16 de julho de 2015

Rand Paul: EUA “erraram” ao depor Saddam Hussein


Rand Paul: EUA “erraram” ao depor Saddam Hussein

Cheryl Chumley
O senador Rand Paul, que está buscando a indicação republicana para a corrida da Casa Branca em 2016, chamou o envolvimento dos EUA em aspectos principais da guerra no Iraque de “erro” e disse que as tropas americanas jamais deveriam ter removido Saddam Hussein do governo.
Senador Rand Paul
“Desde antes até a guerra no Iraque, penso que foi um erro derrubar Hussein,” ele disse, conforme reportagem de Hill. “Hussein era um baluarte contra o Irã. Os sunitas não gostavam dos xiitas, agora o Iraque é um país súdito do Irã.”
Os EUA cometeram um “erro” ao enviar suas forças armadas em 2003 para derrubar Hussein porque o Irã está agora com “força dobrada” em comparação com o tempo em que Hussein era ditador, acrescentou Paul, que estava dando uma palestra para judeus ortodoxos numa escola judaica no Brooklyn, em Nova Iorque, disse Hill.
Paul também criticou a liderança dos EUA na derrubada de Moammar Gadhafi da Líbia, dizendo que o tirano talvez não fosse um “mocinho,” mas ele impedia os extremistas islâmicos. E agora o presidente Obama deveria aprender com essa realidade e parar de tentar remover o presidente Bashar Assad do governo sírio, Paul disse.
“Cada vez que os EUA derrubam um ditador secular, acho que o resultado final para os EUA é o caos e a ascensão do islamismo radical,” ele disse, conforme reportagem do Hill.  
Paul também aproveitou a oportunidade para confirmar seus sentimentos sobre Israel, dizendo à audiência: “Penso que Israel é um de nossos melhores aliados e melhores amigos no mundo inteiro. Eles são a única democracia do Oriente Médio e apoio muito isso.”
Traduzido por Julio Severo do original em inglês do WND: Rand Paul: U.S. made “mistake” in ousting Saddam Hussein
Leitura recomendada:
Postar um comentário