9 de março de 2017

Brasil está sendo atingido pelo pior colapso econômico que já experimentou


Brasil está sendo atingido pelo pior colapso econômico que já experimentou

Michael Snyder
A nona maior economia do mundo inteiro está no momento experimentando “sua recessão mais longa e profunda da história registrada.” É evidente que a nação sobre a qual estou falando é o Brasil.
Incêndio na favela de Paraisópolis, São Paulo
A economia brasileira era outrora a sétima maior economia do mundo, mas depois de encolher durante dois anos consecutivos, agora caiu para o nono lugar. A maioria dos americanos que vive no Hemisfério Norte não acha que qualquer coisa assim pode acontecer a eles logo, mas a verdade é que os sinais de problemas já estão começando a aparecer nos EUA. É só uma questão de tempo antes que as coisas que estão acontecendo no Brasil comecem a acontecer nos EUA, mas infelizmente, a maioria das pessoas não está dando atenção aos avisos.
Alguns anos atrás, a economia brasileira estava sem dúvida alguma avançando em prosperidade, e estava sendo aclamada como modelo para o resto do mundo seguir. Mas agora o PIB do Brasil está implodindo há dois anos consecutivos, e essa crise está sendo descrita como “a pior recessão na história registrada” para essa nação da América do Sul:
Brasil, a maior economia da América Latina, encolheu 3,6 por cento em 2016, retraindo pelo segundo ano consecutivo, o IBGE disse na terça-feira. Confirmou que o Brasil está enfrentando sua recessão mais longa e profunda na história registrada.
Os dados mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) teve queda nos dois anos seguidos até dezembro, onde caiu para 0,9 por cento do trimestre anterior. O número foi pior do que os 0,5 por cento de declínio que os economistas haviam previsto e deixou o PIB total do Brasil em queda de 3,6 para o ano todo depois de uma queda de 3.8 por cento em 2015.
“Em termos reais, o PIB está agora 9 por cento abaixo de seu pico antes da recessão,” Neil Shearing, economista chefe de mercados emergentes na agência Capital Economics, disse o jornal Financial Times.
“Essa é com certeza a pior recessão na história registrada,” ele acrescentou.
Esperava-se que nesta altura as coisas no Brasil estariam melhorando, mas em vez disso, estão ficando piores.
O número de pedidos de falência está subindo nas alturas em recordes históricos, e a taxa oficial de desemprego mais que dobrou desde o final de 2013. Os dados seguintes vêm de Wolf Richter:
Numa piora impressionante, a taxa de desemprego no Brasil disparou para 12,6 por cento no período de três meses até janeiro, um recorde na nova coleção de dados que remonta a 2012, de acordo com o IBGE. Subiu de 11.8 por cento no período de três meses até outubro. Subiu de um número já terrivelmente elevado de 9,5 por cento um ano atrás. E mais que o dobro dos 6,2 por cento de dezembro de 2013.
Um dos maiores problemas para o Brasil é a força do dólar americano. Durante os tempos bons, o Brasil fez uma dívida enorme, e a maior parte dessa dívida estava em dólares americanos. Por isso, quando o dólar americano se fortalece, a moeda brasileira perde mais para pagar essa dívida.
E se o Banco Central dos EUA aumentar a taxa de juros em sua próxima reunião, isso fortalecerá o dólar americano ainda mais e trará mais pressão ainda na economia de mercado do Brasil.
Infelizmente, parece que é isso precisamente o que o Banco Central dos EUA vai fazer…
Até mesmo um pequeno aumento de taxa de juros do Banco Central poderá ter um impacto de grande alcance nos EUA e nas economias mundiais, Komal Sri-Kumar disse para CNBC na segunda-feira.
“Penso que vai subir” em 15 de março, Sri-Kumar disse em “Squawk Box,” ecoando uma teoria compartilhada por muitos analistas. “Mas isso vai levar a escoamento de capital das zonas do euro, principalmente com risco político. Vai aumentar o escoamento de capital da China, e a economia dos EUA sentirá o impacto.”
A economia mundial está mais interconectada do que nunca antes, e um tormento que começa numa região pode rapidamente se espalhar para outras.
A maior bolha de dívida que o mundo já viu está começando a estourar, e nos próximos anos, vamos ver o sofrimento financeiro numa escala que seria inimaginável para a maioria de nós neste momento.
Mas até mesmo agora há aqueles que sugeririam que essa bolha de dívida colossal continue crescendo muito mais rápido do que o PIB global indefinidamente, e esse tipo de otimismo excessivamente negligente está enganando muitos.
Traduzido e editado por Julio Severo do original em inglês da revista Charisma: This Region of the World Is Being Hit by the Worst Economic Collapse It Has Ever Experienced
Leitura recomendada:
Outros artigos de Michael Snyder:

9 comentários :

josedtrindade disse...

Foram os próprios neocons que começaram a destruição do Brasil! Quando viram o país se tornando uma potência latina e de olho no pré-sal brasileiro, deram logo um jeito de intervir no país através do falso combate à corrupção! Assim como fizeram na Ucrânia e em países árabes que não se alinhavam à política do Banco central Americano que é dominado pelas famílias judias illuminatis! Esses chamados Movimentos sociais como MBL recebem dinheiro de quem? dele George Soros! A Lava jato que faz parte desse falso combate à corrupção e paralisou projetos importantes no Brasil é fomentada pela diabólica CIA, Sérgio Moro só vive nos EUA pegando as coordenadas de como agir! Michel Temer sempre foi apontado como um informante da CIA! Não que os corruptos não devam ser punidos, mas em um país mais sério, mais nacionalista, não se paralisariam os projetos, puniam-se os corruptos! Obs: Não sou PT, sou contra o esquerdismo e o marxismo cultural que também impregnam o PSDB!

Thel Araújo disse...

Sobre o comentário de "josedtrindade": "Obs: Não sou PT, sou contra o esquerdismo e o marxismo cultural que também impregnam o PSDB!".
MINHA RESPOSTA IRÔNICA PARA ELE: sei... kkkkkkkkkkkkkkkkk

Jorge Santos disse...

Sei (2)...

ROCHA DOS SÉCULOS - Johnny Filemon Banderas disse...

Sei (3) A CULPA É DO FHC, AMIGO ÍNTIMO DO LULADRÃO! kkkkkk

josedtrindade disse...

A turma do "Sei" na verdade não sabe é de nada! Não devem saber o que é Neocon que o Júlio já explicou várias vezes aqui! E também não devem saber o que o socialismo fabiano!

josedtrindade disse...

Aliás indico pra Tucanada indignada aí um artigo do próprio Júlio Severo explicando as relações escabrosas entre FHC e George Soros que vai da legalização das drogas à entrega da Vale do Rio Doce para o Neocon Illumanati!

http://juliosevero.blogspot.com.br/2015/04/george-soros-com-fhc-no-brasil-somente.html

Jorge Santos disse...

Aquele da Inglaterra ou o do psdb?

Jorge Santos disse...

Acho que o Trindade não entendeu nada Júlio.

josedtrindade disse...

Não deu para entender mesmo não! Se sabem que o PSDB é socialista fabiano, porque se zangam quando o criticam? Nada é criado no Brasil, o socialismo fabiano que nasceu na Inglaterra, se fortaleceu com o marxismo cultural na Alemanha, hoje é mais forte nos EUA com os neocons e partido democrata! O PSDB hoje cumpre as ordens vindas do Tio Sam! Então se acham ou fizeram alguma suposição que sou petista! Estão enganados! Eu também tenho blog, canal no youtube, fanpage e etc... e quem me conhece sabe que eu já declarei há muito tempo meu voto a Bolsonaro! Agora não é pq não gosto do PT que concordei com o golpe parlamentarista que foi dado no Brasil, muito menos com esse governo do Temer que faz tudo que o PSDB e esses movimentos dito populares como MBL e outros que também recebem verbas de Soros!

Então espero que vocês tenham entendido dessa vez!