2 de novembro de 2018

Bolsonaro do Brasil quer mudar embaixada de Israel para Jerusalém


Bolsonaro do Brasil quer mudar embaixada de Israel para Jerusalém

Breitbart Jerusalem
JERUSALÉM (AFP) — O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, disse a um jornal israelense que pretende desafiar os palestinos e a maior parte do mundo ao transferir a embaixada de seu país de Tel Aviv para Jerusalém.
O Brasil se tornaria o segundo maior país depois que os Estados Unidos fizeram tal mudança.
Questionado em uma entrevista concedida ao jornal Israel Hayom na quinta-feira se ele transferiria a embaixada do Brasil, como havia indicado durante sua campanha, Bolsonaro disse que Israel deveria decidir onde se localizar sua capital.
“Quando me perguntaram durante a campanha se eu faria isso quando me tornasse presidente, eu disse ‘sim, aquele que decide sobre a capital de Israel é você, não outras nações,’” disse ele ao jornal, que é um apoiador firme do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.
Israel considera toda a cidade sua capital, enquanto os palestinos veem Jerusalém Oriental como a capital de seu futuro Estado, com o consenso internacional de que a condição de toda a cidade deve ser negociada entre os dois lados.
Em dezembro, o presidente Donald Trump reverteu a política de longa data dos EUA e reconheceu Jerusalém como a capital de Israel, levando o presidente palestino Mahmud Abbas a boicotar o governo dele.
A embaixada foi oficialmente transferida em 14 de maio, com a Guatemala e o Paraguai seguindo o exemplo, embora o Paraguai tenha anunciado no mês passado que retornaria sua embaixada a Tel Aviv.
Bolsonaro, de 63 anos, que venceu o segundo turno no domingo, tem indignado muitos com sua retórica abertamente misógina, homofóbica e racista.
Depois de sua vitória, Netanyahu disse a Bolsonaro que estava certo de que sua eleição “levaria a uma grande amizade entre nossos povos e ao estreitamento dos laços entre o Brasil e Israel.”
Um funcionário do gabinete de Netanyahu disse à AFP que “há muita probabilidade” que o primeiro-ministro israelense participe da cerimônia de posse de Bolsonaro em janeiro.
Traduzido por Julio Severo do original em inglês do Breitbart: Brazil’s Bolsonaro Wants to Move Israel Embassy to Jerusalem: Report
Leitura recomendada:

Nenhum comentário :