21 de setembro de 2015

Nota de falecimento: Dr. Humberto L. Vieira, fundador da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família


Nota de falecimento: Dr. Humberto L. Vieira, fundador da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família

Julio Severo
Faleceu hoje, aos 77 anos, o Dr. Humberto L. Vieira, que durante décadas foi o maior líder pró-vida católico do Brasil, tendo uma atuação destacada especialmente no Congresso Nacional.
Humberto L. Vieira (1938-2015)
No início da década de 1990, Vieira fundou a Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família, e tive o prazer de presenciar, em Brasília, o nascimento dessa entidade que se tornou a maior organização católica pró-vida do Brasil.
Na mesma década, Vieira era o representante da Vida Humana Internacional, a maior organização católica pró-vida do mundo, fundada pelo Pe. Paul Marx.
Com sua experiência no Congresso Nacional, Vieira ajudou a treinar inúmeros ativistas pró-vida no Brasil. Eu fui um dos treinados. Em grande parte, a experiência que obtive, desde meu primeiro contato com ele 28 anos atrás, muito me ajudou no enfrentamento da cultura da morte no Congresso Nacional.
Numa das ocasiões, no início da década de 1990, Vieira e eu acompanhamos o presidente da CNBB a uma audiência sobre aborto. Ainda que a CNBB fosse liberal, os deputados pró-aborto que estavam na audiência eram muito mais liberais. Mas ele pôde defender a postura pró-vida do presidente da CNBB.
Em viagens a congressos pró-vida pelo mundo inteiro, o amigo Vieira sempre recordava de me mandar cartões postais dos lugares visitados, inclusive do Vaticano, de onde também ele havia trazido uma Bíblia de Jerusalém especialmente para mim.
Passei momentos muito bons com ele e sua família. Passei muitas horas inesquecíveis na antiga chácara dele, perto do Núcleo Bandeirantes, em Brasília. Com ele, aprendi a pescar, com vara profissional, em rios e lagos, etc.
Meu primeiro computador Windows ganhei dele, para uso na causa da vida. Especialmente, com ele aprendi a defender a causa da vida e da família no Congresso Nacional.
No meu último congresso pró-vida no Brasil, ele fez questão de ficar hospedado no mesmo quarto de hóspedes que eu lá em Itaici, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Dói pensar que tudo agora é um passado sem volta.
Seus congressos pró-vida foram pioneiros, em magnitude e visão.
Seu exemplo de família também era notável. Ele deixa esposa e nove filhos, todos hoje casados. Recordo, numa das muitas vezes que eu estava hospedado com ele, como a empregada tinha orientação para ordenar que os filhos arrumassem suas camas e quartos. A empregada dele era sempre tratada de forma humana, e seu lar estava sempre aberto para ajudar. Era um homem extremamente justo e generoso com todos.
O Dr. Humberto L. Vieira, como amigo, deixou um grande legado de defesa da vida e da família para mim. Para o Brasil, especialmente através da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família, ele deixou um legado muito maior.
Leitura recomendada:

2 comentários :

Claudio Vaz disse...

Meus sinceros pêsames à família e amigos.
Julio, o que acha de agors você treinar ativistas pró-vida no Brasil?

Anônimo disse...

Grandeperda para o movimento pró vida e pró família