26 de novembro de 2015

Por que xingar? Uma resposta a Olavo de Carvalho


Por que xingar? Uma resposta a Olavo de Carvalho

Julio Severo
Comentário público do filósofo Olavo de Carvalho em seu perfil de Facebook (postado em 25 de novembro de 2015):
“O Papa Francisco pode estar realmente colaborando com as ambições globalistas, mas o Conselho Mundial das Igrejas (protestante) já colabora há quarenta anos. Isso o canalha do Julio Severo não conta.”
O comentário dele foi postado horas depois que divulguei publicamente em meu Facebook a publicação, no portal conservador americano Barbwire, do meu artigo “Catholic Church Paid Millions in Dollars to Facilitate Immigrant Invasion in U.S.,” cuja versão em português é: “Igreja Católica recebe milhões de dólares para facilitar invasão de imigrantes nos EUA.”
Neste artigo, nenhum palavrão foi usado contra o papa ou a Igreja Católica.
Eu não gosto e não uso palavrões. Mas mesmo que eu gostasse, o Barbwire, onde sou colunista, tem uma política inflexível de postagem, que diz: “Não temos nenhuma tolerância para com comentários contendo violência, racismo, vulgaridade, palavrões, letras maiúsculas ou conduta descortês. Obrigado por fazer parceria conosco para manter um ambiente público cortês e útil onde possamos nos engajar em conversas razoáveis.”
O comportamento cortês separa conservadores de esquerdistas. O hábito de palavrões é apropriado para esquerdistas, não conservadores cristãos.
Portanto, se eu chamasse o papa, a Igreja Católica ou Olavo de “canalha,” eu seria com justiça repreendido ou expulso do Barbwire.
Meu artigo no Barbwire foi baseado nas denúncias feitas por Cliff Kincaid, um católico americano que já entrevistou Olavo. Assim, minha fonte principal foi Kincaid. Como Olavo não conseguiu perceber isso se deixei claro, dando total crédito à fonte? Se ele não havia percebido isso, o que ele fará agora? Xingar Kincaid de “canalha”?
Tenho divulgado no Brasil alguns artigos denunciando a colaboração do Papa Francisco com ambições globalistas. Alguns desses artigos são de fontes católicas pró-vida. Outros são do portal conservador WND (WorldNetDaily), principalmente a reportagem “Vaticano se alinha com a ONU para a formação do governo mundial.” Se Olavo está descontente por causa dessa denúncia do WND, por que xingar o tradutor, não o publicador original?
Sobre o Conselho Mundial de Igrejas, as denúncias mais detalhadas e profundas no Brasil contra essa instituição apóstata foram traduzidas e publicadas por mim.
Em 2014, publiquei em português a reportagem “Ressuscitando a Teologia da Libertação,” escrita por Mark D. Tooley e publicado originalmente pela revista conservadora americana FrontPage.
Em 2007, publiquei em português a reportagem “Fantasmas soviéticos assombram o Conselho Mundial de Igrejas,” pelo mesmo autor e revista. Na época, o próprio site do Olavo em português publicou minha tradução.
Ambas as reportagens de Tooley mostram que o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) está envolvido com a Teologia da Libertação, citando principalmente o Rev. Walter Altmann, que era então o moderador do CMI.
Logo depois que publiquei a denúncia de Tooley no Brasil (julho de 2007), o assessor do moderador do CMI entrou em contato comigo pedindo “diálogo” entre mim e Altmann.
Minha reposta: “O que há para dialogar? Walter Altmann precisa urgentemente dialogar com o Espírito Santo, se arrepender de seus muitos pecados e mudar de rumo enquanto é tempo. Deus é amor e misericórdia, mas também justiça. Cedo ou tarde, Altmann vai colher tudo o que plantou, pois Deus tarda, mas não falha.”
Há muitos outros artigos no meu blog contra o CMI. Nenhum deles xinga o CMI ou Altmann.
Nos EUA, o nome do Olavo consta como presidente do Instituto Interamericano, uma instituição conservadora com proeminentes personalidades conservadoras evangélicas e católicas. A missão dessa instituição é atacar a esquerda. Mas atualmente, o presidente dela está ocupado atacando, com muitos palavrões durante semanas, um homem que combate a esquerda e apoia Ronald Reagan desde a década de 1980, época em que Olavo ainda era esquerdista no Brasil.
Conheço pessoalmente alguns membros do Instituto Interamericano. Nenhum deles fala palavrão. Nunca ouvi, por exemplo, o evangélico John Haskins, que teve papel vital na fundação desse instituto, falar palavrões.
Mas quando o presidente desse instituto diz publicamente “Isso o canalha do Julio Severo não conta,” ele comete dois pecados: 1. Ele xingou um cristão conservador. 2. Ele mentiu, pois esse mesmo conservador já contou tudo o que precisava contar sobre o CMI.
Contudo, diferente da Igreja Católica, onde o papa governa, o CMI não governa todas as igrejas do movimento protestante e pentecostal. Ele só tem influência nas igrejas que são membros.
Eu, por exemplo, nunca frequentei uma igreja evangélica filiada ao CMI. Mesmo assim, contei tudo sobre o CMI que o Brasil precisava saber.
Eu só não contava nos EUA que no Brasil o Olavo é publicamente uma boca suja que ataca conservadores.
Palavrões e baixaria são comportamentos impróprios para conservadores, seja no Brasil ou nos EUA. Olavo, que vem me xingando desde 2013 quando rejeitei a Inquisição católica, precisa entender esse fato.
Versão em inglês deste artigo: Why Call Names? An Answer to Olavo de Carvalho
Leitura recomendada:

38 comentários :

JOSÉ DOMINGOS disse...

Não tem jeito, por mais que a gente queira e tenta ter boa vontade, a luz (Jesus) não se mistura com as trevas (idolatria, papismo, etc)!

Junior Melo disse...

OS cristãos que adotam a palavra de DEus como única regra de fé e prática ,em que a Reforma Protestante se propôs a reparar dentro do romanismo, não se liga ao Conselho Mundial de Igrejas (CMI),.e se o fazem alguns, problemas deles .INstituição alguma deve falar em nome da noiva do Cordeiro., a igreja de JEsus! Agora, não posso dizer o mesmo da igreja apóstata de Roma, e seus lideres em forma de governo 'papal'>OS fiéis desta seita são ligados ao lider hoje Francisco e seu "magistério" que se diz infalível e único com autoridade de Deus para interpretar a Biblia Sagrada e favorecer a salvação aos seus fieis catolicos. Quando um senhor abre a boca para falar palavrões, já se nota que o "magistério' ao qual ele se liga, não é capaz de lhe proporcionar um novo nascimento em Cristo Jesus.

Anônimo disse...

O Evangelho de Jesus é tão simples! As pessoas que complicam...

Luizito disse...

PORQUE VC PERSEGUE A IGREJA CATÓLICA ROMANA? A IGREJA CATÓLICA É A ÚNICA IGREJA DE CRISTO!!!!!

XINGAR É A COISA MAIS NORMAL DO MUNDO!

MARIA disse...

É como você mesmo já instou: "Oremos!"

Cristiane disse...

Olavão está prestando grande desserviço à causa conservadora. Além do que, tem um cara no Brasil com boca suja e lá nos E.U.A. tem cara limpa e boca limpa. Vai ser hipócrita assim lá na China comunista!

Leonardo Melanino disse...

Senhor JS, educadamente lhe peço que Vossa Senhoria faça um direito de resposta a OC por seu insulto. Ele já passou dos limites. Ele está jogando sua academicidade fora. Agradeço-lhe de todo o meu coração! Obrigado!

Sombra e Luz disse...

Olá sr. Julio. Acabei de ler seu artigo sobre essa situação com o Olavo. Eu fui aluno do Olavo, ele realmente é um homem muito competente, me instrui muito na vida. Porém, seus estudos, sr. Julio, também são importantes, eu sou seu leitor desde 2006, e em muitos artigos seus o sr. está defendendo a Igreja Católica. Realmente o sr. fez denúncias sobre comportamento pedófilo de pastores, defendendo o catolicismo e os padres que estavam sendo massacrados como sinônimo de pedofilia. Portanto, lhe dou sempre meu apoio. Tenho minhas discordâncias contigo, mas sou mais novo, por conseguinte ainda com muito que aprender, e por isso não vou tomar partido no que é pessoal. O Olavo fica xingando meio mundo e, realmente, tem horas que isso passa muito dos limites. O Olavo é um grande professor, mas Julio Severo também é.

LEANDRO disse...

O senhor Júlio parece desconhecer o significado do termo senilidade. Os portadores desta condição merecem compaixão por falarem frequentes idiotices. Tenha dó do professor, senhor Júlio!

"Política sem medo" disse...

Concordo consigo Julio Severo. Eu tambem abomino essa mania que o Olavo tem de falar palavrao. Esse palavreado e desnecessario e fora de proposito. Eu sempre disse aos meus alunos de Ensino Medio que Quem Tem Argumento Nao Precisa Gritar. Gosto da expontaneidade e do saber dele, porem nao gosto do seu modo de falar quando diz palavras desnecessarias. E quanto ao Papa Francis I tambem estou de acordo consigo Julio. Abraco

Carlo Germani disse...

Prezado Julio Severo,

Algumas ponderações sobre Olavo de Carvalho

1)Olavo foi militante de carteirinha do Partido Comunista Brasileiro por muitos anos.

2)Olavo tem a pretensão de impor que somente após ele,a cultura e intelectualidade é uma realidade,Para ele todos eram imbecis coletivos.até então.

Ninguém pesquisou,estudou e fez apologia do conservadorismo,por conta própria (onde me incluo).

3)Olavo não percebe que a linguagemm chula e agressiva não combina com a alta cultura e intelectualidade.

4)Olavo é portador da vaidade do defeito.Deixou de ampliar o número de leitores exatamente pelo equívoco da linguagem.

PS:Pergunte a uma pessoa qualquer:" o que você me diz sobre Olavo de Carvalho?" A resposta é direta:Olavo é mestre na baixaria...
Veja que a cultura e intelectualidade de Olavo "viram pó".

5)Olavo tem cultura e intelectualidade,mas é reprovado na questão moral.É uma máquina de destruição de reputações.Com o historiador Marco Antonio Villa,com editoras (É Realizações,por exemplo),com você Julio Severo,...,e outros tantos.
Olavo é umm narcisista incorrigível.Ai daquele que lhe fizer oposição ou questionar sua filosofia.

6)Olavo adora legiões de puxa-sacos,como Lobão,Gentilli,(...).
O que são hangouts de Olavo senão a submissão total dos coadjuvantes?

PS:Quem está aderindo a esse estilo de Olavo,é a jornalista Joice Hasselmann,há pouco tempo,demitida de Tveja.

Joice tem grande potencial de comunicação,além de charme e coragem para defender suas convicções.
Mas Joice,corre grande risco em "copiar" o lado imoral de Olavo,com o uso e abuso da linguagem agressiva.

Resumo da ópera:Olavo está em processo de estagnação intelectual.
Há mais de 15 anos repete a exaustão a agenda do Foro de S.Paulo.
Cansou.

João Batista disse...

Eu sou católico, mas detesto palavrões até porque a Palavra de Deus diz que... "A boca fala daquilo de que está cheio o coração"! Fico indignado quando vejo alguém que se diz cristão não frear a sua língua. Veja o que diz Tiago em 3, 8-10. Outra coisa, não consigo entender essas "brigas" entre cristãos (somos cristãos porque professamos a fé em Cristo), isto só serve para criar ódio no coração, não estamos obedecendo o mandamento do Senhor... "Amai-vos uns aos outros". Será que o católico será condenado? Será que o protestante será condenado? Não sei, mas de uma coisa tenho certeza, católico ou protestante quando obedece os mandamentos do Senhor, ele torna-se morada da Trindade conforme João 14, 22-24.

renata ferro disse...

Não é vc que ele persegue, é Jesus, o Cristo. Faça como Jesus fez, ore 'Pai, persoa-lhes pq não sab o que fazem' ele está mergulhado em trevas. Vc está na luz. Quem está com Cristo, incomoda. Deus tw honrará pela tua fidelidade. Orando por vc! Mas garras do leão, em graça Renata

Anônimo disse...

Sò consegue se livrar da escravidao do pecado quem nasceu de novo, por obra do Espirito Santo...quem continua no pecado, na idolatria, fazendo politica com dinheiro alheio, no Evagelho Social (querendo fazer o que o governo deveria ter feito com os nossos impostos), falando palavras vãs, inuteis, blasfemas e torpes, nunca se converteu, e, portanto, està caminhando para o lago de fogo.

Sandra disse...

Gosto do Olavo de Carvalho. Porém não gosto dos seus palavrões. Também não gosto quando ele xinga e mente contra o Júlio.

Eduardo disse...

Uma das coisas mais impressionantes nos círculos do Olavismo cultural é a completa incapacidade de seus seguidores mais fanáticos(felizmente, uma minoria) de fazerem uma avaliação isenta e responsável da realidade.

Explico: qualquer pessoa que trate outras da maneira como o Olavo trata quem discorda dele, com a saraivada de insultos, palavrões e escárnio que lhe são característicos, pode esperar uma reação na mesma proporção, o troco na mesma moeda. E quem pode criticar o ofendido? Qualquer pessoa com um mínimo de senso de justiça não criticaria a reação de quem foi gratuita ou injustamente ofendido.

No entanto, as olavetes mais aguerridas parecem incapazes de ver seu mestre como um ser humano falho, limitado e com os mesmos defeitos de qualquer mortal. Quando Olavo insulta outra pessoa e esta reage, mesmo sem descer a seu nível, para as olavetes mais intransigentes, o errado é o ofendido que reagiu, não o mestre que proferiu a ofensa. De imediato se juntam para atacar verbalmente o alvo da ofensa.

Parece que vêem o Olavo como um tipo de ser superior, com o direito de tratar assim quem bem entender. E os demais, são obrigados a aceitar(quando não a agradecer) seus insultos.

Isso sem mencionar os casos em que alguns desses próprios seguidores foram alvo de seus insultos(Muitas vezes sem sequer saber o que fizeram para merecer isso) e só faltou que lhe beijassem os pés para serem perdoados e aceitos de volta.

Nem entro no mérito do que o Olavo crê, embora suas atitudes mostrem claro antagonismo aos frutos do espírito que um cristão verdadeiro apresenta. Suas atitudes apresentam mais obras da carne do que do Espírito(Gálatas 5.18-26).

Mas isso é entre ele e Deus.

O que de fato é necessário que se faça e que está ao nosso alcance são orações por ele e seus seguidores, que precisam ser acordados dessa anestesia intelectual e principalmente espiritual antes que seja tarde.

Álvaro disse...

Caro irmão Júlio Severo,

vi seu post sobre o xingamento do Olavo de Carvalho, e concordo em gênero, grau e número
com seu ponto de vista.

Devo admitir que admiro muito OC e aprendi muito com ele. O Brasil aprendeu muito com ele.
Entretanto ele também é falível como todo ser humano...

Admiro sua coragem em "peitar" OC, visto que ele tem artilharia pesada, é bom de oratória e retórica,
e seu conhecimento supera o de muitas bibliotecas.

Mas qualquer um pode e deve ser confrontado naquilo que estiver errado. Inclusive OC.

Continue com sua coragem, filho de Deus. Não esmoreça. Seu galardão será muito maior do que possa imaginar.

Peço-lhes apenas que não deixem que essas diferenças entre vocês, causem distensão a ponto de causar ruptura,
o que agradaria muito às esquerdas. Imagino que eles estejam agora olhando essa situação com sorriso maroto, esfregando as mãos.
Não permitam que o diabo quebre essa amizade.


Um forte abraço, e que Deus o abençõe.

Kelsson Schneider via Facebook disse...

Exato. Palavrões são típicos da esquerda; é escroto, obsceno e vulgar, atos predominantes dos esquerdistas. Olavo precisa, dentre outras coisas, melhorar nisso.

Marcos Dutra via Facebook disse...

Julio sempre discutiu a apostasia protestante. Olavo é um mentiroso contumaz.

Eduardo via Facebook disse...

Olavo vem escrevendo e falando tanta bobagem de uns anos pra cá, que pode ainda conservar seus seguidores mais fanáticos e intransigentes, mas já perdeu muitos do que não o tomavam por "mestre" de suas vidas. Sem falar que está ficando difícil para ele ganhar novos adeptos. Mesmo muitas pessoas do mundo secular não toleram grosserias e linguagem chula. Coisas que são costumeiras no discurso não apenas do Olavo, mas igualmente de muitos de seus seguidores. O que está havendo é uma consequência lógica do que o "professor" ensinou aos "discípulos". Semearam tempestades por todos os lados durante anos. Que direito acham que tem reclamar dos furacões que estão colhendo agora?

Anônimo disse...

Por q em vez de brigarem entre si não se unem e acabam com com o inimigo em comum brigas internas são inuiteis estamos d certa forma juntos contra um eminigo comum

Anônimo disse...

Qual a função primordial de um Pastor "chamado por Deus" ao ministério? Pregar o Evangelho, Certo? Envolver-se em altercações estéreis com ímpios é como tentar dominar um cão segurando-o pelas orelhas.

Julio Severo disse...

Anônimo, a passagem que você citou diz “Quem se mete na discussão dos outros é como quem agarra pelas orelhas um cachorro que vai passando.” (Provérbios 26:17 NTLH)

O significado aí é que quando você vir OUTRAS pessoas discutindo, você não deve se meter.

Na situação atual, o Olavo não xingou você ou outra pessoa. O xingamento dele foi dirigido a mim. Portanto, não estou me metendo em nada, mas só se mete quem sem discernimento faz declarações impróprias, inúteis ou provocativas.

Quando o Apóstolo Paulo era desafiado por falsos apóstolos nas igrejas, ele escrevia cartas se defendendo.

No Livro de Atos, do capítulo 22 em diante, ele se defende para o público e autoridades seculares.

Portanto, me baseando no bom exemplo do Apóstolo Paulo, tenho toda liberdade de me defender.

Quem não tem discernimento para essas defesas deve fazer o que a Bíblia manda: Não se meter na discussão dos outros.

Leandro disse...

Uai...
O Júlio Severo vem denunciando o WCC há anos. Pode conferir aqui.
Por que o Olavo resolveu mentir?

Julio Severo disse...

De fato, Leandro, minhas denúncias contra o CMI estão registradas há anos no meu blog e também no Mídia Sem Máscara, que sempre reproduziu, com minha autorização, os melhores artigos do meu blog. Especificamente, tenho artigos no meu blog, e no Mídia Sem Máscara, mostrando a atuação errada do CMI há quarenta anos. Só para lembrar: o Mídia Sem Máscara pertence ao Olavo. Ao que parece, ele não lê nem meu blog nem o site dele. Se lesse, não precisaria mentir para me atacar.

Leandro disse...

Eu não conheço uma pessoa inteligente e conservadora que admita, hoje, em público: "sou seguidor do Olavo"

Existem, sim, aqueles que admitem uma certa influência de Olavo há 10 anos atrás, mas como uma referência nostálgica, mas totalmente inútil hoje.
A impressão que temos, eu inclusive, é que Olavo perdeu as forças. Algumas intervenções dele, como aquela do uso de fetos para fazer adoçante pela Pepsi, revelam falta de aprofundamento, resultando em uma tolice apressada e desastrosa.
Sim, ele teve êxito em dar um nome factível ao consenso dos partidos e governos de esquerda (ao menos aos mais alinhados) na América Latina, mas todos nos sabemos que esse consenso não é o Foro de São Paulo.
Olavo foi mestre. Esse nome pegou e hoje um estudante de 14 entende o que é o Foro de São Paulo, a versão tropical do pacto de Varsóvia.

Mas e fato que Olavo, tal qual o Brizola nos últimos anos, tornou-se um patriarca imprevisível, criando desavenças sem qualquer motivo para se tornar um velho ermitão.
Não existe motivo para chamar o Júlio da canalha. Ele sempre tratou o Olavo com respeito e o motivo alegado, convenhamos, desfaz-se em poucos minutos de pesquisa no blog juliosevero.
Ele sempre dosou em se referir, igualmente, ao teologismo de esquerda que existe tanto no catolicismo quanto nas denominações protestantes. Olavo dava disso e optou por mentir e, talvez insatisfeito, também ofender.

Eu quero acreditar que é o cigarro, e não seu proselitismo católico, que levou a esse injustificável rompante.

Liana disse...

A ótica vaidosa do OdeC funciona mais ou menos assim: ele xinga ou mente contra alguém. A vítima tem que pedir perdão, sob risco de ser atacada pelos seguidores dele, também chamados de olavettes. Se a vítima resiste em pedir perdão, OdeC bombardeia-a com tantos ataques que no final os seguidores do OdeC pensam que a vítima é a culpada . É a velha tática de Goebbels de repetir frequentemente uma mentira até que ela adquira a aparência de verdade. Resumo: no final o senhor Severo vai ganhar aparência de um fanático que mentiu contra OdeC e OdeC vai ganhar a aparência de vítima inocente que foi atacado, caluniado e xingado por Severo.

Julio Severo disse...

Leandro, você mencionou o Olavo e “o uso de fetos para fazer adoçante pela Pepsi.” Nessa questão, tenho de concordar com o Olavo, que provavelmente leu alguma informação no meu blog. Isso realmente aconteceu. Confira:

Agência do governo de Obama determina que uso que a Pepsi faz de células derivadas de bebês abortados é “negócio normal”

Fim do Boicote: PepsiCo não usará células de bebês abortados como realçadores de sabor

Leandro disse...

Julio.
Uma coisa é utilizar célula embrionária no processo de fabriçação de refrigerante adoçado e outra foi ele ter colocado isso na forma que o feto servia para fazer adoçante.
Servir, serve. Mas de forma muito indireta. Esse tipo de colocação, da forma como foi colocado, foi desastrosa para uma problemática séria nos EUA (tão sério que houve um boicote, que, aliás, foi bem sucedido e a própria Pepsi teve que recuar).

Eu gostei de ler essa sua resposta, porque isso mostra um comportamento ético da sua parte, apesar de (imagino) estar magoado com isso.
Olavo é o único comentarista que leio sempre, e também o único que já conversei pessoalmente, extremamente gentil e prestativo. Sempre tem demonstrado boa disposição com os evangélicos, e o fato de ser católico nunca foi problema.
Tenho certeza de que o que aconteceu foi uma exceção.

Julio Severo disse...



Olavo de Carvalho precisa de oração, libertação e conversão. Tempos atrás, ele publicou, em seu velho estilo dramático, um post de Facebook dizendo: “reproduzo aqui a correspondência trocada com o parceiro americano do Julio Severo, Donald Hank.”

Hank, que sempre foi amigo do Olavo, traduziu, gratuitamente, o primeiro artigo do Olavo já publicado no WND (WorldNetDaily).

Olavo está indisposto com Hank e se sentiu ofendido numa correspondência que tratava desde palavrões até a Rússia e suas posturas conservadoras.

Sobre palavrões, nem é preciso dizer muito. Olavo JAMAIS publicará palavrões em inglês nos EUA, pois ele sabe que esse comportamento é detestável para os conservadores americanos. Em contraste, a esquerda americana, no que se refere a palavrões, é igualzinha ao Olavo, sem tirar nem por. Mas os conservadores americanos são totalmente intolerantes com boca suja. Olavo sabe disso.

Sobre a Rússia, como tenho mostrado no meu blog, o Rev. Franklin Graham, presidente da Associação Evangelística Billy Graham, esteve recentemente na Rússia e tem escrito muito sobre as posturas conservadoras de Putin e a Rússia. Enquanto a ocupação quase que exclusiva do Olavo é atacar a Rússia e enxergar mirabolantes teorias de conspiração em tudo, Graham faz análises com os pés no chão. Diferença: os posts anti-Rússia do Olavo atraem em seu Facebook no Brasil uma média de 2 mil curtidas. Enquanto isso, os posts pró-Rússia de Graham nos EUA atraem em média 200 mil curtidas. Isto é, mesmo fazendo de seu Facebook um grande circo com shows de palavrões e obscenidades, Olavo consegue atrair uma plateia de focas amestradas de apenas 1 por cento (isto mesmo, UM POR CENTO) do público de Graham.

Estou com Graham, porque ele está certo. Graham consegue argumentar como um cristão sem uso de boca suja, sem uso de metodologia esquerdista.

Mas agora Olavo quer que Hank se desculpe, porque o pobre Olavo se sente ofendido. Velha tática soviética: acuse os outros do que você faz. Olavo tem feito isso abundantemente na questão da Inquisição, atribuindo aos protestantes crimes maiores e piores do que os crimes da Inquisição, comprovando assim que ele saiu do comunismo, mas a metodologia comunista nunca saiu dele.

Hank precisa pedir perdão pelo quê? Por ter tentado argumentar com o Olavo sem o uso de palavrões? POR TER DITO QUE OLAVO DETESTA DIVERGÊNCIAS ÀS SUAS OPINIÕES?

Para ser honesto, Olavo não deveria ter dito apenas “o parceiro americano do Julio Severo, Donald Hank.” No próprio instituto presidido pelo Olavo, tenho amizade com as pessoas mais importantes dali. Conheço alguns ali muito antes do Olavo saber que eles existiam.

São pessoas que, quando preciso, me dão bons conselhos. Um deles me recomendou um livro mostrando como Putin é difamado na imprensa ocidental. Dentro do círculo dos americanos que Olavo poderia chamar de amigos e aliados, pouquíssimos são os que aceitam suas ideias extremistas contra a Rússia. E NENHUM DELES, ENTRE OS EVANGÉLICOS, ACEITA PALAVRÕES.

De novo, fico com o Rev. Franklin Graham.

Julio Severo disse...



Só para lembrar: Embora um evangélico seja seu dono, o WND tem colunistas católicos, especialmente o Pat Buchanan, que já foi candidato presidencial pelo Partido Republicano. Buchanan, que era assessor do presidente conservador Ronald Reagan, é um destacado líder católico pró-vida e pró-família, muito mais conhecido do que Olavo. Buchanan tem sustentado uma linha de denúncia aos neocons, que demonizam a Rússia em tudo.

Enquanto Olavo segue uma linha geopolítica neocon, Buchanan segue uma linha de combate aos neocons. Buchanan é um católico tradicionalista.

As colunas de Buchanan são publicadas na maioria dos grandes sites católicos conservadores dos EUA. Os artigos de Olavo não são publicados nesses grandes sites. E se fossem, receberiam contestação e questionamento dos leitores americanos, conduta que nem católicos nem evangélicos do Brasil parecem estar dispostos a mostrar diante do “mestre” Olavo. E se tivessem coragem de mostrar, seriam sujeitos à Inquisição de bloqueios e uma rajada de palavrões.

Se Olavo tivesse razão em tudo, todos os seus artigos seriam publicados em todos os grandes sites conservadores dos EUA e até do Vaticano. Se ele tivesse razão em tudo, ele seria um deus — o deus que tem UM POR CENTO das curtidas de Graham.

Don Hank não é meu único nem maior amigo nos EUA. Conheço também Scott Lively, que é hoje o maior especialista americano em questões da agenda gay. Lively tem a mesma postura, sobre a Rússia, que Graham, eu e Hank.

Se Olavo abrir um Facebook em inglês e demonstrar para o público americano o mesmo comportamento que ele demonstra em português, é certo que em vez dos só 1% dos 200 mil do público do Franklin Graham, ele se reduzirá muito para muitos menos dos 1%.

Poucos são os americanos com disposição de desempenhar o papel ridículo de focas amestradas apenas para bater palmas para opiniões impensadas de um homem que se trata a si mesmo como um “sábio.”

A Palavra de Deus dá o seguinte alerta sobre essa falsa “sabedoria”:

"Quer ser considerado sábio? Quer ter reputação de quem entende? Esse é o caminho: Aprenda a viver! Escute a sabedoria! Viva com humildade! O que conta é como você vive, não o que você fala. Ambição de espírito não é sabedoria. Sair dizendo que é sábio não é sabedoria. Torcer a verdade para parecer sábio não é sabedoria: Está longe da verdadeira sabedoria. É pura malandragem! É diabólico."

Tiago 3:13-15 A Mensagem

Wesley Henrique disse...

É verdade! Não há como conciliar, só há um caminho: Jesus.

Julio Severo disse...

“Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.” (Colossenses 2:8 NVI)

Este versículo foi o tema da pregação ontem na igreja aqui onde frequento. Às vezes nos esquecemos de que, para problemas atuais, Deus já tinha uma resposta perfeita registrada na sua querida Palavra. Ele de fato nunca nos deixa sem luz.

André José Pires disse...

Católico professa a fé em Cristo. Certo. Indago: Toda honra e toda Glória são dadas apenas a Cristo no Catolicismo?

André José Pires disse...

Você tem toda razão. Mais normal " do mundo", mas de uma igreja de Cristo não.

Ingrid disse...

Senhor Júlio Severo: Coincidência ou não, depois da sua publicação oportuna o jornalista Reinaldo Azevedo e o economista liberal Rodrigo Constantino tiveram a mesma percepção de seita e adoradores em torno do Senhor Olavo de Carvalho.

Texto do jornalista Reinaldo: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/reposta-a-olavo-de-carvalho-e-preciso-aprender-a-ser-mestre/

Texto do economista Rodrigo: http://rodrigoconstantino.com/artigos/olavo-reinaldo-bolsonaro-e-kim-com-a-lideranca-vem-o-fardo-da-responsabilidade-ou-o-inimigo-e-outro-e-esta-no-poder/

O Senhor Carvalho, para variar, está de brigas com os dois, aos quais ele já xingou de tudo quanto é nome.

Julio Severo disse...

Uma coisa que gosto muito nos leitores americanos, especialmente conservadores, é que eles leem e questionam o que leem, especialmente as fontes. Diferente do leitor brasileiro, que acha que quem tem mais conhecimento é autoridade final e infalível.

O leitor americano geralmente tem muito conhecimento. Se não tem, o busca para entender melhor o assunto que lê. Esse é o motivo por que não existe um clube de olavetes nos EUA, onde o Olavo não ousa, EM INGLÊS, dizer palavrões nem xingar os protestantes americanos, como ele faz em português. Ele é esperto o suficiente para esconder sua sujeira em português, sem revelá-la em inglês. Se ele começar a escrever em inglês coisas que normalmente ele escreve em português, que a Inquisição foi invenção dos protestantes, ele perderá vez e voz nos EUA. Com esse tipo de conhecimento, Olavo só pode fazer sucesso no meio de ignorantes do Brasil.

Eu sempre defendi o Olavo nos pontos específicos da minha agenda pública de luta contra o aborto e agenda gay. Fora isso, eu sabia que ele tinha coisas que não valiam a pena ler. Quando ele recomendava o bruxo islâmico René Guénon para leitura entre seus estudantes e seguidores uns 13 anos atrás, nunca segui. Só o recomendei nos pontos pró-vida, inclusive homeschooling.

Mas quando ele, por iniciativa própria, resolveu me agredir verbalmente em 2013 por causa da Inquisição, da qual discordo e que ele defende, aí precisei estudar um pouco mais o assunto, resultando que já escrevi alguns artigos, tanto em inglês quanto em português. Meus artigos sobre Olavo e Inquisição foram publicados em grandes sites conservadores dos EUA. Por que? Porque os americanos viram que minhas fontes são boas e confiáveis. Se o Olavo tentar expor em grandes sites conservadores dos EUA suas opiniões radicais pró-Inquisição, ele será questionado e contestado por um grande público.

Gostaria que o público brasileiro tivesse essa capacidade americana de ler, analisar, questionar e contestar, mas infelizmente não tem.

É desse tipo de público ignorante que o Olavo depende para fazer sucesso, inclusive com suas teorias sobre Inquisição, que em nada diferente do marxismo.

Julio Severo disse...

Olavo de Carvalho chama evangélicos de “evanjegues,” debochando deles como jegues (que também significa burros, asnos, jumentos, etc.). Ele disse:

“A credulidade com que tantos evanjegues ouvem pastores semi-analfabetos, drogados, ladrões e putanheiros é a oitava maravilha do mundo.”

Ele com certeza deve estar se referindo ao Pr. Marco Feliciano, a quem dias atrás ele insinuou que levou uma mocinha a um motel. Confira a insinuação neste link: http://bit.ly/2bfEZjO

E os alunos evangélicos dele são também evanjegues por pagarem uma taxa mensal no COF (Curso Online de Filosofia)?

Para deixar de ser “evanjegues” o evangélico tem de se matricular no COF, deixar a Bíblia de lado e tratar as palavras (inclusive palavrões) do Olavo acima da Palavra de Deus?

Mais da metade dos membros do instituto do Olavo nos EUA são evangélicos. Eles também são evanjegues? Eles já sabem que o Olavo trata os evangélicos brasileiros como evanjegues? Ou a barreira da língua os impede de ler as asneiras que o Olavo escreve em português?

Nesse ponto, fazendo um trocadilho com as palavras do próprio Olavo, digo:

“A credulidade com que tantos evanjegues se abaixam para ser pisoteados, xingados e humilhados por um filósofo esotérico é a oitava maravilha do mundo.”

Um desses “evanjegues,” o próprio Feliciano, chamou Olavo de “verdadeiro profeta” no Congresso Nacional. Mais evanjegues que isso, impossível. Confira neste link: http://bit.ly/1XHSaHr

Como diz a Bíblia, dizendo-se “sábios,” tornaram-se loucos.

Fonte: Facebook Blog Julio Severo