeiro está sob “maldição espiritual” por causa das leis que homenageiam orixás, mas que na hora da votação — como na aprovação do feriado estadual de São Jorge, dia mundial do orgulho gay, umbanda, candomblé e iemanjá como patrimônio do Estado — se ausentam completamente dos embates. Na hora da votação, eles tomam chá de sumiço.
Paulo Teixeira em seu Blog Holofote critica os deputados que utilizam terrorismo religioso em época eleitoral culpando pessoas e governos, mas que são omissos em votações decisivas.
O Rio de Janeiro é hoje um mosaico de confusão religiosa, onde uma população majoritariamente católica e evangélica vive sob um número crescente de leis que dão aos orixás da “cultura” afro-brasileira uma estranha e louca intimidade com o Estado “laico”, trazendo pesadas conseqüências para as escolas públicas, onde os alunos serão obrigados a aprender a reverenciar o Preto Velho.
A ALERJ tem outros projetos que aguardam apenas a oportunidade de votação para completar “a agenda espiritual” dos orixás. Com a sonolência da bancada evangélica do Rio, tudo é possível para os orixás e seus adeptos.

14 comentários :

Silvio Ricardo disse...

Quanta imbecilidade!

Pra que serve essa porra de "dia do preto velho"?

Pra porra nenhuma! É só fuleragem!

Edson Camargo disse...

Não deveria se chamar "Dia dos Afrodescendentes Idosos"?
Que coisa mais politicamente incorreta...

Paulo Teixeira disse...

Julio Severo, aqui no Rio de Janeiro, 07 (sete) deputados estaduais se declaram evangélicos, ou seja, 10% da bancada da ALERJ, que tem 70 integrantes.

Somente 01 (um) deputado evangélico tem se oposto a esses projetos de lei, que é o deputado Edson Albertassi/PMDB. Os outros seis são permanentemente OMISSOS e o pior, já começaram a andar pelas igrejas visitando o rebanho. E as visitas tendem a se intensificar à medida que outubro de 2010 se aproxima.

São aproveitadores que merecem ser enxotados do meio político, abriando espaço para gente realmente séria.

Parabéns pelo artigo brilhante e em escrito.

Abraços.

o menor de todos os menores. disse...

Prezamado Julio Severo,

A paz do Senhor!

É bem reconhecido, que muito mais, estará sendo CONCEBIDO, diante dos VELHOS políticos, pretos ou brancos e velhos ou novos, principalmente na bancada, chamada de evangélicos, simplesmente para vergonha e desatino dos crentes.

Não se pode atualmente, e anteriormente, conciliar uma vida política com uma vida em qualquer ministério que seja.

Por favor, ou se é político ou do ministério. Vergonha na cara, é o que estes políticos necessitam. São sugadores dos eleitores e se aventuram combinados em busca de sua própria riqueza.

Dias piuores viirão, o que acontece no momento, será apenas para amaciar a carne, e fustigar o espírito.

O Senhor seja contigo!

O menor de todos.

Unknown disse...

Veja isso agora.
..
Justiça de Minas Gerais condena casal que educa filhos em casa
..
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1518740-5598,00-JUSTICA+DE+MINAS+GERAIS+CONDENA+CASAL+QUE+EDUCA+FILHOS+EM+CASA.html

Jorge Victor disse...

O surgiu Estado Laico surgiu quando os valores religiosos passaram a entrar em conflito com os interesses da classe política dominante, as religiões foram colocadas fora do centro das decisões mas as religiões não foram afastadas do dia a dia das pessoas. Por isso o estado laico adota medidas para combater ou cotrolar a religiosidade das pessoas tentando impedí-las de práticar a sua religião ou tentar controlar as religiões. Daí surgem políticas como essa que ao mesmo tempo tenta excluir certos valores religiosos e promovendo outros de outras religiões mais simpáticas a doutrina que o Estado quer nos impor.

João Otávio Maia disse...

Vocês evangélicos estão desesperados, porque a influência nefasta de vocês perde cada vez mais terreno. A cada dia que os princípios ditatoriais cristãos e sua moral torpe não conseguem mais alienar as pessoas. A pluralidade, o respeito, a diversidade cultural, diversidade sexual, democracia laica, ensino laico ganham cada vez mais terreno, apesar de ainda vivermos sob a égide da moral cristã conservadora e desse governo petralha corrupto. Vocês se degladeiam mais são tudo farinha do mesmo saco, pura demagogia. O fim de vocês está próximo. A lei PLC 122, sua fuga do Brasil, a valorização da cultura afro brasileira, dentre outros são a prova de que o fim sa influência de vocês chegou ao fim. Aprendam a conviver com a diversidade, pois não há ma espaço para a ditadura cristã.

fabiana disse...

JOÃO OTÁVIO EU PARTICULARMENTE NÃO ME SINTO DESESPERADA, NÃO SEI SUA RELIGIÃO,OPÇÃO SEXUAL E NEM ME INTERESSA,ISSO NÃO ESTÁ EM DISCUSSÃO ,PESSOAS QUE ESTÃO DESESPERADAS É QUE CRIAM ESSAS LEIS QUERENDO IMPOR SIM UMA INFLUÊNCIA NEFASTA, PQ SENTEM QUE ESTÃO PERDENDO O TERRENO COMO VC DISSE.

LEI PRA HOMOSSEXUAL
LEI PRA PRETO VELHO

E NÃO VAI DEMORAR MUITO PRA ALGUÉM ABRIR A BOCA PRA DEFENDER PEDOFILIA E DIZER QUE NÃO É TÃO GRAVE ASSIM.

Anônimo disse...

Para informações corretas sobre o texto da lei acesse:

http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro0711.nsf/6a1f84a2159dc14a832575ed00712598/084e1827299433e083257519005e6da2?OpenDocument

Vane C. disse...

Queridos,que pena poder lembrá-los,que ali, logo ali esta um tumulo para cada um de nós,e a vida seguirá,para todos,uns com Deus outros sem...
Continue o sujo sujando-se mais, e mais,e mais, e assim se torna maior a diferença daquele que serve a Deus, e daquele que não serve.

Só na paz que é Jesus.

Rafael Lima disse...

João Otávio.
Como a Fabiana disse, nós não estamos desesperadodos não, porque o fim dos que não estão em Cristo já está sentenciado. O que não queremos é que imponham a nós(ou a qualquer um), rituais que não nos convém, ou castração de opniões com relação a qualquer assunto. Não existe nenhuma ditadura cristã aqui no Brasil, tanto não existe que vc não vê nenhum decreto de lei nos apoiando ou nos dando qualquer liberdade.
O que está acontecendo é que estão tirando o nosso direito de emitir nossa opnião, nos ameçando a sofrer as punições da lei.

Unknown disse...

João Otávio. Você não disse sua religião. Nem precisava. Claro está que vc é militante de todas as facções espirituais NEFASTAS que se escondem por detrás de políticas, filosofias e governos, que há séculos, enganam e matam, muitas pessoas. Enganam muitas, mas nem todas. Graças a DEUS,os Cristãos estão esclarecidos quanto às obras do enganador: o diabo.
A propósito: vc sabe o que é governo Laico? É o que não toma posição em relação a qualquer fé, mas, simplesmente governa dentro dos interesses de seu povo. O que temos visto, são governos, em todas as esferas, pactuando com um tipo específico de fé e religião, e que não engloba os valores cristãos.
Não estamos desesperados. Não estamos criando leis para proteger nossa crença, como vcs fazem. Nem os representantes do povo, que são evangélicos, estão trabalhando, militando, à favor dos pensamentos cristãos. A prova, como se vê, é a aprovação dessa lei medonha, que passou bem debaixo do nariz deles.
Você está enganado, e enganando, a serviço do diabo. Dando pedradas naqueles que seguem o ÚNICO DIGNO, JESUS CRISTO, que fez parar os tempos, e recomeçar sua contagem à partir de sua existência.
Desesperados estão vocês, porque o fim de toda a maldade e engano está próximo.
Jesus disse: "Conhecereis a VERDADE, e ela vos libertará". Não escondemos a VERDADE, antes a proclamamos, para libertar os aprisionados pelas mentiras de vocês.
Não vamos fugir. Não temos o que temer. O DEUS FORTE está ao nosso lado. O BRASIL SERÁ O PAÍS QUE SE INCLINARÁ DIANTE DO DEUS VIVO, E TODAS AS OBRAS DO inferno SE DESFARÃO.
Inclusive essa sua tentativa.
Arrependa-se. Converta-se a CRISTO.
Ainda há tempo.

Unknown disse...

Luís Fernando.Disse

Quero parabenizar todos os Deputados que aprovaram esta linda Lei dos Pretos Velhos, os Senhores Pretos Velhos são entidades muito sérias, que tem que ser muito respeitados por todos os seguimentos da Sociedade organizada. Fico contente por que aos poucos, estamos conseguindo com muita luta, aprovar leis que respeitam os Orixás. Tinha que ter uma bancada de representantes do Candomblé e Umbanda. para ter mais respeito com todos da religião Espirítual. por que o sol nascer para todos brilhar na vida. Que Deus possa iluminar todos os Senhores Deputados para aprovarem mais leis que respeitem todo o Terreiro de Candomblé do Brasil todo.

Raxel disse...

É o fim dos tempos mesmo... Como podem Declarar o Nome de Deus, Nosso Pai e Senhor, e ao mesmo tempo declarar o Nome de seres q nem mesmo constam na Bíblia Sagrada? Se respeitassem mesmo à Deus, lembrariam de dois, dos 10 Mandamentos, em Exôdo 20: 3, 4, 5 E 6 q diz: "NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA, NEM ALGUMA SEMELHANÇA DO QUE HÁ EM CIMA NOS CÉUS, NEM EM BAIXO NA TERRA, NEM NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA. NÃO TE ENCURVARÁS A ELAS NEM AS SERVIRÁS; PORQUE EU, O SENHOR, TEU DEUS, SOU DEUS ZELOSO, QUE VISITO A MALDADE DOS PAIS NOS FILHOS ATÉ A TERCEIRA E QUARTA GERAÇÃO DAQUELES Q ME ABORRECEM E FAÇO MISERICÓRDIA EM MILHARES AOS Q ME AMAM E GUARDAM OS MEUS MANDAMENTOS." Se respeitassem mesmo a PESSOA e SOBERANIA do DEUS VIVO, entenderiam q Ele não divide Sua Glória com ninguém... E quanto ao final desse artigo, onde o abençoado Júlio Severo declara q "pela sonolência dos Deputados Evangélicos, tudo é possível aos orixás e seus adeptos", quero lembrar-lhe q o homem pode até dormir, mas o Deus Todo-Poderoso não dorme, nem coxila (Salmo 121: 4 e 5) e não NÃO HÁ NADA IMPOSSÍVEL PARA ELE, segundo Lucas 1: 37, e tenha certeza: ainda q o homem vacile, Ele não vai vacilar e com certeza não deixará impune àqueles q blasfemam contra Ele e Seu Povo... A vitória é e sempre será do povo de Deus...