7 de novembro de 2018

61% dos cristãos acreditam nessas 4 ideias da Nova Era


61% dos cristãos acreditam nessas 4 ideias da Nova Era

Steven Bancarz
Todos sabem que o movimento da Nova Era se introduziu fortemente em nossa cultura agora. As livrarias estão repletas de títulos campeões de vendas ensinando as pessoas a usar cristais, a meditar e cultivar “consciência superior” e como fazer contato com espíritos guias, enquanto pessoas como Jim Carrey e Oprah Winfrey continuam a promover coisas como a consciência cristã e meditação para as massas.
Professores populares como Deepak Chopra e Eckhart Tolle continuam a vender milhões de exemplares de livros ensinando a ideia de que Deus é uma força impessoal no universo e que devemos cultivar relacionamento com essa força, mudando nossa consciência e praticando coisas como “atenção plena,” “presença” ou yoga.
Neste ano, a Netflix lançou recentemente uma série chamada The Chilling Adventures of Sabrina, completa com feitiços, encantamentos e manifestações demoníacas, na mesma época em que a empresa americana de maquiagem Sephora anunciou que lançaria um kit de iniciação com garotinhas, completo com cristais, salvas e cartas de tarô.
Um estudo revelou que as bruxas agora superam em número os cristãos presbiterianos nos EUA em 100.000, com 1,5 milhão de mulheres americanas que se autoidentificam como bruxas à medida que o paganismo continua a crescer “astronomicamente” nos EUA. Vinte e sete por cento dos americanos se identificam como “espirituais, mas não religiosos,” inclusive 35% dos cristãos protestantes. Esse é um dos seguimentos demográficos espirito-religiosos que mais crescem no Ocidente agora. Aliás, a população daqueles que se identificam como bruxos ou pagãos continua aumentando à medida que aqueles que se identificam como cristãos protestantes continuam a diminuir nos EUA.
Estamos até mesmo começando a ver isso aparecer na política, quando bruxas viraram manchete recentemente, tendo rituais em uma tentativa de jogar feitiços em Brett Kavanaugh e Donald Trump cantando em torno de um altar envolto em crânios de animais e bonecos com os rostos desses dois homens neles. Mas um estudo recente, divulgado em 1º de outubro pelo Centro de Pesquisa Pew, revelou algo chocante.
O Centro de Pesquisa Pew entrevistou americanos para ver o que eles pensavam sobre as seguintes crenças da Nova Era: 1) a energia espiritual existe nas coisas físicas, 2) os médiuns têm revelações confiáveis sobre o futuro, 3) reencarnação e 4) astrologia.
Não só 62% do público em geral tinham pelo menos uma dessas crenças da Nova Era, mas também 61% dos cristãos professos também possuíam uma.
Quase um terço da igreja professa de Cristo acredita que eles viverão novamente em outro corpo em outra vida neste planeta, ainda que a Bíblia diga em Hebreus 9:27 que “está determinado aos homens morrerem uma vez, mas depois disso vem o julgamento.” A reencarnação contradiz todo o Evangelho. Estaremos diante do tribunal de Cristo. Quatro em cada dez cristãos professos acreditam em médiuns como um meio viável de prever o futuro, embora a Bíblia condene repetidamente essa prática:
“Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês.” (Deuteronômio 18:10-12 NVI)
Se isso não é preocupante o suficiente, temos de lembrar que apenas quatro crenças da Nova Era foram testadas nesse estudo. Esse estudo não testou coisas como o panteísmo (a ideia de que Deus é uma força presente na natureza), o oneísmo (a ideia de que todos os caminhos espirituais levam de volta a Deus e são igualmente válidos), karma (a crença de que existe um força no mundo equilibrando as balanças do bem e do mal) ou a crença de que o homem é divino por natureza.
Se levássemos em conta outras crenças da Nova Era, é uma avaliação moderada de que pelo menos 80% da igreja professa tenha pelo menos uma crença da Nova Era, o que é nada menos do que uma crise teológica na igreja. O ateísmo não é mais o problema na cultura americana e nem o naturalismo. Sessenta e dois por cento dos americanos acreditam nas crenças da Nova Era, enquanto apenas 3% da população americana são ateus. A Nova Era é a religião do futuro e está começando a invadir a cultura americana e a se infiltrar na vida de pensamento dos cristãos americanos.
Nossa ameaça é essa nova onda de filosofia espiritual que se baseia em qualquer tradição religiosa e prática que ela quer, enquanto promete aos seus seguidores experiências sobrenaturais e ascensão em algum estado hiperespiritual, onde eles podem alcançar poderes paranormais e subir nas fileiras da divindade. A ameaça é aqueles que ensinam que podemos seguir qualquer caminho que queremos porque Deus se revelou em todas as religiões do mundo e está presente no universo como a energia da vida.
Parte do problema é que os cristãos não sabem o que é “Nova Era” e o que não é. Além disso, eles não sabem como se guiar ou confundem as ideias da Nova Era quando elas são identificadas. Como igreja, estamos reconhecidamente com pouca preparação para lidar com o tipo de espiritualidade que está tomando conta da cultura e agora está entrando nas igrejas.
Estamos sendo atacados espiritualmente, pois nossas crenças estão sendo atacadas intelectualmente e, infelizmente, o fato é que não existem muitos recursos por aí que abordem esse tipo de espiritualidade de uma forma completa e educativa. Simplesmente não existem livros escritos por cristãos que realmente abordem completamente a espiritualidade da Nova Era de uma maneira que defenda a fé.
Como alguns de vocês sabem, eu recentemente escrevi um livro com Josh Peck da SkywatchTV chamado “The Second Coming of the New Age” (A Segunda Chegada da Nova Era), prefaciado pelo estudioso da Bíblia Dr. Michael Heiser, onde delineamos, expomos e refutamos as doutrinas e práticas do movimento da Nova Era como sendo não apenas falso, mas demoníaco.
Recentemente, conversamos com o ex-pastor, autor best-seller e CEO da SkywatchTV, Dr. Tom Horn, para falar sobre o conteúdo desse livro, sobre esses estudos recentes e sobre a difusão da espiritualidade da Nova Era na cultura ocidental e suas igrejas.
Traduzido por Julio Severo do original em inglês da revista Charisma: 61 Percent of Christians Believe in These 4 New Age Ideas
Leitura recomendada:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Esta seção é moderada conforme opção democrática do Blogger para limitar excessos e outros tipos de interferência na interação do público com este blog. Portanto, todas as opiniões, comentários e textos estão sujeitos à avaliação do moderador. Manifestações insensatas, tolas, ridículas e desrespeitosas não são bem-vindas neste blog. Opiniões sensatas são mais que bem-vindas. Aos que querem fazer cobranças neste espaço, é imprescindível a apresentação do perfil oficial. O moderador se reserva o direito de publicar ou não comentários de questionadores anônimos, sem nenhuma identificação válida e verificável.