28 de maio de 2016

Olavo de Carvalho versus Reinaldo Azevedo: censurar ou não, eis a questão


Olavo de Carvalho versus Reinaldo Azevedo: censurar ou não, eis a questão

Julio Severo
“Quase todos os homens conseguem aguentar adversidades, mas se quiser testar o caráter de um homem, dê-lhe poder.” — Abraham Lincoln
Muitos só mostram o que são quando chegam ao poder. Só uns poucos conseguem, antes de chegarem ao poder, mostrar o que são.
Esse caso pode se aplicar ao Olavo de Carvalho e ao Reinaldo Azevedo, que estão numa briga de galo midiática. Não sei se o Reinaldo se mostraria um censor se chegasse ao poder, mas na briga entre os dois, Reinaldo tem dado total liberdade de expressão para os olavetes invadirem seu espaço de Facebook e o xingarem à vontade.
Os dois defendem a liberdade de expressão. Mas enquanto Olavo só defende a liberdade de expressão para quem o elogia, Reinaldo tem generosamente dado liberdade de expressão para seguidores do Olavo o xingarem — uma tolerância que o mestre dos olavetes sempre mostrou indisposição de tolerar.
Aos seguidores do Reinaldo que desejam comentar no espaço de Facebook do Olavo com a mesma liberdade de expressão que os olavetes têm no espaço do Reinaldo, Olavo já deu o ultimato:
“Aviso às raras reinaldettes que aparecem por aqui: Tomar partido de quem me xinga não é expressar opinião: é me xingar de novo.”
Se são raros ou não, é uma informação impossível de apurar, já que os seguidores do Reinaldo, ou qualquer outro comentarista que apenas disser que concorda com o Reinaldo, terão o tratamento padrão do Olavo: censura, bloqueio e xingamento.
A mais recente medida do Olavo é processar o Reinaldo pelo mesmo tipo de conduta que o Olavo exibe rotineiramente. Ele disse:
“Ainda não respondi ao sr. Azevedo porque pretendo fazê-lo por via judicial em vez de pedir gentilmente direito de resposta.”
Já pensou se todas as pessoas a quem o Olavo ofende também o processarem pelas mesmas razões que ele está processando o Reinaldo?
Em meu artigo “Reinaldo Azevedo e Olavo de Carvalho na arena das vaidades e baixarias,” mostrei que o que o Reinaldo falou sobre o Olavo não é diferente do que o Olavo fala sobre os outros:
Mesmo discordando do Reinaldo, o que ele disse sobre o Olavo não é nem 10 por cento do que o Olavo já disse contra mim, com abundância de palavrões, desde 2013 quando discordei do revisionismo histórico dele acerca da Inquisição.
Isso é apenas efeito bumerangue tardio. Olavo usa diariamente, com palavrões até contra gente conservadora, o mesmo tratamento que Reinaldo lhe dispensou. Fazer o Olavo pelo menos uma vez na vida provar da própria sujeira não vai matá-lo.
Fico imaginando se o Olavo cuidaria melhor da limpeza de sua boca se ele começasse a receber de todo mundo as mesmas baixarias e palavrões que ele lhes dá com a maior naturalidade — mas para si recebe todo ofendido e magoado, como se fosse vítima da maior injustiça do universo. Quem fala baixarias e palavrões todos os dias deve estranhar quando o bumerangue da boca porca volta contra si mesmo?
Com a experiência que tenho de vítima dos palavrões e baixarias do Olavo, não pude deixar de postar um comentário na fanpage do Reinaldo quando a vi inundada de olavetes histéricos usando todo o seu talento de boca suja com total liberdade de expressão (ou liberdade de sujeira). Comentei no Facebook do Reinaldo:
Parabéns ao Reinaldo pela liberdade de expressão neste espaço, pois a censura no perfil do Olavo é violenta. Quando Olavo começou a me atacar pelo fato de que ele desculpa a Inquisição e eu não, muitos evangélicos tentaram fazer no perfil de Facebook do Olavo exatamente o que os adeptos do Olavo estão tendo liberdade de fazer aqui: comentar me defendendo dos ataques do Olavo. Praticamente todos os comentários a meu favor foram apagados e os comentaristas foram bloqueados. Eu discordo do Reinaldo em várias questões, mas se ele fosse o CENSOR que o Olavo é, os adeptos do Olavo não teriam aqui no espaço do Reinaldo vez e voz. TOMARA QUE AO VER A LIBERDADE DE EXPRESSÃO QUE HÁ AQUI O OLAVO APRENDA ALGO ÚTIL E PARE DE APAGAR COMENTÁRIOS E PARE TAMBÉM DE XINGAR E BLOQUEAR PESSOAS QUE EDUCADAMENTE DISCORDAM DAS OPINIÕES DELE.
Olavo de Carvalho não dá liberdade de expressão em seus espaços para opiniões divergentes, mas tira proveito, com sua matilha de zumbis amestrados, da liberdade de expressão do espaço dos outros.
Estou apenas defendendo a liberdade de expressão, que tanto Reinaldo quanto Olavo afirmam defender, mas só um deles pratica.
Hoje, sem poder governamental, Olavo censura os discordantes e os manda tomar naquele lugar. Amanhã, com poder governamental nas mãos, ele poderá aplicar censura maior e mandar todos para o xilindró.
Como é que sei? Assim agiu o líder comunista Vladimir Lênin, cuja boca suja era, segundo Olavo, um exemplo de sucesso. Conforme o próprio Olavo já declarou, é a boca suja de Lênin que o inspira a ter uma boca suja.
Não vai ser um final feliz para um movimento conservador brasileiro onde um de seus integrantes é imitador da boca suja e ofensiva de Lênin e onde outros adoram imitar o mau exemplo do imitador de Lênin.
Leitura recomendada:

14 comentários :

Eduardo Pydd disse...

Um sujeito que se diz conservador de direita e toma a boca suja de Vladimir Lenin, um dos maiores ícones da esquerda, como inspiração, pode mesmo ser considerado conservador de direita? Quem imita as atitudes daqueles a quem supostamente condena, pode mesmo ser levado a sério?

Há anos que o Olavo diz ser contra o comunismo, mas sempre que lhe convém, se vale dos mesmos métodos de "retórica" que os comunistas usam para convencer e intimidar.

O Olavo pode ter saído do comunismo, mas a cada dia deixa mais claro que o comunismo não saiu dele.

"Política sem medo" disse...

Bobagem Julio Severo. Eu aprecio algumas coisas dos dois mas isso nao me elege a defender tudo o que eles falam. Aqui vai a minha opiniao: O Olavo e muito inteligente, informadissimo, tem um conhecimento impar, sabe se espressar bem demais, grande conhecedor e estudioso das Ciencias Filosoficas e para mim sua atitude de xingar me desagrada por que nao sei conversar dessa maneira, alias, nao gosto. O Tio Rei e muito bem informado, e inteligentissimo porque se lembra de tudo o que escreve e le, tem uma boa gama de conhecimentos gerais mas e bastante egocentrico e parece estar acima de todos, nao reespondendo nunca nossos comentarios mesmo quando solicitamos para ouvir sua opiniao, contrario de Olavo que sempre responde. Se ele nao fosse tao cheio de si, seria o ideal. Mas eu admiro os dois, claro. E admiro tambem e muito a voce que aprendi a admirar embora nao goste que sempre ache alguma coisa errada na atitude dos catolicos. Claro que nao falo da infame CNBB e os praticantes da Teoria da Libertacao que nem eu suporto. Abraco, Julio
http://juliosevero.blogspot.ca/2016/05/olavo-de-carvalho-versus-reinaldo.html?

Julio Severo disse...

Política Sem Medo: Não sou fã do Reinaldo e discordo dele em muitas questões, mas se, conforme você diz, ele é “cheio de si” por não responder aos comentários, isso também me faria ser vítima da mesma acusação. Eu vivo atolado de mensagens que me mandam pedindo orientação e respostas para uma infinidade de questões e, confesso, não tenho tempo. Sou limitado. Sou humano. Tenho família. Até para responder a você tenho de tirar do meu tempo.

Sabe-se que o Reinaldo, como colunista no portal da revista Veja (a revista secular mais lida do Brasil) tem tantos leitores que se ele for se deter apenas para dar um “oi” para cada um deles, ele vai levar meses ou anos. Os acessos ao blog detem somam mais de 200 mil por dia. Nem o Olavo sonha em ter isso.

Quanto ao Olavo responder pessoalmente, ele tem tempo e, acima de tudo, ele só responderá se você não discordar dele. Aliás, se você discordar, ele responderá com xingamentos e bloqueio.

Willians Franco disse...

Experimente postar alguma coisa que o Tucanaldo Azedo não gosta lá no blog dele para você ver o que acontece: será censurado. Grande liberdade de expressão essa! Dos dois o Tucanaldo é o pior!

Julio Severo disse...

Não tem como não rir do seu comentário, Willians! Você só pode ser vesgo e em vez de ver o espaço do Reinaldo, você viu o do Olavo. O espaço do Reinaldo está invadido por olavetes bocas sujas. Veja: http://archive.is/oqSdd

Só repetindo: o Olavo já proibiu comentários pró-Reinaldo no espaço dele.

Vi que o seu perfil, Willians, só tem 3 seguidores. Portanto, só 3 pessoas dão atenção ao que você diz em seu perfil. Se você continuar falando bobeira (por vesguice ou não), vai acabar até perdendo os seus únicos 3 seguidores.

Unknown disse...

Blogue bom e democrático é esse aqui, que nunca me censurou. Pouco severo
Leandro Lopes

Junio Neves da Silva disse...

Ainda não compreendo porque você Júlio, insiste em dar ibope para esse tipo de futrica.
Acho uma baita falta de visão sua.
Deixe que os cegos continuem brigando entre si.
Continue publicando coisas que venham nos edificar.
Quem assiste ou dar ibope para esse tipo de briga acaba pecando tanto quanto os dois.
Júlio, leia essa exportação, publique-a demonstrando sua assim a liberdade de expressão nos comentários do nosso blog.
Siga este conselho para ser sábio.
Tais brigas provém puramente da carne, de homens carnais.
Júlio, seja mais espiritual e nos ajude também a ser.

Buck Williams disse...

Excelente exposição, Júlio! Eu mesmo, por exemplo, sempre falei que a coisa mais incoerente e ridícula é o sujeito que se diga "ativista anti-Nova Ordem Mundial" exercer censura sobre os meios de comunicação que administra. Já tive diversas discussões com muitos deles pela rede e, na maioria das vezes, ao se virem sem argumentação perante o tema proposto, tiveram de apelar para a exclusão de minhas mensagens, o bloqueio do meu perfil, ou mesmo ameaças em cima do fato de meu perfil ser fake(isso, repito, procedente de pessoas que administram páginas ou canais voltados contra a tirania dos órgãos internacionais e o chamado "controle big brother".).

Sou testemunha de que o Júlio, embora discorde de mim em alguns pontos, jamais impediu que nenhum de meus comentários contrários às suas ideias fosse publicado tanto aqui, quanto em suas páginas do Facebook.

Leonardo Melanino disse...

Como sempre falo, não concordo com OC e com RA em tudo que eles dizem. Nalguns assuntos eles têm razões, noutros não. Eles deveriam parar de brigar como cão e gato e informar veridicamente tudo sobre os acontecimentos nacionais e internacionais, como o caso da puela de 16 anos estuprada por 33 andros, os planos do FSP e assim sucessivamente.

Carlo Germani disse...

ALGUMAS VERDADES SOBRE OLAVO DE CARVALHO E REINALDO AZEVEDO

Olavo de Carvalho:

1)Olavo foi militante do partido comunista,por muitos anos.

2)Diferente de Olavo,na minha juventude,jamais tive a insensatez de opção pela via esquerdista-comunista.

3)Olavo se apresenta que NINGUÉM era portador de clareza cultural-intelectual
antes dele.É uma afronta a minha geração.
Enquanto Olavo militava no comunismo,já tinha como caminho sem volta a opção pelo conservadorismo sadio,pela economia liberal,pela livre iniciativa e pelos valores morais e tradicionais (os que deve ser preservados).

4)Olavo é um narcisista de carteirinha.Sem ele,o mundo cultural-intelectual está fadado ao vácuo perfeito.É assim que pensa e procede.

5)Olavo não é nenhum imbecil em cultura e intelectualidade.Afinal,depois de décadas de pesquisas e leituras generalizadas de outros autores filosóficos,tem por obrigação saber sobre o tema.

6)Nunca quis participar dos cursos de filosofia de Olavo,porque é um processo astuciosamente elaborado para não ter fim.Visando é claro,além da filosofia propagada (em doses homeopáticas) garantir a sua receita financeira até onde for possível.
7)Olavo aceita qualquer imoral,imbecil coletivo,bajulador,submisso,vassalo,(...),contanto que nunca lhe questione ou critique.
Ai daquele que ousar lhe fazer isso.Será achincalhado com as mais desprezíveis palavras chulas.

8)Olavo e Oscar Niemeyer tem algo em comum:ambos são portadores do "traço" único.Olavo com o Foro de São Paulo,e Niemeyer com as curvas.

9)Por falar em Foro de São Paulo,Olavo,se apresenta como o único a saber deste projeto comunista para a América Latina.
Ora,as atas do Foro de São Paulo sempre estiveram a disposição dos que perquisaram (como eu,por exemplo).

10)Olavo demonstra grave limitação de inteligência ao não perceber que a linguagem chula não combina com a alta cultura e intelectualidade.
Façam uma enquete sobre Olavo de Carvalho,perguntando qual a primeira impressão que Olavo apresenta: a resposta de 99% é:a baixaria através da linguagem chula.
PS:É oportuno destacar,porque Olavo,não tem espaço nos principais veículos de comunicação conservadores dos EUA e no mundo? Resposta:a linguagem chula.

11)Olavo se tornou repetitivo.Seu estoque de filosofia está vencendo e no fim.

12)Olavo se acha o máximo como ser humano e intelectual.Nas manifestações dos "movimentos sociais",por acusa de meia dúzia de placas "Olavo tem razão",por parte de puxa-sacos submissos,atingiu o nirvana.
PS2:O verdadeiro sonho de Olavo era ser capa de VEJA com o título "Olavo tem
razão".Isso não aconteceu e nunca acontecerá.

(...)

13)Olavo envelheceu e não soube evoluir.Olavo estagnou e de forma irreversível.

(continua)

Alex disse...

Severo nunca censurou ninguem?

Julio Severo disse...

Alex, não censuro discordâncias educadas. Mas, fiel aos meus valores pró-família, não permito no meu espaço comentários profanos, mal-educados e palavrões. O Olavo permite no espaço dele comentários profanos, mal-educados e palavrões, desde que sejam a favor dele. Toda discordância, por mais educada que seja, às meras opiniões humanas dele são censuradas há anos. Esse tipo de censura, contra opiniões diferentes, não pratico.

Cicero disse...

Os delírios preconceituosos de Olavo já faz algum tempo que são refutados:
http://apocalink.com.br/?p=203

Julio Severo disse...

Olavo de Carvalho chama evangélicos de “evanjegues,” debochando deles como jegues (que também significa burros, asnos, jumentos, etc.). Ele disse:

“A credulidade com que tantos evanjegues ouvem pastores semi-analfabetos, drogados, ladrões e putanheiros é a oitava maravilha do mundo.”

Ele com certeza deve estar se referindo ao Pr. Marco Feliciano, a quem dias atrás ele insinuou que levou uma mocinha a um motel. Confira a insinuação neste link: http://bit.ly/2bfEZjO

E os alunos evangélicos dele são também evanjegues por pagarem uma taxa mensal no COF (Curso Online de Filosofia)?

Para deixar de ser “evanjegues” o evangélico tem de se matricular no COF, deixar a Bíblia de lado e tratar as palavras (inclusive palavrões) do Olavo acima da Palavra de Deus?

Mais da metade dos membros do instituto do Olavo nos EUA são evangélicos. Eles também são evanjegues? Eles já sabem que o Olavo trata os evangélicos brasileiros como evanjegues? Ou a barreira da língua os impede de ler as asneiras que o Olavo escreve em português?

Nesse ponto, fazendo um trocadilho com as palavras do próprio Olavo, digo:

“A credulidade com que tantos evanjegues se abaixam para ser pisoteados, xingados e humilhados por um filósofo esotérico é a oitava maravilha do mundo.”

Um desses “evanjegues,” o próprio Feliciano, chamou Olavo de “verdadeiro profeta” no Congresso Nacional. Mais evanjegues que isso, impossível. Confira neste link: http://bit.ly/1XHSaHr

Como diz a Bíblia, dizendo-se “sábios,” tornaram-se loucos.

Fonte: Facebook Blog Julio Severo