4 de junho de 2016

O homem que salvou quase 700 crianças judias dos nazistas


O homem que salvou quase 700 crianças judias dos nazistas

Em 1938, Nicholas Winton, filho de pais judeus, trabalhava como corretor de valores em Londres. Mas, após a ocupação nazista de Praga, Winton decidiu abandonar seu trabalho e dedicar todos seus esforços a resgatar crianças judias na capital tcheca.
Seu plano consistiu em enviá-las para o Reino Unido, onde convenceu as autoridades a deixar que entrassem mesmo sem ter os documentos necessários.
Uma vez ali, Winton — que morreu em 2015 — conseguiu um grupo de famílias para abrigar as crianças.
Graças a suas ações, 669 crianças sobreviveram ao Holocausto.
Poucos conheciam a proeza de Winton até que uma apresentadora de TV tornou públicos seus esforços em 1988.
Na semana passada, Londres celebrou o nascimento de Winton com um serviço religioso especial do qual participaram 28 pessoas que devem sua vida a ele.
Fonte: BBC
Divulgação: www.juliosevero.com
Leitura recomendada:

4 comentários :

marcelo victor disse...

Na minha cidade, há um pracinha da Força Expedicionária Brasileira, que nos conta, entre outras coisas, que passou cerca de 8 messes dentro de trincheiras, tendo que tirar água de dentro delas com uma canequinha pra poder não dormir tão molhado.
Escapou de muitos perigos de morte e, como centenas de pracinhas, também ele foi abandonado pelo governo brasileiro, sem que se cumprissem as promessas feitas pelo sem-vergonha do Getúlio Vargas, outro ditador mentiroso.
Hoje está com 94 anos e conta, com orgulho, como lutou bravamente e arriscou sua vida pra deter o avanço de uma força demoníaca que queria subjugar o mundo inteiro, ainda que fosse necessário destruir milhares e milhares vidas.
São heróis anônimos que venceram em suas vidas pela força de Deus, os quais, ainda que sejam desprezados pelos homens, por certo, serão lembrados, com carinho, naquele grande Dia, pelo JUSTO JUIZ de toda a terra!!!

RONALDO disse...

Essa história, e Esse Wilton, eu não conhecia. Conheço dentre essas histórias de verdadeiros heróis da 2ª guerra mundial são, Oskar Schindler, um alemão nazista que fizeram o filme:
.
'A Lista de Schindler' http://www.cinemainterativo.com/dublado/assistir-a-lista-de-schindler-dublado-online/ baseado na história de Shindller.
.
E a outra história é da polonesa Irena sendler. Que também fizeram um filme muito bom, como o de Shindller, que nos faz chorar também, que é:

'O corajoso coração de Irena Sendler'
https://bibliotecarialeitora.wordpress.com/2014/10/06/resenha-filme-o-coracao-corajoso-de-irena-sendler/
.
Quem quiser assistir, entre em contato que envio o link para baixar os filmes. meu face: https://www.facebook.com/ronaldoluisfreitas

Abraços.




James Patrick disse...

Marcelo Victor,
por favor, aceite minhas palavras
como se suas fossem.

John Anderson disse...

Tem uma reportagem, em português, sobre ele:

https://youtu.be/t-TrQAU0VrI