31 de outubro de 2018

Trump felicita “Trump Tropical”


Trump felicita “Trump Tropical”

John Gizzi
Meses antes de sua eleição como presidente do Brasil no domingo, o conservador Jair Bolsonaro foi caracterizado pela imprensa internacional como o “Trump Tropical” — seus comentários diretos sobre mulheres e minorias e promessa de ser um líder fortemente armado invocando analogias ao presidente americano.
No domingo, o presidente Trump telefonou para parabenizar seu colega brasileiro após a retumbante vitória de Bolsonaro no segundo turno, com cerca de 56% dos votos.
“Ele ligou para Bolsonaro,” disse Sarah Sanders, secretária de imprensa da Casa Branca, na segunda-feira. “E ele falou com ele ontem à noite.”
(Embora a Casa Branca tenha suspendido a prática de enviar leituras de ligações presidenciais com outros líderes mundiais, Sanders disse que enviou uma nota sobre a ligação para Bolsonaro para os repórteres que acompanham o presidente regularmente).
Na mesma coletiva, a repórter brasileira Raquel Krahenbuhl lembrou a Sanders que Bolsonaro “fez comentários muito controversos sobre as minorias [e] defendeu a ditadura militar no Brasil [de 1964 a 1985].”
Ela então perguntou “se a Casa Branca planeja lidar com isso e pedir garantias ao governo — o novo governo no Brasil — de que eles protegerão os direitos humanos e a democracia no Brasil.”
“Em primeiro lugar, promovemos direitos humanos em todo o mundo,” respondeu Sanders, “valorizamos nosso relacionamento de longa data com o Brasil e queremos continuar trabalhando com eles e vamos ver o que acontece a partir daí.”
Perguntada por Krahenbuhl o que ela achava das comparações entre Trump e Bolsonaro, Sanders respondeu: “Existe apenas um único Donald Trump, na minha opinião.”
Traduzido por Julio Severo do original em inglês do NewsMax: Trump Congratulates “Tropical Trump”
Leitura recomendada:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Esta seção é moderada conforme opção democrática do Blogger para limitar excessos e outros tipos de interferência na interação do público com este blog. Portanto, todas as opiniões, comentários e textos estão sujeitos à avaliação do moderador. Manifestações insensatas, tolas, ridículas e desrespeitosas não são bem-vindas neste blog. Opiniões sensatas são mais que bem-vindas. Aos que querem fazer cobranças neste espaço, é imprescindível a apresentação do perfil oficial. O moderador se reserva o direito de publicar ou não comentários de questionadores anônimos, sem nenhuma identificação válida e verificável.