17 de maio de 2014

A ingenuidade não nos salvará


A ingenuidade não nos salvará

Eguinaldo Hélio de Souza
Começou a ser divulgado há alguns anos que Hitler teria sido indicado para o Prêmio Nobel da Paz em 1938.[1] Tivesse o fato se consumado, o valor do prêmio estaria destruído pela ironia da história. Nesse mesmo ano Neville Chamberlain, embaixador britânico, assinou o Tratado de Munique. ... [Hitler] assinou uma resolução afirmando que os dois povos [alemães e britânicos] jamais fariam guerra entre si. Chamberlain exibiu o documento à multidão ao retornar à Grã-Bretanha, mas Hitler não deu a menor importância ao papel.[2] Três semanas depois ele ordenaria as ações que quebrariam o Tratado e mergulharia o mundo no terror nazista.
Também é preciso lembrar que em 1939, Hermann Rausching publicou seu livro “Hitler me disse,” [3] onde as suas conversações com o führer revelavam planos tão diabólicos que a grande maioria se recusou a crer. Parecia impossível que um governante arquitetasse tais planos. Os anos seguintes demonstrariam o realismo da obra. Os planos esboçados por Hitler no livro de 1939 são hoje, em grande parte, registros históricos.
Na maioria das vezes as pessoas boas se recusam a crer no mal, principalmente quando esse mal se afigura grande demais. É preferível pensar o melhor do inimigo, pois pensar no pior nos assusta e sempre há outras vozes igualmente bondosas nos fazendo coro, maquiando com palavras inocentes as más intenções dos perversos.
No entanto, a ingenuidade não nos salvará.
Quando olhamos para a atitude de líderes religiosos da época, percebemos o perigo da ingenuidade. Pior do que ser enganado por outros, é anestesiar-se pelo auto engano.
Na absoluta escuridão da história da igreja, Hitler se tornou, por assim dizer, a maravilhosa transparência de nossa época, a janela de nossa era pela qual a luz incide sobre a história do cristianismo. Por intermédio dele, podemos ver o Salvador na história dos alemães. (Palavra do pastor alemão Siegfried Leffer)
Deus veio a nós por intermédio de Hitler (...) por intermédio de sua honestidade, de sua fé e de seu idealismo, o Redentor os encontrou (...). Hoje sabemos que o Salvador veio (...) temos apenas uma missão, sermos alemães e não cristãos. (Palavra do pastor alemão Juiu Leutherser,em 30 de agosto de 1933) [4]
Ainda temos a declaração de 1934, feita pelo grupo denominado Cristãos Alemães:
Somos muito gratos a Deus por Ele, como Senhor da História, ter-nos dado Adolf Hitler, nosso líder e salvador em nossa difícil situação. Reconhecemos que nós, de corpo e alma, estamos obrigados e dedicados ao estado alemão e ao seu Fuhrer. Essa servidão e obrigação contém para nós, cristão evangélicos, seu significado mais profundo e santo em sua obediência ao comando de Deus. [5]
Essa é uma clara amostra histórica do que pode acontecer quando nossa bondade cristã se transforma em ingenuidade política, quando nos tornamos simples como pombas e “prudentes como cordeiros para o matadouro”. Ou quando deliberadamente ignoramos o mal que se avizinha ou com ele fazemos aliança, na esperança de que suas mandíbulas e garras não nos alcancem. Isso jamais funcionou e jamais funcionará.
Não são poucas as vozes que há algum tempo advertem à respeito da implantação de um governo socialista no Brasil. À princípio tais palavras foram recebidas com chacota, como paranoia e teoria da conspiração, não importando quantos documentos fossem apresentados. Com o passar dos anos, a implantação de certas medidas nas leis, na educação, na estrutura jurídica e política da nação deram a entender que as advertências tinham fundamento.
O número de vozes foi aumentando e pessoas de diversas formações começaram a perceber a introdução de medidas que pouco a pouco estão conduzindo o país na direção socialista. As teorias de conspiração foram se revelando sólida previsão política. A hipótese de cubanização do Brasil, antes mitologia e lenda urbana, mostrou-se realidade quando a maré vermelha do Mar do Caribe inundou a vizinha Venezuela. Então, com o inimigo na fronteira sendo tratado como amigo, o que antes foi delírio é agora possibilidade iminente. E os beijos e abraços dos atuais governantes aos Castros não deixa qualquer dúvida. Fica cada vez mais claro que os ingênuos eram os sábios e os espertos eram os ingênuos.
Ainda assim, há aqueles que insistem em chamar o mal de bem, insistem em esperar passiva e ingenuamente o melhor, mesmo com os cães do inferno ladrando à sua porta e escalando os muros do seu castelo. Acreditam que fechar os olhos os fará desaparecer, como se a inocência auto imposta fosse capaz de exorcizar demônios.
Hoje são juristas, artistas, pensadores, jornalistas, religiosos e políticos que denunciam o avanço comunista no Brasil. A cubanização da medicina, a desestruturação estatal da família, o controle da imprensa e da internet, o enfraquecimento dos militares, a desmilitarização da PM, o controle político total, são medidas que já ganharam espaço e avançam a passos cada vez mais largos.  Utilizando-se de seus velhos truques ideológicos como democratização e o bem do povo, o domínio vai sendo implantando, pois a essência do socialismo não é a igualdade, mas o controle. [6] Na verdade, as medidas destinadas a transformar o país em uma prisão socialista não são divulgadas no jornal das oito. Elas foram e estão sendo tomadas há anos de forma sutil, silenciosa e camuflada. Só serão percebidas quando já não houver reversão ou perigo para os arquitetos do mal, como aconteceu com o Foro de São Paulo, cuja história a grande maioria desconhece.
Nossa tendência é duvidar da possibilidade do mal totalitário. Preferimos acreditar que os grandes ideais, as grandes ideias e os grandes ideólogos estão sempre voltados para bem da humanidade, quando na verdade estão lutando por poder e mais poder, sem importar com a quantidade de sangue a ser derramada para isso. Fomos levados a pensar que socialismo é uma ideologia inocente e que os milhões de mártires e mortos no século XX foram meros acidentes históricos quando na verdade são resultados inevitáveis de seus pressupostos. Acreditamos ingenuamente que nossas boas intenções são universais e estamos dispostos a confiar em qualquer pessoa que afirme estar procurando o bem de todos, mesmo quando suas ações dizem justamente o contrário.
Todavia, a mera afirmação de boas intenções não garante a existência das boas intenções. Servem apenas para ocultar as más. O mal não tem compromisso nenhum com a verdade, somente consigo mesmo.
Definitivamente, a ingenuidade não nos salvará!
Notas:
[1] http://www.jn.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=472156&page=-1
[2] GELLATELY, Robert. Lênin, Stálin e Hitler – A Era da Catástrofe Social. Rio de Janeiro: Record, 2010, p. 410.
[3] RAUSCHNING, Hermann. Hitler me disse. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1940
[4] LUTZER, Erwin. A cruz de Hitler. São Paulo: Vida, p. 127.
 [5] ERICKSON, Millard. Introdução à Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova, 127
[6] WILLIAMSON, Kevin D. O livro politicamente incorreto da esquerda e  do socialismo. Rio de Janeiro: Agir, 2013, p. XIII
Outros artigos de Eguinaldo Hélio de Souza:

6 comentários :

Duílio disse...

Torno a repetir, mais uma vez, o que eu já disse em outros artigos: é muita ingenuidade alguém acreditar que o PT e os demais partidos esquerdistas vão mudar a sua agenda política algum dia. Quem acredita nisso também acredita que o diabo, um dia, vai se converter a Jesus!

Se o PT, algum dia, falou o contrário, foi por puro oportunismo eleitoral (já que é exatamente assim que o PT e os demais partidos esquerdistas agem).

Um bom exemplo disso (desse mesmo oportunismo) foi a própria eleição de Dilma. Durante a campanha presidencial, ela corria forte risco de não ganhar por ter se declarado favorável ao aborto. Sabendo que a população brasileira e o segmento evangélico são radicalmente contra o aborto, ela se comprometeu (inclusive assinando um documento em público) em não legalizar o aborto. Todos acreditaram piamente nessa promessa mentirosa dela.

E o que aconteceu depois? Quando ela foi eleita, o aborto anencefálico foi legalizado (contando também com uma "mãozinha" do STF para isso)! Não é esta uma prova mais do que evidente de que Dilma mentiu somente com a intenção de ser eleita? Não só ela, mas também todo e qualquer político esquerdista faria a mesmíssima coisa nas campanhas eleitorais (disso eu tenho plena e absoluta certeza)!

Alguém ainda acredita que os políticos do PT (e dos demais partidos esquerdistas) vão falar a verdade algum dia? Só mesmo quem for muito burro!

Anônimo disse...

Talvez, devido à forma de extrema polidez com que o Senhor apresenta sua Palavra, contribua para nos deixar desavisados. Com o ser humano, a coisa só funciona qdo a casa cai. Exemplo foi o momento no Templo, qdo Ele desceu a borduna nos que exageravam na sonsice.
De uns anos para cá ouvi, como o desfiar de um rosário, tal a repetição, do "não se deve julgar". E assim, apesar de não se darem ao trabalho de verificar o texto e contexto, foram deixando a serpente hipnotiza-los. Não se deram ao trabalhar de avaliar os versículos que dizem que "pelos frutos os conhecereis" e, "andarão dois juntos se não estiverem de acordo?".
A Bíblia é Fiel e Verdadeira. A questão é que, conforme o povo, ela vai se aplicar de uma maneira mais pesada. Adivinhem qual povo faz parte dos que vão apanhar mais?
Oremos.

Antonio.

George disse...

Respondendo ao Antônio,

Antônio,

Se o diabo se mostrasse como ele realmente é, ninguém jamais iria querer aproximação com ele. Mas ele sempre se apresenta como anjo de luz, para enganar os que não estão firmes na Palavra de Deus. É como bem disse o apóstolo Paulo:

"E não vos admireis disto, já que o próprio Satanás insiste em se transformar em anjo de luz. Não é muito, portanto, que os seus ministros apareçam como ministros da justiça; e o fim deles será segundo as suas obras" (2 Coríntios 11:14–15)

Marxismo, esquerdismo, comunismo e socialismo (e outras variações) são invenções do diabo. E essas mesmas ideologias têm diversos objetivos em comum:

– Destruir a família;

– Eliminar todos os valores morais e os bons princípios;

– Legalizar o aborto;

– Destruir (ou corromper) a fé cristã;

– Promover o homossexualismo;

– Aprovar a eutanásia;

– Usar a tirania (ou a ditadura) para permanecer no poder, sempre com o argumento mentiroso de ajudar os pobres e necessitados;

– Eliminar todos os opositores do socialismo (e também os opositores de todos os regimes esquerdistas);

– Impor a idéia de que todos devem ser submissos somente ao Estado, ou melhor, que o Estado deve substituir Deus em todas as áreas da vida humana.

Estas ideologias usam um jogo de palavras tão sutil (compaixão, ajuda aos necessitados, justiça social, e outros termos semelhantes) que conseguem enganar facilmente muitas pessoas! Daí a razão de muitos partidos esquerdistas (PT, PC do B, PV, PSOL e outros semelhantes) estarem no poder em quase toda eleição!

Se essas ideologias diabólicas (e também as teologias corrompidas, como Missão Integral, Prosperidade e Libertação) penetraram as nossas igrejas e os nossos seminários, foi devido à negligência dos servos de Deus (que se deixaram seduzir pelos enganos do diabo). Toda e qualquer filosofia, ideologia ou teologia tem que ser obrigatoriamente testada e aprovada pela Palavra de Deus (para saber se é verdadeira ou não). Foi como disse o apóstolo Paulo:

"Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade" (2 Coríntios 13:8)

Eu prefiro ficar com a Palavra de Deus, porque somente ela tem todas as respostas que eu preciso! Não confio em nada que venha do homem. Novamente o apóstolo Paulo se manifesta:

"Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso" (Romanos 3:4)

Será que eu estou certo neste meu ponto de vista?

Se você (ou alguém daqui) puder responder a este meu comentário, ficarei agradecido.

Plínio disse...

Este artigo do Eguinaldo Hélio de Souza foi mais do que oportuno (ou melhor, veio na hora certa). Serve de alerta para muitos que ainda estão "dormindo", ou que ainda não têm idéia da gravidade da situação que estamos enfrentando.

Como bem disse o Eguinaldo, não são poucas as vozes que há algum tempo adverte a respeito da implantação de um governo socialista no Brasil. Mas o problema é que muitos, infelizmente, sofrem da "síndrome de Tomé": precisam ver para crer. Enquanto não acontecer nada, nunca vão tomar nenhuma atitude. Aliás, não é sem razão que dizem que o brasileiro só fecha a porta da casa depois que o ladrão já roubou tudo...

Quando o irmão Júlio Severo publicou "O movimento homossexual" (onde ele não cansava de alertar a todos sobre os perigos do avanço do ativismo gay no Brasil e no mundo), muitos zombaram dele naquela época: tinha gente que dizia que eram exageradas as previsões que o Júlio fazia no seu livro (uma dessas previsões era a de que os homossexuais iriam se tornar uma séria ameaça). Ou seja, o Júlio já vinha sendo uma voz a clamar no deserto desde a época deste livro (se eu não estiver enganado, há mais de 15 anos). Em outras palavras: muitos não deram crédito ao que o Júlio dizia.

Hoje, esses mesmos que duvidaram das previsões do Júlio estão, como se diz no popular, "mordendo a boca" (ou seja, estão agora sentindo na própria pele as conseqüências de não terem se importado com os muitos avisos que foram dados). Agora que a situação se tornou crítica é que muitos estão chorando de arrependimento. Uma certeza eu tenho: falta de aviso não foi! Não acreditaram porque não quiseram! Agora vão ter que agüentar até o fim!

Assim também foi na época de Noé. Quando ele avisava a todos que Deus iria mandar o dilúvio, muitos diziam que Noé era louco, gagá, lunático, enfim, zombaram de Noé de todas as formas (principalmente quando Noé estava construindo a arca). Só foram se dar conta de que Noé tinha falado a verdade quando veio o dilúvio! Mas aí já foi tarde demais! Muitos dos que zombaram de Noé morreram (e irão enfrentar o julgamento de Deus no dia do juízo final)!

A mesma coisa acontece hoje: por mais que sejam dados inúmeros alertas sobre o perigo de se colocar a esquerda novamente no poder, muitos, infelizmente, ainda estão se deixando levar pelo canto da sereia do PT (e de outros partidos esquerdistas). Parece que muitos querem pagar pra ver, ou melhor, só vão crer quando sofrerem alguma retaliação por parte dos mesmos que ajudaram a eleger!

Sinceramente, diante dessa "síndrome de Tomé" do povo, tem horas que dá vontade de agir igual a Pilatos: lavar as mãos, e deixar todos se ferrarem por causa da sua própria teimosia!

ÉLQUISSON disse...

Respondendo ao Eguinaldo Hélio de Souza,

Amigo Eguinaldo,

Não só eu assino embaixo de tudo que você disse neste seu maravilhoso artigo, como eu ainda acrescentaria o seguinte: o diabo é um ilusionista. Ele só mostra o lado aparentemente "bom" das propostas que ele oferece a todos, mas ele oculta o resultado final. Isso lembra muito bem o que o Rubens Ricúpero (ministro da época do governo de Fernando Henrique Cardoso) disse certa vez: "O que é bom, a gente mostra; o que é ruim, a gente esconde".

Infelizmente, ainda tem muita gente que acha que ainda se deve esperar um mínimo de sinceridade da parte do PT (e de outros partidos esquerdistas) quando seus líderes dialogam com cristãos. Em outras palavras: tem muita gente ingênua que ainda acredita piamente que o diabo um dia vai aparecer em público e dizer: "Eu sou o diabo, e esta é a minha verdadeira face!" Isso vale principalmente para quem acredita nas promessas do PT e de outros políticos (e partidos) esquerdistas.

O pior disso tudo é que muitos não querem ouvir a verdade (por mais que sejam dados inúmeros alertas)! Parece que muitos, pelo jeito, só vão descobrir que foram enganados pelo diabo no dia do juízo final! Mas aí, infelizmente, já será tarde demais!

Muitos, pelo jeito, estão esquecidos do que a Palavra de Deus diz:

"Maldito o homem que confia no homem, que faz da carne o seu braço, e que aparta o seu coração do Senhor" (Jeremias 17:5)

"Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso" (Romanos 3:4)

Em virtude disso, não foi sem razão que Jesus afirmou com autoridade:

"Vós tendes por vosso pai o diabo, e quereis satisfazer os seus desejos. Ele foi um homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque nele não existe verdade. Quando ele mente, fala só do que lhe é próprio; pois é um mentiroso e o pai da mentira" (João 8:44)

Como tem gente ingênua neste mundo!

Tobias disse...

Para muitos que ainda acreditam na "honestidade" do PT (e de outros partidos esquerdistas), vejam estes vídeos (assistam a todos eles, um por um):

https://www.youtube.com/watch?v=pEZrHPo_3I0

http://www.youtube.com/watch?v=T1QWw4en-yU

https://www.youtube.com/watch?v=Ri0KmK4-WxA&list=UUVm5ZdgG_KHRD8CdThWyQ6w

https://www.youtube.com/watch?v=pEZrHPo_3I0

https://www.youtube.com/watch?v=IeRMyoVXzR4&list=UUVm5ZdgG_KHRD8CdThWyQ6w

https://www.youtube.com/watch?v=JcjtTJrPEP8&list=UUVm5ZdgG_KHRD8CdThWyQ6w

https://www.youtube.com/watch?v=kBsGu0bJFm4

https://www.youtube.com/watch?v=T1QWw4en-yU

https://www.youtube.com/watch?v=PDSvP5Z-LUQ

https://www.youtube.com/watch?v=TbTpFEWwmrA

https://www.youtube.com/watch?v=n66N8W2tfSg

https://www.youtube.com/watch?v=Tg9NUG1-uqc

https://www.youtube.com/watch?v=KDsNcBLphMs

https://www.youtube.com/watch?v=I2DgqB_yNIk

https://www.youtube.com/watch?v=sBoJ8gvr0pg

https://www.youtube.com/watch?v=kfHRSA7jm_4

https://www.youtube.com/watch?v=UHPEgULWkck

https://www.youtube.com/watch?v=5uoaFQDRPq0

https://www.youtube.com/watch?v=bU4mDTxkch4

https://www.youtube.com/watch?v=PkKoMPIOBmQ

EM TODOS ESTES VÍDEOS, HÁ COISAS QUE A MÍDIA CORRUPTA NUNCA MOSTROU (E NUNCA VAI MOSTRAR)!

REPASSEM PARA O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PESSOAS (PARA QUE TODOS SAIBAM A VERDADE SOBRE TUDO QUE OCORRE NOS BASTIDORES)!