tag:blogger.com,1999:blog-10171607.post1478703342556453575..comments2023-11-17T03:09:02.768-03:00Comments on Julio Severo: Os primeiros cristãos condenavam o aborto como “entre os piores pecados”Julio Severohttp://www.blogger.com/profile/03079977728841299575noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-10171607.post-49002945606408621762009-07-15T23:17:56.522-03:002009-07-15T23:17:56.522-03:00Eu encontrei o texto completo do Didaque em portug...Eu encontrei o texto completo do Didaque em português aqui:<br />.<br />http://www.psleo.com.br/pa_didaque.htm<br />.<br />É muito bonito, recomendo que todos leiam. Algumas partes:<br />.<br />"2 - Não matarás, não cometerás adultério; não te entregarás à pederastia, não fornicarás, não furtarás, não exercerás magia, nem bruxaria (charlatanice). Não matarás criança por aborto, nem criança já nascida; não cobiçarás os bens do próximo."<br />.<br />Didaquê (Διδαχń em grego clássico) ou Instrução dos Doze Apóstolos, é um escrito do primeiro século que trata do catecismo cristão. Didaquê significa doutrina, instrução. É constituído de dezesseis capítulos, e apesar de ser uma obra pequena, é de grande valor histórico e teológico.<br />.<br />O título lembra a referência de Atos 2,42: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos ...”.<br />.<br />Estudiosos estimam que são escritos anteriores a destruição do templo de Jerusalém, entre os anos 60 e 70 d.C. Outros estimam que foi escrito entre os anos 70 e 90 d.C., contudo são coesos quanto a origem sendo na Palestina ou Síria.<br />.<br />Quanto a sua autenticidade, é de senso comum que o mesmo não tenha sido escrito pelos doze apóstolos, ainda que o título do escrito faça menção aos mesmos; mas estudiosos acreditam na compilação de fontes orais tendo recebido tais ensinos que resultaram na elaboração do mesmo. Também é senso comum que tenha sido escrito por mais de uma pessoa.<br />.<br />O texto foi mencionado por escritores antigos, inclusive por Eusébio de Cesaréia que viveu no século III, em seu livro "História Eclesiástica", mas a descoberta desse manuscrito, na íntegra, em grego, num códice do século XI ( ano 1056 ) ocorreu somente em 1873 num mosteiro em Constantinopla.<br />.<br />Nos escritos da Didaquê, além da catequese e liturgia cristã, o evangelho de Jesus é recomendado. A Didaquê também cita a oração do “Pai Nosso” como sendo “ensinada pelo Senhor” e finda com a afirmação em consonância com o livro Apocalipse, do Novo Testamento, de que Jesus voltará:<br />.<br /> “ ... conforme foi dito: "O Senhor virá e todos os santos estarão com ele". Então o mundo assistirá o Senhor chegando sobre as nuvens do céu.” [Didaquê 16:7,8]<br />.<br />Nos escritos da Didaquê também são reforçados o batismo no nome do Pai, Filho e Espírito Santo [7:1,3], sendo argumento para os que aceitam o dogma da Trindade, contrapondo-se a defesa dos não trinitários de que não existiam escritos cristãos do primeiro século que defendessem o batismo no nome de Jesus.<br />.<br />A respeito de Jesus, ainda sobre o batismo, diz: “Que ninguém coma nem beba da Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor, pois sobre isso o Senhor [Jesus] disse: "Não dêem as coisas santas aos cães".” [9,5]<br />.<br />Tais escritos também sustentam argumentos de que existiam escritos do primeiro século apoiando a defesa da tese teológica de que Jesus é Deus.<br />.<br />Sobre questões polêmicas como o batismo, adverte para o batismo em imersão; sendo admitido por aspersão na inexistência de água corrente. A Didaquê também acentua a diposição ao jejum por parte do candidato ao batismo e daquele que o vai batizar por cerca de três dias antes do batismo.<br />.<br />Nos escritos da Didaquê há uma similaridade quando se referencia hora ao Pai como o Senhor [Didaquê 10] e hora a Jesus como o Senhor [Didaquê 16], o que é aceito por alguns a interposição entre as duas pessoas. Também fazendo a distinção de pessoa chamando Jesus de servo do Pai.[9,3]<br />.<br />A Didaquê faz registro da celebração da eucaristia no domingo (dia do Senhor):<br />.<br /> "Reuni-vos no dia do Senhor, para romperdes o pão e dardes graças" [Didaquê 14,1].<br />.<br />A Didaquê cita diretamente ou faz menção indireta a diversos livros do novo testamento: sendo Mateus, Lucas, I Epístola aos Coríntios, Hebreus, I Epístola da Pedro, Atos dos Apóstolos, Romanos, Efésios, Carta aos Tessalonicenses e Apocalipse.Peregrinonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10171607.post-1538682831679329382009-07-15T18:01:44.409-03:002009-07-15T18:01:44.409-03:00A Paz do Senhor meu amado irmão.
Tenho visto algu...A Paz do Senhor meu amado irmão. <br />Tenho visto alguns blogs e no meio deles eu achei seu blog gostei muito dos artigos que ele retrata e sempre que puder voltarei aqui! <br /><br />Se puder de uma olhadinha no meu.<br /><br />http://janelaparacristo.blogspot.com/Janela para cristohttps://www.blogger.com/profile/12343865787418839254noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10171607.post-20715492754487586282009-07-15T10:12:07.460-03:002009-07-15T10:12:07.460-03:00Conhecendo tão bem a natureza humana como só Deus ...Conhecendo tão bem a natureza humana como só Deus é capaz.Tenho para mim que Ele(Deus),está permitindo tantas desgraças no mundo de hoje,porque tem pressa em jugá-lo.Mas a sua justa justiça exige que a medida dos ímpios se completem.<br />Gen 15:16 - E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia.Tiago Fernandesnoreply@blogger.com