29 de março de 2014

Teologia da Missão Integral e as manhas de Ariovaldo Ramos


Teologia da Missão Integral e as manhas de Ariovaldo Ramos

Edson Camargo
É bom quando o culpado confessa o delito. Facilita o trabalho e reitera o valor e a veracidade de informações que divulguei, sob grossa nuvem de críticas baseadas na ignorância ou na mentira grosseira. Mais uma vez ele, Ariovaldo Ramos, ao vivo e a cores, fez o de sempre: inseriu teses seculares falsas na fé cristã. Admitindo que a “teologia” da “missão integral” (TMI) não faz uso do referencial teórico marxista, “apenas” (jamais esquecerei este “apenas”) da tese da mais-valia e da crítica ao capitalismo. Deu na Ultimato meses atrás.
Ariovaldo Ramos
Nesta quinta-feira (20), Ariovaldo Ramos publicou o mesmo texto em seu blog, justamente sem o trecho onde afirma isso e então enviou o link para o seu amigão de longa data Renato Vargens, que havia, antes tarde do que nunca, falado algo contra a TMI. Entendeu com quem estamos lidando? É assim que o “Ari” trata de questões espirituais e intelectuais com quem considera seu amigo.
Vargens, como muitos outros, prefere manter a amizade com o promotor de uma teologia falsa a, em obediência ao verdadeiro Evangelho (2ª Jo. 9 a 11), manter distância daquele que o distorce para contaminar o povo de Deus.
Bem, além de estarmos diante de mais um caso no qual a dissimulação revolucionária é pega em flagrante, temos o mais importante: a mais-valia é simplesmente a tese central da obra de Marx, e sobre ela é que Marx constrói sua teoria da exploração, sua crítica ao livre mercado e legitima suas incitações à “luta de classes”, à barbárie e à matança. E o pior: a teoria da mais-valia é falsa. O valor de um bem de capital não se restringe ao que se chamou de “valor-trabalho”, a quantidade de trabalho utilizado na fabricação de um bem. Marx afirma que, como o salário pago ao proletário é inferior ao valor-trabalho aplicado na produção da mercadoria, aí fica manifesta a exploração inerente ao sistema de livre mercado, pejorativamente chamada por ele de “capitalismo”.
Marx, aí, não leva em conta a dimensão subjetiva do valor dos bens de consumo, nem os demais elementos fundamentais para a produção do bem, como toda a estrutura necessária e os custos para mantê-la, o conhecimento aplicado para o desenvolvimento dos produtos, os equipamentos, etc. Portanto, a legitimidade do lucro do empregador não só existe, como é maior do que até mesmo certos críticos do marxismo gostariam de admitir. Que tal ler Eugen von Böhm-Bawerk? Não que seja absolutamente indispensável: se você entende minimamente o que na primeira lição de um curso de marketing se ensina, o conceito de “valor agregado”, já tem em mãos o suficiente para lançar toda a teoria econômica marxista no lixo, e junto com ela, toda a lorota raivosa e genocida da ideologia socialista.
Nunca na história teses tão falsas fizeram matar e morrer tanta gente. E aí, Ariovaldo, ícone da TMI, apologista do MST e fã de Hugo Chávez, assume que mistura justamente essa asneira, raiz de tantos males, com a fé cristã. E o resto, sabemos: é puro discurso legitimador para os incautos e vaidosos. Com ele, as hostes revolucionárias vão adentrando nossas igrejas e conquistando a boa-fé de massas de cristãos intelectualmente desprotegidos.
O grande erro nesse debate é pensar que a discordância com a TMI se reduz meramente ao campo da visão político/ideológica. Negativo! O que está em jogo é a hermenêutica bíblica sadia, pois a TMI, com todo seu pesado fardo revolucionário, insere ênfases que desnorteiam a leitura adequada de certas passagens, contrariando, assim, certos princípios fundamentais da fé e jogando outros para um segundo plano. A grave conseqüência é a distorção completa de toda a visão bíblica sobre a dimensão econômica da vida humana e, portanto, da ação dos cristãos na esfera pública. Na verdade, eis o grande objetivo da TMI, e aí está, aos olhos de todos, a atuação política de seus entusiastas, e dos aliados, novos e velhos, de Ariovaldo Ramos.
Mas não há mistura entre a luz do Evangelho com as trevas do marxismo. Ainda restam dúvidas que o PT se opõe a todos os valores mais caros aos cristãos brasileiros? O que dizer da histórica aliança do PT com as FARC, que fechou 150 igrejas cristãs na Colômbia só em 2013, e de 2004 a 2009 fechou 130? Que cristianismo é este que louva o comunismo e se cala ante a perseguição brutal e sistemática de cristãos? Até hoje não vi uma criatura da “esquerda gospel” abrir a boca contra a perseguição anticristã do Foro de São Paulo.
Entretanto, há quem ainda pensa que deve se esperar um mínimo de sinceridade do PT quando seus lideres dialogam com cristãos.
Portanto, tudo o que resta ao cristão interessado na pureza dos princípios da fé cristã é repudiar, de forma sistemática e firme, essa farsa chamada “teologia” da “missão integral”. A séria advertência do apóstolo João continua válida: “todo aquele que ultrapassa a doutrina, mas vai além dela não tem a Cristo”.
Fonte: GospelPrime
Divulgação: www.juliosevero.com
Leitura recomendada:
Ariovaldo Ramos na Universidade Presbiteriana Mackenzie

7 comentários :

ELISEU disse...

O Edson Camargo (autor deste artigo) disse algo que me chamou a atenção (e que eu faço questão de destacar):

"...há quem ainda pensa que deve se esperar um mínimo de sinceridade do PT quando seus lideres dialogam com cristãos..."

Amigo Edson, eu fico com pena de muita gente ingênua que acha que o diabo vai falar a verdade algum dia. Isso vale principalmente para quem acredita nas promessas do PT e de outros políticos (e partidos) esquerdistas.

Tem gente tão boba que ainda acredita piamente que o diabo vai aparecer em público e dizer: "Eu sou o diabo, e esta é a minha verdadeira face!". Em outras palavras: tem gente que está tão cega pelos enganos do diabo que não quer ouvir a verdade (por mais que sejam dados inúmeros alertas)! Parece que muitos, pelo jeito, só vão descobrir que foram enganados no dia do juízo final! Mas aí já será tarde demais!

Muitos, pelo jeito, estão esquecidos do que disse o apóstolo Paulo:

"Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso" (Romanos 3:4)

Não menos importante foi o que disse Jesus:

"Vós tendes por vosso pai o diabo, e quereis satisfazer os seus desejos. Ele foi um homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque nele não existe verdade. Quando ele mente, fala só do que lhe é próprio; pois é um mentiroso e o pai da mentira" (João 8:44)

Como tem gente ingênua neste mundo!

Anônimo disse...

Irmão Júlio, já havia lido esse texto no Mídia Sem Máscara. O que eu tenho a dizer é o seguinte: ODEIO DOUTRINA DE DEMÔNIOS.

DOUTRINA DE DEMÔNIOS só é boa para quem não se satisfaz com a SANTA, PURA E VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS.

DOUTRINA DE DEMÔNIOS só e boa para quem quer ser MAIS AMIGO DO MUNDO DO QUE AMIGO DE DEUS.

Nós evangélicos, sabemos onde isso vai dar. A Prostituta de Roma começou assim... O resultado todo mundo já conhece (idolatria, celibato obrigatório, orações aos mortos, etc...). A própria Reforma Protestante foi levantada para acabar com tais doutrinas... EU DETESTO VER AQUELES QUE JÁ TIVERAM A CAPACIDADE DE SALGAR NO PASSADO , HOJE TOTALMENTE ENTREGUES A TAIS DOUTRINAS DEMONÍACAS/ESQUERDISTAS.

Oremos por eles, pois se até por nossos inimigos devemos orar, imagina só então pelos domésticos da fé!

Sugestão de louvor:
Eyshila
http://www.youtube.com/watch?v=pAPyijhNl50

Eliel disse...

O comentário do Eliseu foi mais do que oportuno. Não só eu assino embaixo de tudo que ele disse, como eu ainda acrescentaria o seguinte: devido ao fato de muitas das atuais igrejas estarem infestadas de falsos cristãos e falsos profetas, temos que ter o discernimento espiritual. Em outras palavras: o que é preciso saber é se muitos que se dizem cristãos são cristãos autênticos, ou se são falsos cristãos.

Foi justamente para alertar contra os falsos cristãos (e os falsos profetas) que o apóstolo Paulo advertiu:

"E não vos admireis disto, já que o próprio Satanás insiste em se transformar em anjo de luz. Não é muito, portanto, que os seus ministros apareçam como ministros da justiça; e o fim deles será segundo as suas obras" (2 Coríntios 11:14–15)

E o apóstolo Paulo ainda alerta sobre o perigo dos falsos cristãos que estão se infiltrando dentro de muitas igrejas:

"Já vos adverti por carta para que não vos associeis com aqueles que se prostituem; isso não dizer absolutamente com os devassos, nem com os avarentos, os roubadores, ou os idólatras; pois assim seria necessário para vós sair do mundo. Mas agora eu vos escrevo para que não vos associeis com aquele que, se dizendo irmão, for devasso, avarento, idólatra, maldizente, beberrão, ou roubador; com o tal, nem comais. Pois que tenho eu em julgar aqueles que estão de fora? Não julgais vós quem é de dentro? Mas Deus julga os de fora. Tirai, portanto, do meio de vós esse iníquo" (1 Coríntios 5:9–13)

Outras advertências sérias neste sentido são dadas pelo apóstolo João:

"Amados, não acrediteis em todo espírito; mas antes provai se tais espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas têm surgido em todo o mundo" (1 João 4:1)

"Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai quanto o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa e nem tampouco o saudeis. Porque aquele que o saúda tem parte nas suas obras más" (2 João 1:9–11)

Creio que estas recomendações são mais do que úteis para mantermos a igreja pura (sem a contaminação por parte dos falsos cristãos e falsos profetas).

Será que eu estou certo? Se alguém daqui quiser se manifestar, esteja à vontade.

Anônimo disse...

PARABÉNS IRMÃOS ELIEL E ELISEU POR VOCÊS SE MANIFESTAREM....

ALELUIA, LOUVADO SEJA DEUS!

AINDA HÁ ESPERANÇA NA TERRA...

MAS, IRMÃO, VEMOS QUE O ESQUERDISMO VEIO MESMO DIVIDIR TOTALMENTE O EVANGELHO.

Anônimo disse...

Irmão Júlio, sou aquele irmão anônimo que te enche o saco toda hora... gostaria que o Irmão fizesse quem sabe futuramente, um artigo sobre PATRULHAMENTO IDEOLÓGICO DE ESQUERDA. E falasse como a esquerda tem Organizações Sociais que podem intervir no ambiente cibernético ou mesmo esses Black Blocks, ou ONGs como aquelas que fabricaram a MARCHA DAS VADIAS.

Tenho certeza que todo cristão evangélico pentecostal de direita se sente sufocado pela censura que há hoje nos meios de comunicação e mesmo na internet, com a atuação da MILITÂNCIA ESQUERDISTA, e mesmo com a aprovação do Marco Civil da Internet (civil o escambau, É CONTROLE GOVERNAMENTAL).

Anônimo disse...

Lastimavel e lamentavel que ainda ha pessoas que se dizem cristas, como e o caso do Ariosvaldo, pessoal do Jovens da verdade, o JV, Genizah, e muitos outros, se dizem cristas mas pregam o comunismo marxismo como resposta a sociedade civil. Esses que se dizem cristaos, sao a favor da agenda gay, sao a favor do aborto, de Hugo Chaves e sao contra o Estado de Israel. De cristaos esse povo comunista disfarcado de cristaos nao tem absolutamente nada, precisamos e enxota-los de nossas Igrejas ( tanto das tradicionais e pentecostais ) e alertar a todo instante o perigo real e imediato que essa praga do comunismo representa.

Antonio dos Santos Baptista disse...

O nosso irmão Ariovaldo está tentando passar para nós a ideia de uma pessoa intelectualizada e portanto teólogo de 1ª linha. Está seguindo a mesma tese de Leonardo Boff que foi censurado pelo papa por usar elementos marxista em sua teologia de "opção pelos pobres". Pra quê precisamos do lixo do marxismo se temos a melhor instrução da face da terra nos dada pelo próprio Deus: a Bíblia Sagrada? O capitalismo agora que é o culpado de tudo? Não é mais o pecado e a falta de obediência à Deus e sua Palavra? Karl Marx disse:" vou me vingar daquele lá de cima" e um cristão se apropria de suas ideias pra falar de Deus e de suas obras? Que insensatez absurda e blasfema! É estamos mesmo no final dos tempos! Deus tenha misericórdia de sua igreja e afaste delas seus falsos profetas!