11 de julho de 2013

Microsoft ajuda governo dos EUA a espionar o mundo


Microsoft ajuda governo dos EUA a espionar o mundo

Comentário de Julio Severo: A matéria do Globo está sendo muito gentil ao dizer que a colaboração da Microsoft com a espionagem do governo dos EUA ocorria no passado. Quem dera fosse tudo coisa do passado. E não pense que com o Google e com a Apple é diferente. A grande preocupação é que a matéria do Globo deixa claro que para espionar um cidadão americano, o governo dos EUA precisa de um mandato judicial para cada indivíduo. No caso de estrangeiros fora dos EUA, o território é livre para fazerem o que quiserem. O Big Brother saiu das páginas do livro “1984” para monitorar o mundo diretamente da capital dos EUA. No passado, era comum eu ouvir de meus irmãos protestantes que o Vaticano era a Babilônia e que, como potência protestante que eram outrora, os EUA seriam o baluarte contra isso. E se for o contrário?
Só Deus para nos salvar do Golias monitorador que está se erguendo. Mas sabemos que basta um pequeno Davi para confrontar o Golias.
Leia agora a reportagem do Globo:

Microsoft colaborou com espionagem dos EUA, diz “Guardian”

Usuários do Outlook, Hotmail, SkyDrive e Skype teriam sido alvo da Agência de Segurança Nacional americana, de acordo com o jornal

O Globo
LONDRES - Documentos do ex-técnico da CIA Edward Snowden divulgados nesta quinta-feira pelo “The Guardian” afirmam que a Microsoft colaborou de perto com o sistema de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês). De acordo com o jornal britânico, a própria empresa teria ajudado o serviço secreto americano a burlar a criptografia da companhia para interceptar comunicações de usuários.
O relatório, que guarda informações de três anos, afirma que conversas de usuários no portal do Outlook teriam sigo acessadas pela agência com ajuda da própria Microsoft. A companhia também teria facilitado a obtenção de dados de contas no Hotmail e do serviço SkyDrive, que tem mais de 250 milhões de usuários no mundo.
Outro alvo da agência teria sido o Skype, adquirido pela Microsoft em outubro de 2011. Segundo o “Guardian”, a NSA teria obtido dados em vídeo e áudio de conversas de internautas. O jornal também afirma que o material coletado é rotineiramente compartilhado com o FBI e a CIA.
Anteriormente, empresas do Vale do Silício negaram acusações de que estariam colaborando com o esquema de espionagem dos EUA, argumentando que toda obtenção de dados de usuários teria que passar primeiro pela Justiça.
No entanto, o “Guardian” afirma que ordens judiciais previamente programadas permitem que comunicações sejam acessadas sem um mandato individual se a NSA tiver ao menos 51% de certeza que o usuário não é americano e não está no território dos EUA. Para espionar um cidadão americano seria necessário um mandato individual, mas a agência seria capaz de conseguir o acesso se o usuário for estrangeiro e estiver fora dos EUA.
Segundo um documento citado pela matéria - datado de 26 de dezembro de 2012 - uma suposta comunicação interna da NSA diz: “MS (Microsoft), trabalhando com o FBI, desenvolveu um recurso de vigilância para resolver (a questão).” “Essas soluções foram testadas com sucesso e ativadas no dia 12 de dezembro de 2012.”
O jornal reforça que, segundo os dados de Snowden, a colaboração da Microsoft não estava limitada somente ao Outlook. Um registro de 8 de abril de 2013 descreve como a companhia teria colaborado por meses com o FBI, que atuaria como elo de ligação de agências de inteligência e a atuação do Prism no Vale do Silício.
No documento, estaria a autorização para que a NSA acessasse o serviço de armazenamento SkyDrive. Um novo recurso permitiria que “analistas não precisassem mais ter que fazer um pedido especial” para obter dados, de acordo com o texto divulgado pelo diário.
Fonte: O Globo
Divulgação: www.juliosevero.com
Leitura recomendada:

7 comentários :

ServoX disse...

É fácil entender que toda espionagem existe até hoje. Quem em sã consciência vai desfazer algo que está dando certo? Quem vai mexer no time que está ganhando?

Imaginou se os nossos políticos fizessem falcatruas apenas por um pequeno período e depois abandonassem as práticas? Isso não existe!!! O pecado é sedutor, a ganância alienável e o desejo de poder impregnado na alma de muitos é inegociável.

Mas dou graças a Deus, que através de orações, tem trazido à tona as astutas siladas do diabo.

Anônimo disse...

Quer saber: Particularmente não estou nem aí se andam me espionando. Participo de debates na Internet e faço comentários contrários a esse governo do diabo que aí está, Obama, islamismo, feminismo e tudo que é contrário ao cristianismo e à minha fé. Graças ao Senhor e a Santa Mãe de Deus, tenho o Espírito Santo e não me vergo ao sistema mundano e ao politicamente correto, que andam a impor.
"Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno."
Ef. 6;XVI

Antonio Nóbrega da Silva - MG

Anônimo disse...

O cristão não deve temer o opróbrio dos homens. Nolite timere opprobriun hominum. Um cristão deve manifestar que há nas suas convicções uma força maior do que todas as paixões dos adversários.

Cônego Júlio Antônio dos Santos
O Crucifixo, meu livro de estudos - 1950

Anônimo disse...

Não há jeito, o negócio é irmos todos para o Linux que é um programa sem dono, de código aberto onde qualquer um o constrói do jeito que quer. O problema é justamente este, há muitas versões, cada pessoa pode construir o programa do modo que quiser e ai coloca na rede. O problema disso é que o cara tem que ser quase que um hacker para conseguir usar o troço de tão complicado que é. Alguém conhece um linux fácil de usar para iniciantes? E como formato meu PC para colocar ele?

Rodbox disse...

Queria entender a motivação do tal Snowden, pq ele está fazendo isso? Quem está ganhando em cima dele? Gostaria muito de acreditar que ele está fazendo isso por puro heroísmo.

Anônimo disse...

E eu gostaria de saber quanto o governo americano está ganhando com toda essa espionagem. Fico imaginando empresas brasileiras ou de outros países com grande chance de avançar, mas são impedidas por dados coletados dos EUA que os usam para benefício de seus próprios interesses nacionais. Fora outros abusos. O crime praticado pelo governo americano é infinitalmente maior do que qualquer crime que o moço americana tenha cometido.

Anônimo disse...

Para o anônimo acima a respeito de pergunta sobre o Linux.

De fato é lamentável o que observamos nos dias atuais a respeito do avanço da agenda do anticristo procurando ocupar todos os espaços possíveis no sentido de tornar-se o “deus” desta humanidade cada vez mais corrompida. Que Jesus Cristo nos livre e guarde de todo engano e garras de satanás, que tem agido de forma cada vez mais furiosa, sabendo que pouco tempo lhe resta.
Quanto ao Linux é um sistema operacional criado com o objetivo principal de ser livre (seja para desenvolvimento, utilização, customização ou até mesmo para comercialização) e transparente (no que se refere ao comprometimento dos desenvolvedores do sistema em disponibilizar o código fonte do programa para análise da comunidade de desenvolvedores, impedindo que o mesmo seja utilizado por governos ou corporações com finalidades escusas, como, por exemplo, a espionagem em massa de utilizadores do sistema.)

Sobre o sistema ser de difícil utilização, isto atualmente é apenas um mito herdado em circunstância do sistema priorizar o modo texto para sua configuração a alguns anos atrás. Geralmente tal mito se propagou através de técnicos mal informados ou usuários iniciantes do sistema Linux que tiveram alguma experiência superficial com o mesmo, geralmente querendo encontrar neste um clone do Windows o que é uma posição extremamente equivocada. Atualmente, o Linux através de suas principais distribuições (versões do sistema operacional Linux, como, por exemplo, Ubuntu, Mandriva, Debian, etc.) são até mais fáceis de utilização do que o Windows da Microsoft em certos aspectos. Sua instalação é em geral muito fácil, e sua utilização assim como instalação de programas também é bastante fácil, principalmente em distribuições como a Ubuntu.

- Respondendo a sua pergunta sobre formatação e instalação do sistema envio-lhe os links abaixo.
- Você pode tirar dúvidas de como utilizar o sistema através dos fóruns e tutoriais que existem tanto nas páginas dos desenvolvedores quanto no próprio Google.
- Você pode também encontrar excelentes tutoriais em vídeo que te darão o passo a passo no Youtube bastando digitar no campo de pesquisa o que deseja encontrar.

- Distribuições recomendadas para usuários em geral:

http://www.ubuntu-br.org/

http://www.linuxmint.com.br/

http://www.biglinux.com.br/web/

- Como formatar e preparar o disco rígido para a instalação do sistema Linux (Ubuntu):
OBS: NÃO ESQUEÇA DE PRIMEIRO FAZER BACKUP DE SEUS ARQUIVOS!

http://www.youtube.com/watch?v=ajsvOW99jSc

http://www.youtube.com/watch?v=1zYxLqyGrGY

http://www.youtube.com/watch?v=V70l4KNU7LE

Espero ter ajudado ao amigo.
Graça e paz para todos do blog Júlio Severo,
Magno