30 de dezembro de 2007

Por que ocorreu a extinção dos orixás entre os descendentes de escravos africanos nos EUA?

Por que ocorreu a extinção dos orixás entre os descendentes de escravos africanos nos EUA?

Julio Severo

Em entrevista ao jornal esquerdista Folha de S. Paulo, o antropólogo Antonio Risério se queixa do “assassinato espiritual dos africanos nos EUA. Se tivesse acontecido no Brasil e em Cuba o que aconteceu nos EUA, não teríamos hoje um só orixá em toda a vastidão territorial das Américas”.

O Brasil é abundante de seguidores (negros e brancos) de religiões sincréticas afro-brasileiras e seus deuses. Cuba tem a Santeria, religião de Fidel Castro e Hugo Chavez, semelhante ao Candomblé. Contudo, fenomenalmente, os descendentes de escravos negros nos EUA não têm nenhuma herança semelhante ao Candomblé ou Santeria.

Apesar dos muitos escravos negros no passado dos EUA, a “espiritualidade” deles vinda da África — juntamente com todos os seus orixás, deuses e demônios —, sucumbiu diante da cultura cristã dos americanos. Realidade oposta ocorreu no Brasil, onde a “espiritualidade” dos africanos se misturou à fraca e doente espiritualidade dos portugueses.

A extinção dos orixás entre os escravos negros dos EUA e a proliferação deles no Brasil é um assunto tratado no meu artigo Fatos Curiosos e Pouco Conhecidos sobre a Escravidão.

Fonte: www.juliosevero.com

Leitura recomendada:

Lobo em pele de ovelha: O Estado policial e sua ameaça de leis antidiscriminação

A favor do preconceito seletivo: Quando as leis antidiscriminação tornam alguns mais sagrados do que Deus

O uso e abuso gay da palavra preconceito

Nenhum comentário :