15 de março de 2013

Vaticano espera que escolha freie avanço evangélico


Vaticano espera que escolha freie avanço evangélico

Crescimento de movimentos pentecostais na América Latina estaria ameaçando a base da Igreja em uma importante região

VATICANO — O Vaticano não disfarça: a escolha do primeiro papa latino-americano leva consigo a esperança de que a nomeação interrompa o avanço dos movimentos evangélicos pentecostais na região, que estariam ameaçando a base da Igreja no Brasil e no restante do continente.
Segundo o cardeal indiano, George Alencherry, a escolha de Francisco é um "renovação e uma força para reviver a Igreja na América Latina" diante do avanço de outros movimentos. O cardeal espanhol Carlos Amigo Vallejo diz que este papa vai atrair a todos. Já o cardeal chileno, Javier Errázuriz Ossa, evitou dar indicações sobre se todos os 19 eleitores latino-americanos no conclave votaram pelo argentino: "Como é que eu vou saber?". Mas ele admitiu que a eleição do colega de Buenos Aires era "um reconhecimento do papel do catolicismo na região".
Para o vaticanista Thomas Reese, a eleição de Francisco é um "grande sinal de que a Igreja Católica não pode mais ser considerada como uma Igreja europeia". "Mas também um reconhecimento de que a Igreja tem importantes desafios para superar na América Latina", disse. "Francisco terá muito trabalho nos países latino-americanos."

Política

Além de frear o crescimento dos evangélicos, um papa argentino também deve reforçar a influência da Igreja ante tendências e ideologias contrárias aos princípios da Santa Sé adotadas por governos latino-americanos nos últimos anos.
Há um mês, a reportagem do Estado revelou documentos da diplomacia americana em que se escancarava os esforços da Igreja para influenciar crises e situações políticas na Venezuela, Haiti, Honduras, Cuba e mesmo nas eleições no Brasil.
Não por acaso, o dia nas embaixadas latino-americanas na Santa Sé foi destinado a avaliar o impacto político da nomeação. "Nosso trabalho tem sido o de avaliar como isso vai jogar no cenário político regional", indicou um diplomata andino, que pediu para não ser identificado.
A comparação mais lembrada é com João Paulo II, polonês, que foi peça fundamental na história do Leste Europeu, não hesitando em atuar nos bastidores contra o comunismo.
Jorge Bergoglio adotou uma forte posição de defesa dos mais pobres e de críticas ao FMI, temas que o aproximam de vários governos locais. Mas não hesitou em bater de frente com o governo de Buenos Aires nos últimos anos, numa indicação do que poderia ocorrer com outros países agora como papa.
Divulgação: www.juliosevero.com
Leitura recomendada:

9 comentários :

Linux Family disse...

Júlio, lembre-se, a Igreja Católica não é inimiga dos evangélicos, e sim uma aliada. Alguns evangélicos criticam tanto alguns excessos da Igreja, e agora que ela quer voltar às raízes surgem matérias para incitar a divisão e discórdia. Vamos dar um voto de confiança a este Papa, pois assim como os pastores(Silas e Feliciano), ele vai apanhar muito por defender os valores morais e da família. No mais, tanto a Igreja Católica quanto as Evangélicas tem problemas de relativizar Jesus Cristo através das famigeradas teologias marxistas infiltradas em ambas(missão integral e libertação). Sou católico, e apóio os valores que você defende. Deixemos diferenças religiosas para outro momento, pois hoje precisamos nos unir para enfrentar nosso inimigo em comum que quer destruir a sociedade Judaico-Cristã: O socialismo/comunismo a serviço do anti-cristo!

Bruno Willian disse...

Hoje ele disse que a Igreja não é uma ONG em sua primeira homilia. Que bom temos um representante de Pedro que segue Cristo sem qualquer interesse excusos. Viva o Papa!!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Linux, não vi o Julio defendendo diferenças religiosas não. Ele fez um comentário tendo como fonte o Estado de São Paulo.

Anônimo disse...

Extrair informações sobre a Igreja Católica da mídia "Bildeberguiana" não é bem informar. Se o blog, de linha protestante se posiciona de forma a não se alinhar ao rol da desinformação contra o cristianismo, sugiro-lhe que o faça através do próprio site do Vaticano ou de inúmeros blogs católicos (de preferência tradicionais).
Te surpreenderás com a quantidade de informações reais, benéficas e verdadeiramente instrutivas de 2000anos de Igreja de N.Senhor Jesus Cristo.

In Christi et Maria

Pedro Barroso/Coronel Fabriciano-MG

Flavinha disse...

Sou evangélica e concordo com o Linux, o momento aqui no Brasil ñ é de divisão e sim de união. Já basta a mídia massacrando o cristianismo.

Anônimo disse...

Corroborando com os comentários de Pedro Barroso:

"Há muita gente, mesmo na Igreja, que fala da pobreza e dos pobres, arrotando teorias, soluções, idéias e mais idéias... mas que, na verdade, não fazem hoje e nunca fizeram absolutamente nada pelos pobres. Francisco I é um homem que não fala dos pobres e nem de ideologias contrárias à fé cristã. É um homem de Deus".

http://www.encontrocomobispo.org/2013/03/francisco-i.html

Anônimo

Anônimo disse...

Não sou católica eu não tenho nada contra aos católicos os amo em Cristo Jesus até porque ainda tenho amigos e familiares católicos o que falamos com amor é respeito com eles sobre a idolatria dentro da palavra de Deus o que Deus diz sobre isso tirando isso repito não tenho nada contra os católicos.
É incrível que pareça eu fui pequena para igreja evangélica por causa da conversão da minha mãe que graças a Deus foi liberta do espiritismo ela conheceu Deus de fato é verdade.

Mas eu acabei estudando 8 anos numa escola católica que era perto de casa no meu bairro minha mãe com meu irmão pequeno mais fácil estudar na medida do possível fui feliz lá não virei católica não me "catequizaram" mais trago boas recordações de lá tem matéria de uma vez por semana de religião(cidadania,aborto, drogas, amizade, namoro cristão, virgindade, gravidez adolescência, métodos contraceptivos) a primeira vez me lembro estava na 6 série com os meus 12 anos a professora Elisa de religião não dá pra esquecer trouxe uma aula para falar sobre o aborto mostrou o filme esqueci nome sobre o aborto aquilo me chocou muito e vê colegas chorando desde daquele dia eu vê o como era horrendo um pecado mortal fazer aborto a pessoa faz isso tá cometendo um "assassinato" e no outro dia teve no pátio da escola era semana da feira de ciências amostras de fetos abortados de cada semana no vidro vc vê na expressão deles de dor e desespero eles lutaram para sobreviver mais não conseguiram claro foram assassinados uma das coisas que ficou guardado que aborto não era algo de Deus é sim do diabo.

Eu estava lendo desse novo papa Francisco I ele conservador é CONTRA CASAMENTO GAY E CONTRA O ABORTO não abre mão desses valores básicos de um verdadeiro seguidor de Deus.
Ele detonou com a presidente Cristina Kircher na Argentina ele bateu de frente com ela sua liderança ele mostrou contra a esse anti valor cristão e família natural que lá na argentina todos sabem que conseguiram legalizar "o casamento gay a união de pessoas do mesmo sexo".
Graças esse partido esquerdista da Kristen que fez um discurso raivoso contra oposição do Jorge bergolli que ele tinha que agora entender que chegou a hora de outros tempos que a igreja deveria ser aberto as "minorias" toda falácia do movimento homossexual deixou ela falando sozinha.

O novo papa Francisco I é contra casamento gay é a esquerda os movimentos do homossexualismo essa turminha deve já de cara o odiá-lo ele não vai ceder ao pecado sobre essas questões dentro da igreja católica.

Ester!!!!!

Anônimo disse...

AOS EVANGÉLICOS:

Esses Papas pós Concilio Vaticano II, perderam a fé Católica. Romperam com a tradição de 2 mil anos. Estão pregando a "religião" do mundo que é o ECUMENISMO.

Leiam a revelação de Nossa Senhora LA SALLETE: "... ROMA PERDERÁ A FÉ E TORNAR-SE-Á A SEDE DO ANTICRISTO".

No livro do apocalipse também consta isso, é só ler.

Quanto aos números, Deus não trabalha com estatísticas nem se preocupa com popularidade, haja vista o que aconteceu em Sodoma ou na Arca de Noé.

Um abraço a todos. Católico.

Ana Martins disse...

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Efésios 6:11
Não tenho nada contra os “católicos Romanos” eles são as principais vítimas de Roma essa grande prostituta.
O Papa Francisco tem todas as características associadas á besta e ao falso profeta que durante 3 anos e meio vão enganar todo o Mundo.
Tão bonzinho, tão querido tão moralista tão ,tão …e todos andam encantados e a mídia sempre lá a tirar a foto.
Ele é Jesuítas vem da Companhia de Jesus fundada em 1540 com a finalidade de (PERSEGUIR OS PROSTETANTES).
DESPERTE