Por que um teólogo calvinista cessacionista não pode usar seu púlpito para cruzadas contra o aborto, a sodomia e o feminismo, mas pode usá-lo para cruzadas contra pentecostais e neopentecostais?
Julio
Severo
A igreja precisa se preocupar com feminismo,
homossexualismo, aborto e embustes de aquecimento global, pareceu sugerir um
líder calvinista brasileiro na Conferência Nacional Ligonier de 2017 realizada
em março passado.
Augustus Nicodemus na Ligonier lendo seu discurso no papel no momento exato em que ele disse que os pentecostais têm “experiências estáticas, emocionais e místicas.” |
Liberalismo teológico na universidade calvinista mais proeminente do Brasil
“Quando a igreja cede a erros internos e pressões externas, os efeitos
são primeiramente sentidos em sua teologia. Então há mudanças na ética e
moralidade da igreja. Deixa a Palavra de Deus de lado e segue o que a sociedade
pensa sobre feminismo, homossexualidade e aborto. Torna-se mais, muito mais
preocupada com aquecimento global do que com a santidade de Deus. Logo a
adoração de Deus é afetada. Passa a refletir a centralidade dos homens e na
veneração da cultura — teologia da glória. No final tudo isso expulsa a
exposição bíblica dos púlpitos.”
Estava Nicodemus falando sobre a Universidade
Presbiteriana Mackenzie (UPM), onde ele era chanceler? O Mackenzie tem
proeminentes professores que são:
* Defensores
proeminentes do aborto. Numa audiência do Senado Federal em 6 de agosto de
2015, a
professora da UPM Márcia Tiburi disse:
“Vociferar contra o aborto é apenas um modo biopolítico de controlar a vida das
mulheres. A legalização do aborto é parte fundamental de um processo
democrático socialmente responsável.”
* Defensores
proeminentes do homossexualismo. O
professor da UPM Marcelo Moreira Neumann, autor da
pesquisa “Bullying Homofóbico e Desempenho Escolar,” defende a neutralidade
automática de gênero nos registros de nascimento.
* Defensores
proeminentes do marxismo. O
professor da UPM Osvaldo Coggiola tem vários livros defendendo o marxismo,
inclusive a revolução cubana.
Então não é de admirar que um ativista
gay radical tenha louvado a Universidade Presbiteriana Mackenzie
por sua visão secular, ainda que tenha
sido fundada por calvinistas e seja oficialmente propriedade da Igreja
Presbiteriana do Brasil.
O discurso de Nicodemus na Conferência Nacional
Ligonier foi uma contradição total de sua gestão de 10 anos (2003 a 2013) como
chanceler na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sua saída da chancelaria do
Mackenzie aconteceu depois que expus
que ele havia convidado Jean Wyllys, um proeminente ativista gay, para um
debate no Mackenzie.
O que explica o Mackenzie ter professores pró-aborto,
pró-sodomia e marxistas?
Vamos tentar os próprios argumentos feitos por
Nicodemus.
* A dona do Mackenzie, a Igreja Presbiteriana do
Brasil, cedeu a erros internos e pressões externas?
* A dona do Mackenzie, a Igreja Presbiteriana do
Brasil, teve mudanças na sua ética e moralidade?
* A dona do Mackenzie, a Igreja Presbiteriana do
Brasil, deixou a Palavra de Deus de lado e segue o que a sociedade pensa sobre
feminismo, homossexualidade e aborto?
Qual é a explicação para a Universidade Presbiteriana
Mackenzie ter professores pró-aborto, pró-sodomia e marxistas? Talvez porque os
chanceleres do Mackenzie tenham desperdiçado muito de seu tempo em cruzadas
contra pentecostais e neopentecostais, mas não tenham usado seus púlpitos para
cruzadas contra o aborto, a sodomia e o feminismo.
Entre presbiterianos do Brasil, há uma luta pelos
cargos altamente remunerados do Mackenzie, os quais são muito cobiçados. Quem
tem poder no Mackenzie tem poder garantido dentro da Igreja Presbiteriana do
Brasil. Além de ocupar o cargo de chanceler, que lhe proporcionava um salário
altíssimo, Nicodemus tinha grande poder tanto no Mackenzie quanto na IPB.
Nicodemus desperdiçou sua gestão de 10 anos no
Mackenzie atacando pentecostais e neopentecostais, mas ele não atacou ativistas
pró-aborto, pró-sodomia e marxistas, principalmente professores do Mackenzie.
As audiências evangélicas americanas adoram posturas
conservadoras contra o aborto, a homossexualidade e o marxismo, e Nicodemus
lhes deu exatamente isso na Ligonier. Mas por que ele não defendeu tais
posturas na Universidade Presbiteriana Mackenzie?
A Conferência Nacional Ligonier foi idealizada por R.C.
Sproul, um notório teólogo calvinista que era muito mais transparente em sua
defesa cessacionista do que Nicodemus, cuja defesa cessacionista é evasiva
e dissimulada. O cessacionismo é a teoria altamente polêmica de que profecias,
revelações e outras manifestações sobrenaturais do Espírito Santo desapareceram
depois da morte dos Apóstolos originais. Supostamente, de acordo com essa
teoria, as pessoas hoje que têm tais dons são possuídas por demônios ou
problemas psicológicos.
Nicodemus está completamente certo ao dizer que quando
a igreja deixa a Palavra de Deus de lado, segue o que a sociedade pensa sobre
feminismo, homossexualidade, aborto e embustes do aquecimento global. Em grau
menor ou maior, essa é uma realidade em muitos púlpitos calvinistas no Brasil
onde a Teologia da Missão Integral (a versão brasileira do Evangelho Social)
predomina.
O foco desses púlpitos em questões sociais a partir de
uma perspectiva esquerdista não se equipara a um foco igual de pregações
antissocialistas de uma perspectiva conservadora. Não existe nenhum ativismo
conservador calvinista no Brasil para se opor ao ativismo socialista dominante
em púlpitos calvinistas.
O fato é que há uma escassez enorme em púlpitos
calvinistas brasileiros de pregações conservadoras contra questões pró-aborto e
antifamília. Então a explicação para sua escassez de posturas conservadoras é
uma falta de preocupação com a santidade de Deus?
Em sua gestão como chanceler na Universidade
Presbiteriana Mackenzie, Nicodemus tinha poder e autoridade de demitir
professores pró-aborto, pró-sodomia e marxistas, mas ele nunca fez isso.
Em seu discurso na Conferência Nacional Ligonier,
Nicodemus reconheceu:
“Ideias nascidas em universidades
que tiveram uma origem cristã, tais como evolucionismo darwiniano, perspectiva
naturalística do mundo e marxismo cultural, são alguns exemplos.”
A Universidade de Harvard é um exemplo. Nascida
essencialmente calvinista, hoje é uma usina de força de bruxaria, marxismo,
feminismo, homossexualismo e aborto. Em algum ponto, algum chanceler
protestante de Harvard não demitiu professores pró-aborto, pró-sodomia e
marxistas, e o resultado é uma Harvard apóstata. Nicodemus podia e devia ter
aplicado suas lições no Mackenzie.
Nicodemus acrescentou:
“Os erros que os protestantes em
geral e os reformados em particular cometeram… contribuíram para o declínio da
igreja no Ocidente.”
Realmente. Harvard, que formou vários presidentes
americanos e autoridades elevadas, tem contribuído para o declínio do Ocidente
em geral e dos Estados Unidos em particular.
Socialismo na Igreja Presbiteriana do Brasil
Ainda que haja uma escassez enorme nos púlpitos
calvinistas brasileiros de pregações conservadoras contra o feminismo,
homossexualidade, aborto e embustes do aquecimento global, não há nenhuma
escassez de ideias socialistas. Por décadas, os púlpitos calvinistas brasileiros
têm pregado um evangelho falso chamado “Teologia da Missão Integral” (TMI), que
é a versão protestante da Teologia da Libertação e é a versão brasileira do
Evangelho Social dos EUA. Aliás, a TMI foi trazida ao Brasil no início da
década de 1950 por um missionário presbiteriano americano adepto do Evangelho
Social e de ideias marxistas. O missionário americano, Richard Shaull, se
tornou professor de teologia no seminário teológico mais importante da Igreja
Presbiteriana do Brasil. Ele formou uma geração de pastores presbiterianos no socialismo.
Em seu livro “Christian Faith and Marxism” (A Fé
Cristã e o Marxismo), Shaull disse: “Meu encontro com o marxismo não estava
fazendo de mim um marxista, mas um cristão melhor.”
No livro “Inquisição sem Fogueiras: Vinte Anos de
História da Igreja Presbiteriana do Brasil” (publicado em 1982), o autor
progressista João Dias de Araújo, que chamou Shaull de “teólogo precursor da
Teologia da Libertação” (página 10), disse:
“Um dos líderes que exerceu poderosa influência [entre os jovens
presbiterianos brasileiros] foi Richard Shaull. Ex-missionário presbiteriano na
Colômbia, Shaull foi enviado pela Junta de Nova Iorque para o Brasil, em 1952.
Foi eleito professor do Seminário Presbiteriano de Campinas, onde exerceu
grande influência sobre seminaristas, por causa de sua grande cultura teológica
e sua competência como mestre. Introduziu no seminário o pensamento da escola
teológica ‘neo-ortodoxa’ de Barth, Brunner, Reinhold Niebuhr e outros.” (Página
37)
Segundo Araújo, Shaull “Despertou a mocidade para o
sentido da ‘revolução social’ que devia ser feita no Brasil.” (Página 37)
O
livro “Inquisição sem Fogueiras” traz uma lista considerável de pastores da IPB
envolvidos no socialismo. O uso que Araújo fez de “Inquisição” se refere aos
alegados “sofrimentos” que pastores e professores de teologia comunistas dentro
da IPB passaram para propagar ideias socialistas. Ele chama a “perseguição” aos
protestantes comunistas de “Inquisição Protestante.”
Mas a verdade é que enquanto as vítimas protestantes
da Inquisição original sofriam e morriam por amor ao Evangelho de Jesus Cristo,
as “vítimas” da “Inquisição Protestante” alegada por Araújo sofriam por amor ao
“evangelho” de Karl Marx. Ele inventou uma “Inquisição Protestante” apenas para
se encaixar em sua cosmovisão socialista.
A Igreja Presbiteriana do Brasil acabou produzindo
dois importantes líderes que foram influenciados por Shaull: Rubem Alves, da Teologia
da Libertação; e Caio Fábio, da TMI. Ambos se tornaram apóstatas.
João Dias de Araújo era pastor da Igreja Presbiteriana
do Brasil, diretor de seminários e autor do livro “O Jovem Cristão e o Jovem
Comunista,” publicado em 1964.
Mas o que de fato mudou anos depois? Sob a gestão de
Nicodemus, a Universidade Presbiteriana Mackenzie tinha Ricardo Bitun como
coordenador de cursos teológicos. Bitun é um proeminente defensor da Teologia
da Missão Integral.
Se os líderes calvinistas brasileiros têm há décadas
usado seus púlpitos para defender o liberalismo teológico da TMI, por que as
cruzadas calvinistas supostamente conservadoras focam nos movimentos
pentecostais e neopentecostais, não na TMI, feminismo, homossexualismo, aborto
e embustes do aquecimento global?
Nicodemus é um exemplo de batalhador contra os
neopentecostais. Ele tem vários artigos e livros contra eles, ainda que os
ensinos e espiritualidade deles não estejam presentes na denominação dele e não
sejam ameaça aos presbiterianos brasileiros. Contudo, ele não tem nenhuma
cruzada, em artigos e livros, contra a Teologia da Missão Integral, um problema
socialista que afeta diretamente muitas igrejas e púlpitos de sua denominação.
Enquanto as igrejas neopentecostais brasileiras estão
empenhando-se contra a homossexualidade, aborto e outros males na sociedade
brasileira, Nicodemus vem se empenhando contra essas igrejas.
Há um ditado: Quem tem telhado de vidro não deve
atirar pedras no telhado dos outros. Como é que Nicodemus pode jogar pedras nos
telhados dos neopentecostais quando seu próprio quintal presbiteriano está cheio
de problemas? Em outras palavras, se ele pode se empenhar contra igrejas
neopentecostais, por que ele não pode fazer cruzadas contra a Teologia da
Missão Integral em seu próprio quintal presbiteriano?
O conservadorismo pentecostal e neopentecostal é mais
perigoso do que a TMI, o feminismo, o homossexualismo, o aborto e embustes de
aquecimento global?
Se olhos calvinistas ou reformados não conseguem ver a
realidade, por meio da Bíblia ou de visões sobrenaturais, que muitos deles
rejeitam em sua descrença cessacionista, Deus usará uma “pedra” (uma mente não
cristã) para ver e clamar. Isso é o que está acontecendo.
Rodrigo Constantino, um escritor conservador secular e
não protestante, publicou um artigo intitulado “O Liberalismo e a Teologia da
Prosperidade,” escrito por Claudir Franciatto, que disse:
“Enquanto grande parte não
evangélica da nossa sociedade se limita a chamar os pastores, bispos e
apóstolos das igrejas neopentecostais de ‘ladrões’… [esses pastores, bispos e
apóstolos] estão trazendo para o Brasil — sorrateira e imperceptivelmente —
certo “espírito anglo-saxão” de coragem, desbravamento e atitude individual
positiva, que forjou uma nação como os Estados Unidos, e nos faltava. E como
nos fez falta sempre!”
Franciatto acrescentou:
“Os pastores [neopentecostais] não
incitam o fiel a orar e ficar sentado, mas a agir – dentro e fora da igreja.”
Essa ação fora da igreja é em grande parte
conservadora e capitalista.
É por isso que líderes
marxistas no Brasil dizem que o principal inimigo do socialismo no Brasil são
as igrejas neopentecostais e sua teologia da prosperidade.
Até mesmo “The Nation,” a revista progressista mais antiga dos EUA, disse que a
principal força conservadora no Brasil são os evangélicos pentecostais e
neopentecostais.
Além disso, enquanto os presbiterianos no Brasil não
são conhecidos por sua defesa de Israel, cristãos neopentecostais são os defensores
mais vibrantes e declarados do Estado de Israel, inclusive realizando turismo
de evangélicos brasileiros a Israel. Os pentecostais brasileiros,
principalmente os neopentecostais, são os apoiadores mais importantes de
Israel.
No entanto, os evangélicos não podem aceitar o
“espírito anglo-saxão” de coragem, desbravamento e atitude individual positiva,
porque teólogos influenciados por um calvinismo cessacionista pensam e pregam
que a Teologia da Prosperidade é “heresia” — maior do que as heresias
calvinistas brasileiras, inclusive a Teologia da Missão Integral.
Crescimento neopentecostal versus não-crescimento calvinista
Enquanto a maioria das igrejas calvinistas
brasileiras, que não estão crescendo, está contaminada pelo liberalismo
teológico esquerdista, a maior parte do crescimento de igrejas no Brasil é
pentecostal e neopentecostal.
Nicodemus admitiu que a maior parte do crescimento de
igrejas hoje está acontecendo na América Latina e África, e esse crescimento
cristão extraordinário não tem nada a ver com igrejas calvinistas. Ele disse
que a maioria desse crescimento é neopentecostal. Ele disse:
“Hoje, a África e a América Latina
juntas representam 40 por cento do número total de cristãos no mundo. Então tem
havido um movimento gráfico do centro do Cristianismo a partir do Norte para o
Sul. Isso é o que chamamos de Sul Global, onde o Cristianismo está crescendo
muito, muito rápido… Há outros sinais alarmantes do crescimento no Sul Global
de formas estranhas de Cristianismo. Como o neopentecostalismo. Por exemplo,
esse movimento é marcado por sincretismo com religiões populares e por ênfase
forte na teologia da saúde e riqueza. Ou teologia da prosperidade. As igrejas
neopentecostais usam um tipo de modelo de igreja que permite o surgimento de líderes
totalitários, muitos dos quais se chamam apóstolos. Eles afirmam receber
revelação direta de Deus.”
Ele também acrescentou: “Pregue a Bíblia e um dia eles
despertarão e dirão: ‘Sou calvinista.’” No Brasil, América Latina e África está
acontecendo exatamente o contrário. Nessas regiões, há pregação entusiástica e
enorme do Evangelho e as audiências não estão despertando cessacionistas como
Nicodemus. Aliás, elas estão fazendo o que Nicodemus não está fazendo e estão
fazendo o que Jesus fazia: Pregando o Evangelho, curando os enfermos,
expulsando demônios, apoiando Israel e avançando o conservadorismo.
Se despertar como calvinista é adotar a descrença
contra o sobrenatural de Deus, a verdade é que a África e a América Latina não
conhecem o calvinismo.
Nicodemus falou como se ele mesmo não fosse um líder
totalitário no calvinismo brasileiro e como se revelação direta — quer por
profecias e outras manifestações sobrenaturais do Espírito Santo — fosse
impossível ou fosse experiência de OVNIs: completamente negativa e estranha à
Bíblia, não apoiada pela Bíblia e nunca sentida por Jesus e Seus apóstolos.
Ele tentou fazer profecias, revelações e outras
manifestações sobrenaturais do Espírito Santo parecerem como experiências
exclusivas de indivíduos pentecostais e neopentecostais, não de cristãos na
Bíblia. Mais enganado que isso, impossível. Cristãos hoje têm experiências e
dons sobrenaturais pela mesma razão que cristãos na igreja do Novo Testamento
tinham experiências e dons sobrenaturais.
Apresentação calvinista enganosa do neopentecostalismo
Aliás, ao conectar sincretismo à revelação direta, ele
espera que seus leitores concluam que as igrejas neopentecostais no Brasil têm
experiências demoníacas. Mas os esforços de Nicodemus falham de modo deplorável.
A denominação neopentecostal mais sincrética do Brasil, a Igreja Universal do
Reino de Deus (IURD), defende o aborto e rejeita completamente profecias e
revelações para hoje. A IURD, que Nicodemus de fato usou na Ligonier como
representando o movimento neopentecostal inteiro, não se encaixa no estereótipo
que Nicodemus faz de sincretismo e revelações andando de mãos dadas em igrejas
neopentecostais.
Em contraste, grandes igrejas neopentecostais
brasileiras, como a Igreja Bola de Neve, não têm nenhum sincretismo e são
pró-vida e pró-Israel, e adotam profecias, revelações e outros dons
sobrenaturais do Espírito Santo. Meus artigos contra as posturas pró-aborto e
cessacionistas da IURD são compartilhados por muitas igrejas neopentecostais e
publicados no maior site pentecostal do Brasil.
Tenho os seguintes artigos sobre o fundador da IURD:
Mesmo
assim, ao usar o exemplo isolado da IURD como se representasse todo o movimento
neopentecostal, Nicodemus apresentou de forma adulterada o movimento
neopentecostal inteiro do Brasil. As posturas pró-aborto, cessacionistas e
sincréticas da IURD separam essa igreja de outras grandes igrejas
neopentecostais. Com exceção da IURD, essas igrejas são forte e declaradamente
pró-vida e pró-família, assumindo uma posição pública, a partir de seus
púlpitos e de seus programas de televisão, contra o aborto e a agenda de
sodomia.
Talvez a maior semelhança da IURD com outras igrejas
neopentecostais seja seu forte apoio a Israel. Na Ligonier, Nicodemus mencionou
negativamente tal apoio dizendo que a IURD “inaugurou em São Paulo uma réplica
gigantesca do templo de Salomão.” Quando
Marcelo Crivella, que era bispo da IURD, se tornou prefeito do Rio de Janeiro,
seu primeiro ato foi celebrar sua vitória em Israel. Contudo, na
heresia cessacionista, a IURD é muito mais semelhante à Igreja Presbiteriana do
Brasil.
Ainda que o fundador da IURD, Bispo Macedo, se encaixe
na acusação de Nicodemus de “líder totalitário,” Macedo nunca afirmou que
recebe “revelação direta de Deus.” Pelo contrário, ele tem pregado e escrito
que profecias, revelações e outras manifestações do Espírito Santo estavam
disponíveis apenas 2 mil anos atrás e que essas manifestações hoje são
demoníacas. Com relação a profecias e revelações, ele segue a heresia
cessacionista.
A preocupação de Nicodemus com um sincretismo
supostamente geral, mas incomprovado, entre igrejas neopentecostais é
compartilhado pelo Rev. André Sidnei Musskopf, da Igreja Evangélica de
Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Musskopf,
um homosexual que é professor de teologia e defensor da Teologia Gay,
disse em seu livro “Viadagens Teológicas” que a Igreja Católica e as igrejas
protestantes históricas têm tradições contra a homossexualidade. Mas você pode
entender em seu livro que ambas igrejas não sabiam como lidar com o espiritismo
e a bruxaria, que têm muito espaço para a homossexualidade. Ainda que tanto a
Teologia da Libertação quanto a Teologia da Missão Integral sejam hostis ao
neopentecostalismo, Musskopf, que é um adepto da TMI, disse:
“Mas foi o Neopentecostalismo que
fez esta articulação de maneira mais completa, pois, além de encontrar maior
aceitação entre as classes populares, ele ‘representa um movimento teológico de
contato de cosmovisões nunca antes tocadas: do protestantismo europeu reformado
e do novo mundo com o Brasil Católico ancorado na tradição afro e indígena.’”
Aliás, há exemplos de igrejas históricas que não sabem
lidar com espiritismo e expulsão de demônios. O Rev. Marcos Amaral, da Igreja
Presbiteriana do Brasil (a mesma denominação de Nicodemus), ficou famoso por se
juntar a líderes das religiões afro-brasileiras para combater a “discriminação”
contra a bruxaria. Em 2013, Amaral recebeu de sua denominação presbiteriana 100
mil reais para seu movimento anti-discriminação. Por que ajudar pais-de-santo a
combater a “discriminação” contra suas atividades de bruxaria?
Nicodemus nunca pregou que a aliança que seu colega
Amaral tem com adeptos da bruxaria é sincretismo. Ele está ocupado demais em
suas cruzadas anti-neopentecostais que ele não tem nenhum tempo para denunciar
seus amigos denominacionais por se juntarem com pais-de-santo?
Rejeição calvinista de expulsão de demônios
Em seu discurso na Ligonier, Nicodemus disse:
“Junto com isso, há uma busca forte
pela presença de Deus por meio de experiências estáticas, emocionais e
místicas. Tudo isso vem junto com uma cosmovisão em que todo o mal procede de
demônios e que a única forma eficaz de ministério na igreja é por meio de
expulsão de demônios.”
As experiências sobrenaturais de Atos 2, conforme
experimentadas pelos Apóstolos, seriam descritas em termos semelhantes:
experiências estáticas, emocionais e místicas. A verdade é que Nicodemus
critica nos outros o que ele não tem em si mesmo. Em vez de ocupar seus sermões
com a santidade de Deus, ele está bastante preocupado com pessoas que
experimentam a presença do Espírito Santo, mas ele não está preocupado com
Amaral, que não expulsa demônios de pais-de-santo, e ainda se junta a eles em
iniciativas sociais para higienizar suas atividades de bruxaria.
Jesus tem o poder e a autoridade de libertar Amaral e
os pais-de-santo de espíritos enganadores. Nicodemus tem dificuldade de
permitir que Jesus o use para tais libertações?
Por que ele critica tanto ministérios na igreja que
expulsam demônios? Jesus não passou muito tempo de Seu ministério expulsando
demônios? Qual é o problema se um ministério na igreja hoje segue o que Jesus
fez? Aliás, por que Nicodemus não investe seu tempo de um jeito melhor, em vez
de criticar ministérios produtivos, pregando o Evangelho, curando os enfermos e
expulsando demônios?
Enquanto o pastor presbiteriano Marcos Amaral se aproxima
de pais-de-santo para lhes oferecer aliança contra a “discriminação,” pastores
neopentecostais lhes oferecem o que Jesus oferece: libertação de espíritos
demoníacos. Por que Nicodemus critica pastores neopentecostais que oferecem
libertação, mas não critica Amaral e sua aliança presbiteriana com
pais-de-santo?
Quem realmente está seguindo o ministério de Jesus: o
Amaral presbiteriano ou os pastores neopentecostais?
Expulsão de demônios, falar em línguas, profecias,
revelações e outros dons sobrenaturais do Espírito Santo não são apenas
“experiências estáticas, emocionais e místicas,” conforme definidas por
teólogos cessacionistas que não acreditam e não as aceitam em suas vidas. Elas
nunca foram experimentadas apenas entre pentecostais. Desde os Apóstolos de
Jesus e em toda a história cristã, onde quer que o Espírito Santo tivesse uma
porta aberta numa pessoa ou congregação, ele os equipava por meio de Seus dons
sobrenaturais.
Até mesmo entre calvinistas há teólogos renovados que
aceitam falar em línguas, profecias, revelações e outros dons sobrenaturais do
Espírito Santo para hoje. Dois exemplos são Wayne Grudem, autor da “Systematic
Theology: An Introduction to Biblical Doctrine” (Teologia Sistemática: Uma
Introdução à Doutrina Bíblica), publicada pela editora americana Zondervan, e
J. Rodman Williams, autor da “Renewal Theology: Systematic Theology from a
Charismatic Perspective” (Teologia Renovada: Teologia Sistemática a partir de
uma Perspectiva Carismática), também publicada pela Zondervan.
Entre os luteranos, que foram pioneiros na Reforma, o
Espírito Santo vem atuando onde uma porta esteja aberta. Em seu livro “Welcome,
Holy Spirit: A Study of Charismatic Renewal in the Church” (Bem-Vindo, Espírito
Santo: Um Estudo da Renovação Carismática na Igreja), publicado pela editora
luterana Augsburg Fortress em 1987, na página 251, o teólogo luterano Larry
Christenson disse:
“O Espírito Santo não é diferente
hoje do que ele era nos dias da igreja primitiva. Ele ainda tem esse armazém
inimaginável de dons espirituais para edificar o corpo de Cristo e trazer seu
testemunho ao mundo. O ‘sacerdócio dos crentes’ (1 Pedro 2:9-10) torna-se
funcional à medida em que as pessoas começam a descobrir e usar seus dons
espirituais.”
Esperança calvinista: Pentecostais virando calvinistas
Nicodemus disse em seu discurso na Ligonier:
“Nos últimos anos, porém, tem havido
uma reviravolta surpreendente com o surgimento da teologia conservadora e
reformada entre protestantes no Brasil. Alguns fatores podem ser mencionados
como causa de tal acontecimento. Primeiro as igrejas pentecostais clássicas
depois de 100 anos no Brasil evangelizando as massas já alcançaram o máximo que
podiam e deixaram muitos pentecostais famintos e sedentos por teologia mais
bíblica e sólida. Eles a encontraram fácil na literatura reformada e puritana
que nos últimos vinte cinco anos vem cada vez mais sendo publicada por várias
editoras no Brasil. Como resultado, muitos pentecostais estão recorrendo às
faculdades reformadas de teologia buscando treinamento em conhecimento mais
abrangente do calvinismo. Novas igrejas independentes, reformadas na
soteriologia, a doutrina da salvação, embora ainda pentecostais na liturgia,
foram fundadas. Até mesmo a maior e mais tradicional editora pentecostal do
Brasil tem disponibilizado livros de escritores reformados mais velhos que
vocês. Eles estão publicando até MacArthur. Muitos livros. Contudo, uma coisa é
clara. Que a fé reformada tem recebido o impulso fresco e poderoso por meio
desses pentecostais influenciados pela teologia reformada. E quando as
denominações tradicionais, históricas e reformadas no Brasil pareciam ir
devagar, e se reformando devagar em sua identidade reformada, algumas pessoas
estão dizendo que o futuro da Reforma no Brasil está vindo dos pentecostais que
se tornaram reformados.”
Nocodemus estava se referindo apenas às Assembleias de
Deus, a maior denominação pentecostal do Brasil, com 14.000.000 membros, de
acordo com o “New International Dictionary of Pentecostal and Charismatic
Movements” (Novo Dicionário Internacional de Movimentos Pentecostais,
Neo-Pentecostais e Carismáticos), publicado pela editora americana Zondervan.
Em comparação, a denominação presbiteriana de Nicodemus tem apenas 649.510
membros, de acordo com as estatísticas
oficiais de sua igreja em 2016.
Para ele, as Assembleias de Deus já alcançaram o
máximo que podiam e deixaram muitos pentecostais famintos e sedentos por
teologia calvinista cessacionista. Para ele, as Assembleia de Deus alcançaram
um ponto de esgotamento e precisam agora do calvinismo cessacionista.
Nicodemus reconhece que a sobrevivência de sua
denominação presbiteriana e até mesmo do calvinismo no Brasil depende da
calvinização das Assembleias de Deus. Isso é realidade na Universidade
Presbiteriana Mackenzie, onde a maioria dos estudantes de teologia são jovens
das Assembleias de Deus. Mesmo com um número elevado de estudantes
pentecostais, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, que permite professores
pró-aborto, pró-sodomia e marxistas, não dá nenhum espaço para aceitar dons
carismáticos para hoje. Sua doutrina oficial é o cessacionismo.
A calvinização das Assembleias de Deus trouxe um
efeito colateral desagradável: a Teologia da Missão Integral, que está presente
entre presbiterianos brasileiros, inclusive a denominação de Nicodemus desde a
década de 1950, está sendo aos poucos adotada por pastores e membros das
Assembleias de Deus. Isto é, por meio da calvinização, o liberalismo teológico está penetrando os
pentecostais, principalmente suas instituições teológicas, no Brasil.
Ainda que Nicodemus use seu cargo importante para
atacar igrejas neopentecostais, mesmo por nome, as Assembleias de Deus são
poupadas porque, diferente das igrejas neopentecostais, muitos pastores e
membros das Assembleias de Deus estão, conforme Nicodemus reconhece, buscando
instituições teológicas presbiterianas.
Nicodemus acredita que as Assembleias de Deus podem
ajudar sua denominação presbiteriana a crescer trazendo seus membros
pentecostais com suas experiências sobrenaturais que estão minguando. Eles são
presas fáceis para uma teologia cessacionista que hoje faz sentido em suas
vidas que mal experimentam o sobrenatural de Deus.
Quando as Assembleias de Deus foram fundadas no Brasil
mais de 100 anos atrás, havia uma explosão de profecias, curas, expulsão de
demônios, etc. Hoje, as Assembleias de Deus são uma imagem pálida de seu
passado espiritual. Enquanto muitas igrejas neopentecostais têm profecias, curas
e expulsão de demônios, as Assembleias de Deus têm em muitos casos perdido esse
toque espiritual. As Assembleias de Deus são donas da maior editora pentecostal
do Brasil. Essa editora tem publicado livros de calvinistas cessacionistas,
inclusive John MacArthur, um teólogo calvinista que denuncia o movimento
pentecostal como “demoníaco.” Então a maior editora assembleiana do Brasil está
apoiando as opiniões antipentecostais de MacArthur ao publicar vários de seus
livros.
Nicodemus vê grande esperança para as Assembleias de
Deus: Sua experiência sobrenatural diminuindo está tornando-as mais similares a
ele e sua denominação presbiteriana, cujos cultos são destituídos de profecias,
curas, expulsão de demônios, etc. Ele não vê nenhuma esperança para as igrejas
neopentecostais.
Entretanto, talvez no futuro, se as igrejas
neopentecostais perderem sua vitalidade espiritual, ele possa ver alguma
esperança.
Nicodemus não pode usar seu cargo importante para
fazer cruzadas contra a TMI, o feminismo, a homossexualidade, o aborto e os
embustes de aquecimento global, porque ele está ocupado demais denunciando os
neopentecostais. Ele está tão ocupado que ele não pode lançar nenhuma cruzada
conservadora para refutar o ativismo socialista dominante em muitos púlpitos
presbiterianos.
Embora ele condene experiências com dons sobrenaturais
como apenas “experiências estáticas, emocionais e místicas,” seus ataques são
reservados somente às igrejas neopentecostais. As Assembleias de Deus são
poupadas porque estão experimentando uma diminuição dessas experiências. E isso
é bom, na opinião dele.
Excluindo a IURD, que é pró-aborto e cessacionista, as
igrejas neopentecostais são firmemente conservadoras e pró-Israel, em seus
púlpitos e atividades sociais, não temendo assumir uma postura pública contra a
homossexualidade e o aborto. Elas estão fazendo cruzadas contra esses males na
sociedade brasileira.
Nicodemus e sua denominação presbiteriana deveriam
também ser, em seus púlpitos, tão firmemente conservadores e pró-Israel como
são as igrejas neopentecostais.
Nicodemus deveria mostrar no Brasil o que ele mostrou
em seu discurso na Ligonier para audiências conservadoras nos EUA: posturas
conservadoras contra a TMI, o feminismo, a homossexualidade, o aborto e
embustes de aquecimento global.
Ele pode também denunciar o Bispo Edir Macedo e sua
postura pró-aborto. Mas ele não deveria se esquecer de que Macedo é, com
relação a profecias e revelações, tão cessacionista quanto ele mesmo é.
Conclusões
Se Nicodemus e a Igreja Presbiteriana do Brasil não
podem se envolver num ativismo conservador contra o ativismo socialista em seus
próprios púlpitos presbiterianos, por que gastar tempo atacando igrejas
neopentecostais que estão fazendo avanços conservadores no Brasil?
Nicodemus disse na Ligonier:
“O que estou dizendo é que estamos
vivendo numa época em que a estrutura de igreja tradicional tem sido
questionada. Para muitos esta é uma época pós-denominacional. Lamento dizer,
mas muitas denominações históricas não estão conseguindo se reformar e se
adaptar rápido o suficiente aos novos tempos.”
Para ele, as igrejas calvinistas não estão crescendo
porque não estão se reformando, o que significa que precisam de mais
calvinismo, o suficiente para pregar contra “experiências estáticas, emocionais
e místicas.” Isso seria uma nova onda de fanatismo, pois os teólogos e
blogueiros calvinistas do Brasil passam a maior parte de seu tempo atacando os
neopentecostais.
Ao se opor mais ao crescimento neopentecostal e seu
avanço conservador e pró-Israel, o calvinismo cessacionista de Nicodemus
acabará se tornando um aliado poderoso das forças esquerdistas seculares, que
odeiam e atacam sistematicamente o crescimento conservador do
neopentecostalismo.
Conclusão calvinista cessacionista, com base no
discurso de Nicodemus na Conferência Nacional Ligonier de 2017:
* O calvinismo cessacionista é mais importante do que
as igrejas neopentecostais que estão avançando o conservadorismo.
* O Cristianismo está crescendo muito, muito rápido no
Sul, e esse crescimento tem tudo a ver com igrejas pentecostais e
neopentecostais, mas o calvinismo cessacionista é mais importante do que esse
crescimento.
* O calvinismo cessacionista é mais importante do que
posturas pró-Israel.
* Nicodemus em particular e Ligonier em geral
sustentam que as igrejas pentecostais e neopentecostais têm “experiências
estáticas, emocionais e místicas,” que são menos importantes do que as
experiências teológicas calvinistas cessacionistas.
* Igrejas reformadas, ou calvinistas, no Brasil não
estão aumentando e sua única esperança de sobrevivência são os pentecostais
(principalmente líderes e membros das Assembleias de Deus) virando calvinistas.
Se Nicodemus vivesse na época de Jesus, ele teria
muita dificuldade de se identificar com o ministério de Jesus, mas ele teria
tido muita facilidade de se relacionar com as preocupações teológicas dos
fariseus. Quando os fariseus viam Jesus expulsando demônios, eles o acusavam de
possessão demoníaca. É difícil ver um Nicodemus se portando de modo diferente. E
se todos os evangélicos brasileiros, que são em grande parte pentecostais e
neopentecostais, fossem como Nicodemus, o Brasil perderia sua minoria
conservadora que mais apoia Israel.
Minha
conclusão: Se as igrejas neopentecostais se ocupassem em atacar
as igrejas calvinistas cessacionistas como as igrejas calvinistas cessacionistas
se ocupam em atacar as igrejas neopentecostais, as igrejas neopentecostais não
teriam tempo para pregar o Evangelho, curar os enfermos, expulsar demônios,
apoiar Israel e avançar o conservadorismo.
Versão em inglês deste artigo: Why Cannot a Cessationist Calvinist Theologian Use His
Pulpit for Crusades against Abortion, Sodomy and Feminism, But Can Use it for
Crusades against Charismatics, Pentecostals and Neo-Pentecostals?
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recomendada:
8 comentários :
Chamar esse homem de "reverendo" é uma ofensa aos servos de Deus, esse homem é vil e totalmente carnal. Não merece ser chamado de cristão quanto mais de "reverendo".
Foi ele quem liberou aquela coisa medonha chamada Jean Wyllys para dar palestra lá na universidade Mackenzie (aquele antro de perdição), deve ter sido para Jean ensinar como ser gay, como blasfemar contra Deus, etc. Depois mentiu descaradamente dizendo que não sabia de nada.
Sou pentecostal e não posso parar de me indignar contra esses pseudo-crentes que vivem tentando diminuir Deus. Daqui a pouco vão dizer que o sacrifício de Jesus não teve nenhuma validade. Eu quero distância desse povo, não passo nem na frente dessas "igrejas".
O tal de "politicamente correto"chegou nas igrejas...
É isso Julio. Amo muito meus parentes de raiz calvinista, família amada - descendentes de ingleses e suiços, missionário vindo ao Brasil com ardor e reverência pela Palavra. Mas já deixei essa igreja há 10 anos e as coisas ficaram mais sérias ainda por lá com esses homens.
Realmente nas Assembleias há um ardor muito grande e ensino sobre a busca dos ensinamentos teológicos nos cursos e etc, sempre fui muito desconfiado e pouco entusiasmado com essas coisas e acredito que através dessas ideias muita coisa errada está entrando nas igrejas. Sem dom, sem aproximação do rio, sem alimento pra vida, os frutos acabam cessando.
Impressionante como as Assembleias de Deus estão perdendo contato com o evengelho bíblico e se tornado calvinistas. O problema é que a liderança está fazendo curso teológico com professores calvinistas, principalmente da Presbiteriana. Para se formarem usam a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) que dá diploma de teologia. É um tiro no pé. Os formandos estão passando teologia calvinistas para seus liderados e a semente maligna está se espalhndo como joio em meio ao trigo, imperceptível, mas extremamente daninho. Hernandes e Nicodemus são os palestrantes convidados pela Assembleia de DEUS até na sede da Assembleia em São Paulo. Como nossos líderes já deixaram de ser pentecostais mesmo, o que importa para eles se o calvinismo invadir a Assembleia? Eles não falam nem em línguas mais devido a estarem mais comprometidos com Mamom do que com JESUS. Qual presidente de igreja Assembleiana no Brasil hoje tem algum dom do ESPÍRITO SANTO? É o caos doutrinário e espiritual. O calvinismo diabólico visa exatamente destruir a presença do ESPÍRITO SANTO na igreja.
CREIO QUE SEJAM AS MARCAS PROFUNDAS DO CALVINISMO NA FÉ E NA PERSONALIDADE DAS PESSOAS, INDICANDO QUE AS DOUTRINAS EXERCEM FORTE INFLUENCIA NAS POSTURAS E PENSAMENTOS (COMO OCORREU COM OS FARISEUS, SADUCEUS E OUTRAS SEITAS DOS TEMPOS DO MESTRE).
Pelo que eu sei, Câmara, Ferreira, Cgadb e Cgad não são calvinistas. Pelo contrário, Arminianos puros.
Caro Júlio, considero muito oportuno esse texto. Vivo em Portugal e estou assistindo a um movimento da Editora Fiel sob a tutela da IPB. Esse movimento, que tem como referencia maior uma Conferência Anual, visa alcançar especialmente os pastores da Convenção das Assembleias de Deus de Portugal. Conheço alguns pastores assembleianos influentes que já aderiram publicamente às ideias propagadas por esse movimento. Uma das desconstruções teológicas que eles estão fazendo através do Pastor Paulo Junior, situa-se no campo da escatologia. Caro Júlio, sou presbiteriana de origem, hoje frequento uma igreja neo-pentecostal aqui em Portugal. O Reverendo Nico foi meu professor no seminário, e posso lhe afirmar que ele só piorou ao longo dos anos. Ando na contra-mão do seu modo de pensar. Concordo com suas colocações e digo: vá em frente. É necessário haver quem confronte essa gente. Abraços.
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