7 de agosto de 2016

Assembleia Legislativa de Pernambuco cria Dia em Memória dos Judeus Vítimas da Inquisição


Assembleia Legislativa de Pernambuco cria Dia em Memória dos Judeus Vítimas da Inquisição

José Roitberg
Associação Sefaradita de Pernambuco comunica que foi promulgada a Lei nº 15.871, que institui no calendário oficial de Pernambuco, o dia 31 de março como o Dia em Memória dos Judeus Vítimas da Inquisição, de autoria do Deputado Joel da Harpa (PTN-PE).
Esta foi uma conquista histórica, que honrará nossos antepassados judeus que foram vitimados pelos mais de 300 anos de perseguição religiosa. 
“Que este dia venha ser um marco na nossa história, e que possamos anualmente trazer à tona o tema dos judeus sefarditas que vieram para Pernambuco e aqui construíram suas famílias, e, de maneira resiliente resistiram a toda especie de opressão, refazendo um jeito diferente de se manter judeu (via cripto-judaísmo), e nos possibilitando hoje retomarmos às nossas origens! E que esse dia seja também um dia de combate a toda forma de intolerância religiosa.”

Para conhecer mais sobre o assunto, sugerimos o Museu da História da Inquisição – http://www.museudainquisicao.org.br/  – e assistir nossa matéria completa sobre esta instalação preciosa no Brasil no Youtube.
Fonte: Menorah Net
Divulgação: www.juliosevero.com
Leitura recomendada:

Nenhum comentário :