22 de outubro de 2016

C. Peter Wagner, pioneiro do movimento apostólico moderno e pioneiro combatente da TMI, parte para o céu


C. Peter Wagner, pioneiro do movimento apostólico moderno e pioneiro combatente da TMI, parte para o céu

Julio Severo
C. Peter Wagner, pioneiro do movimento apostólico moderno e pioneiro combatente da TMI (Teologia da Missão Integral), partiu para estar com o Senhor. Ele tinha 86 anos ao falecer na sexta-feira.
C. Peter Wagner
Wagner era reconhecido como uma autoridade proeminente nos campos de crescimento de igreja e batalha spiritual. Ele foi o co-fundador do Centro Mundial de Oração e era chanceler do Instituto Wagner em Springs, Colorado. Ele era formado em teologia, missiologia e religião no Seminário Teológico Fuller, Seminário Teológico Princeton e Universidade do Sul da Califórnia.
Wagner trabalhou como missionário de campo na Bolívia por 16 anos e ensinou na faculdade da Escola de Estudos Interculturais do Seminário Fuller por 30 anos. Ele ministrava nos EUA e internacionalmente a partir de sua base no Colorado. Ele escreveu 70 livros, inclusive “Prayer Shield” (Escudo de Oração), “Territorial Spirits” (Espíritos Territoriais) e “Apostles and Prophets” (Apóstolos e Profetas).
Ele foi autor de uma autobiografia intitulada “Wrestling with Alligators, Prophets and Theologians: Lessons from a Lifetime in the Church — A Memoir” (Lutando com Crocodilos, Profetas e Teólogos: Lições de uma Vida Inteira na Igreja — Memória), que me foi enviada autografada gentilmente por ele anos atrás.
Wagner ficou famoso como líder dos teólogos conservadores que se opuseram aos teólogos esquerdistas no primeiro Congresso Lausanne de Evangelização Mundial em 1974. Ele combateu a TMI não só em Lausanne, mas também nos primeiros congressos de René Padilla na América Latina, muito antes de Lausanne. Ele foi o primeiro teólogo a fazer resistência à TMI na América Latina.
Em 2014, Lausanne deu o troco vingativo em Wagner, realizando no Brasil uma reunião de líderes de Lausanne contra Wagner e seu movimento apostólico. A reunião foi dirigida por líderes da TMI, especialmente o Rev. Valdir Steuernagel.
Em 2013, C. Peter Wagner escreveu a introdução do e-book de Julio Severo “Teologia da Libertação versus Teologia da Prosperidade” (acessível para download neste LINK), que trata da TMI.
Com informações da revista Charisma.
Leitura recomendada onde Peter Wagner é citado no Blog Julio Severo:

Um comentário :

Renan Prats disse...

FOI UM COMBATENTE DA BOA CAUSA, ATACAVA AS ESQUERDAS!
ELE SABIA DOS MALES QUE REPRESENTAM SEMPRE!
MERECE SER REPETIDO:
... *As promessas fantásticas de Trump que o consagram como populista de direita:
1. Ele prometeu banir imigrantes muçulmanos dos EUA. Essa é uma promessa excelente.
2. Ele prometeu abrir as portas dos EUA para os imigrantes cristãos perseguidos pelos muçulmanos do mundo. Essa é uma promessa excelente.
3. Ele publicamente demonstra admiração por Vladimir Putin, o presidente da Rússia, e prometeu relações melhores com a Rússia. Ele é o único candidato americano que vê o islamismo, não a Rússia, como principal ameaça.
Em suas promessas, Trump é uma lufada de ar fresco na política americana.
*Julio Severo.