25 de abril de 2018

Cristãos sírios para o Ocidente: Fiquem fora de nosso país


Cristãos sírios para o Ocidente: Fiquem fora de nosso país

Jonathon van Maren
O simples fato é que as modernas guerras do Ocidente no Oriente Médio parecem terminar particularmente mal para os cristãos do Oriente Médio. O ISIS exterminou antigas comunidades cristãs, e os cristãos iraquianos sofreram muito mais na década passada [depois da intervenção militar de Bush] do que eles já sofreram sob o brutal Saddam Hussein.
E é importante notar que os cristãos no Oriente Médio parecem estar unidos contra o envolvimento do Ocidente na Síria. O patriarca grego ortodoxo de Antioquia João X, o patriarca ortodoxo sírio de Antioquia Inácio Afrem 2 e José Absi, o patriarca católico grego-melquita de Antioquia, Alexandria e Jerusalém emitiram uma resposta severa aos ataques aéreos dos EUA, Inglaterra e França, chamando-os de “agressão injustificada… brutal” e declarando que a evidência de uso de armas químicas foi insuficiente. Os líderes de todas as três maiores igrejas também pediram que os cristãos do mundo inteiro assumam uma posição contra a guerra no Oriente Médio.
Agora, o Sínodo Evangélico Nacional na Síria e Líbano se uniu aos outros líderes cristãos em sua condenação, ecoando as denúncias de que as acusações que estão sendo apontadas contra o governo sírio “foram inventadas” e “não têm justificativa legal,” e que o envolvimento do Ocidente na Síria está “em contradição com o desejo do povo sírio.” Os líderes presbiterianos então pediram às igrejas no Ocidente que “exerçam pressão máxima em seus governos e diplomacia para não repetirem essas aventuras que minam as chances de estabilidade que nosso país está esperando.” A declaração encerra dizendo: “Ao declarar isso, rogamos ao Deus todo-poderoso que dê aos nossos líderes, governo e exército nacional toda a sabedoria e firmeza em face de forças malignas. Elevamos nossas orações em favor de uma Síria forte que sustenta os valores da paz, da dignidade humana e da coexistência pacífica entre todos os seus membros.”
É muitas vezes as comunidades cristãs no Oriente Médio que sofrem horrivelmente ou são até exterminadas quando o Ocidente decide espalhar a democracia. Elas falam de experiência.
Os cristãos sírios estão falando com uma só voz: Fiquem fora da Síria.
Traduzido e editado por Julio Severo do original em inglês de LifeSiteNews: Syrian Christians to West: Stay out of our country
Leitura recomendada:
Postar um comentário