6 de julho de 2012

CFP busca revogar licença de terapeuta cristã


CFP busca revogar licença de terapeuta cristã

Matthew Cullinan Hoffman
5 de julho de 2012 (LifeSiteNews.com) — Psicólogos brasileiros estão buscando revogar a licença de uma terapeuta por defender publicamente suas convicções cristãs em seu blog online e contas de Twitter, uma ação que o CFP afirma viola seu código de ética.
Marisa Lobo
Marisa Lobo, uma psicóloga evangélica que tem publicado vários livros populares sobre questões psicológicas, envia mensagens de Twitter para seus milhares de seguidores sob o título “Psicologia Cristã”, e mantém um site com o mesmo nome.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP), que tem o poder de regular as atividades de psicólogos no Brasil, informou Marisa em fevereiro por meio de seu conselho regional no estado do Paraná que ela tinha 15 dias para remover qualquer indicação de ligação entre sua profissão de psicologia e suas convicções religiosas de seu site, ou arriscar perder sua licença para exercer sua profissão.
As postagens e tuítes de Marisa muitas vezes entram em conflito com a ideologia sexualmente libertina e esquerdista do CFP, inclusive denúncias da adoção de crianças por homossexuais e apoio à terapia de mudança de orientação sexual. Ela afirma que o processo contra ela foi incitado por queixas vindas de homossexuais, principalmente com relação à sua oposição ao kit gay, um conjunto de materiais muito explícitos que deveriam ser distribuídos às crianças de escola em 2011 como uma “medida anti-homofobia”. Contudo, a campanha foi suspensa devido à indignação do público.
Em seu aviso para Marisa, o CFP citou seu código de ética, que “proíbe” os psicólogos de “Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais” ou “prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão”.
Marisa respondeu ao CFP com uma carta declarando que ela nunca impôs suas opiniões nos clientes, e afirmando que o código é “inconstitucional”.
“Declaro a este conselho de psicologia que não vou me submeter a essa decisão. Não vou remover do meu blog, e/ou meu Twitter, nem do meu site, absolutamente nada que me ligue à psicologia e à minha fé”, escreveu Marisa.
“Pelo contrário, quero que meus pacientes tenham o direito de me escolher como terapeuta porque sabem que eu, Marisa Lobo, sou uma psicóloga, uma profissional que acredita no Deus todo-poderoso”, acrescentou ela.

Marisa desafia CFP na terapia de atração de mesmo sexo

“Meu juramento meu código de ética me diz que tenho que atender, dar ouvidos ao sofrimento psíquico, e se o fato de ser homossexual está causando qualquer tipo de  sofrimento, atendo sim, é minha obrigação, ainda que seja, para reverter sua orientação, condição e ou opção, se assim for de sua vontade absoluta. Nem poderia negar. Estaria ferindo o código de ética, não é mesmo?”
Contudo, ela acrescentou que “respeita” a resolução do CFP de 1999 que condena o tratamento da homossexualidade como uma doença. Mas se um homossexual “está indo ao consultório é porque está sofrendo. E se, repito, for da vontade dele, tenho que ser um canal, sem impor, como nunca fiz isso.… Eu já deixo o meu paciente decidir, se é o que deseja, vamos lá, e no decorrer, ele vai se achando, e até mesmo se assegurando se é isso mesmo o que deseja”.

Ações do CFP são “inconstitucionais”, diz OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil também discorda das ações do CFP, chamando-as de um ataque “indubitavelmente inconstitucional” à liberdade religiosa de Marisa num depoimento de opinião legal publicado em resposta a um pedido feito por Marisa.
O código de ética do CFP “aduz claramente à vedação do proselitismo no exercício desta profissão, nada obstante tratar-se o proselitismo de uma das formas de expressão pessoal da fé, e, portanto, de integrar a essência da liberdade religiosa em sentido amplo”, declarou a OAB numa declaração sobre o caso.
A atenção atraída pela cobertura midiática ao caso de Marisa tem resultado em audiências no Congresso Nacional sobre derrubar a medida do CFP que proíbe terapia para a atração de mesmo sexo, uma prática que é ainda reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como uma resposta legítima à homossexualidade indesejada. Marisa testificou na audiência, onde ela foi zombada e interrompida por homossexuais, que entoavam lemas enquanto ela buscava testificar. O CFP se recusou a participar da audiência.
O recente ataque do CFP contra Marisa ocorre depois de uma ação semelhante em 2009, em que o CFP repreendeu publicamente a psicóloga Rozangela Justino por conduzir terapia reparativa para clientes homossexuais que a desejassem, e ordenou que sua filial no Rio fizesse cumprir a decisão que proíbe o tratamento.
Informações de contato:
Marisa Lobo no Twitter
Traduzido por Julio Severo do artigo de LifeSiteNews: Brazilian psychology association seeks to revoke Christian therapist’s license

23 comentários :

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Boa tarde Júlio!

Agora fiquei muito decepcionado com seu blog. Me desculpe pela sinceridade,mas sou assim mesmo. Não consegui acredita nessa nojeira que li acima, pois está provado que isso que "ISTO" aí diz é mentira!!
O que "ISTO AÍ ACIMA" disse, não deveria ser publicado em um blog que se diz "pro família". Este "ai acima" deveria procurar um blog de homossexuais, pois a dúvida dele, é se ele é gay ou não. A mim essa dúvida não interessa e muito menos a minha família. Porque para um homem esta dúvida não existe.
Como posso daqui por diante mandar meus filhos ler seu blog - como indiquei e eles lêm - se um homossexual tem espaço entre nos?
Minhas opiniões nunca são liberadas nos blogs de gays, pois eles me consideram homofóbicos e isso pra é um elogio.
Está mais do que provado, que não existe nenhuma sensação no ânus, nem do homem e nem da mulher. O ânus foi feito somente o que todos "sabemos" e nada mais mais!
Não acredito em uma só palavra do que ISTO AÍ ACIMA" disse. Tenho certeza como é um gay querendo "avacalhar", esculhambar com seu blog e dando a entender que a homosssexualidade é uma coisa prazeirosa e você, mesmo tanta experiência no assunto, sabe mais do que "este ser" está mentindo ainda publicou.
Esta "nojeira" passou por sua "moderação" e estou duvidando que o este meu texto passe!
Olha Júlio! Não sei expressar minha decepeção com seu blog!!
É por isso que os homossexuais está querendo nos impor um "uma ditadura", quer nos calar, quer acabar com nossa liberdade de expressão, e até aqui eles encontram espaço. Que decepção!!!!!

Lúcio/baiano

Julio Severo disse...

Lúcio, o anônimo acima pode estar precisando de ajuda, ou da Marisa ou de outra pessoa que saiba o que fazer.. Estou esperando para que alguém se manifeste e ajude o anônimo.

pr Gui artista disse...

O mundo jaz no maligno e que ele mais tem neste mundo são discípulos fieis a ele ,mais uma coisa satã não sabe sempre haverá um Julio um Guilherme que tem coragem de por a cara e condenar esta corja que tem coragem de lançar tanta imoralidade em uma rede social mais não tem coragem de por a cara porque alem de imorais são couvardes ,o que é bem tipico de um homem sem Deus.

Antonio disse...

Boa noite.
A psicologia veio na mesma cesta de ovos da serpente que gerou a farsa evolucionista, marxismo e espiritismo.
Além disto é uma pseudo ciência, face não ter aplicação prática num hindu. Essa "ciência" pretende ser respaldada ao afirmar que traumas são advindos de questões ligadas à herança judaico-cristã, em função de frustrações advindas de se pecar ou não. Assim, "basta" imaginar que pecado não existe e assim poder entrar no melhor dos mundos. "Faça o que tiver vontade, é a lei", disse um satanista.

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Creio que os anônimos acima, se trata de duas personagens criadas pela mesma pessoa. Duas criações que, como a maioria, refletem as trevas de sua alma. penso como você julio, que apareça alguém com a capacidade de atingir com "luz" a mente doentia dessa pessoa através de seus personagens.

Julio Severo disse...

Gente, retirei o comentário. Era um militante gay,RIDICULARIZANDO. Ele estava tentando nos pegar e provocar. Desculpe a todos pela inconveniênicia. É duro lidar o tempo inteiro com um grupo que é patentemente desonesto e depravado.

Anônimo disse...

Anonimo, va com calma. Primeiro, seja bem vindo ao blog. Saiba que antes de tudo voce nao eh a primeira pessoa que passa por duvidas seja ela de qual natureza for. Somente pedimos que se tiver alguma duvida e/ou desabafo, por favor evite ao maximo expor caracteristicas e/ou fatos que podem encabular ou ofender pessoas, pois aqui visitam criancas e adolescentes que podem ficar constrangidos. Vc nao eh gay. Entendeu? Vc eh apenas um ser humano que se depara com questoes pertinentes a si como qualquer outro. Quem esta no comando da sua vida eh vc e Deus. Afinal o que vc entende por ser gay? Gay eh alguem que ACHA que tem vontade de ter relacao com outro homem. Vc percebe a enfase no acha? Sabe porque, a nossa realidade eh moldada por aquilo que acreditamos. Antes de prosseguir entenda: O gay acha que o desejo faz parte dele, algo genetico, algo imutavel, ele nasceu e vai morrer assim. E nao assim que funciona. Ultimamente se tem chegado a conclusoes incriveis de como um ambiente inflencia. Como fatores aos quais VC TEM O CONTROLE. Por exemplo: pornografia em execesso, faz com que receptores na cerebro fique continuamente excitados, o que ocasiona um desgaste dos mesmo. Eh como uma droga. Quanto mais vc usa, sempre vc vai querer algo mais ''forte'', por assim dizer. Ou seja os posteriores desejos que a pessoa teve, na verdade foram causadas por atitudes a qual ela escolheu. Vc provavelmente esta sofrendo de algo chamado medo, que pode se desdobrar a uma possivel paranoia e/ou cisma.(Eh quando vc cria uma ''realidade'' paralela para si, baseado em duvidas ou desconfiancas e faz disso um produto na qual ate seus sentidos sao influenciados. Saiba que o tato eh o sentido mais desenvolvido no ser humano.) Em todo o seu corpo ha recptores eletricos, que DEPENDENDO DO SIGNIFICADO QUE VC ATRIBUI A ELE, TERA UM DESDOBRAMENTO DIFERENTE. faca cocegas bem de leve na sua mao. O que vc sente? Agora cada vez que vc fizer cocegas pense algo diferente. Dependendo do que vc associar num pensamento ou desejo ao toque ele substancialmente tera resultados diferentes. Percebe que eh um produto da sua mente. Entao veja, eu nao poderei sanar todas suas duvidas aqui, mas posso lhe aconselhar um caminho. Foque-se nao no que os outros pensariam de vc, mas no que se passa la no fundo da sua mente. vc deveria estar se perguntando nao somente isso. Mas o que vc acha do porque vc e sua esposa nao terem relacoes, o que vc entende por prazer? Olhe para dentro de si. Olhe para seu cotidiano e procure por fatores como estresse, afinal se o fato de vc obter esse dito ''estimulo'' eh algo que te prende, ou te vicia, te deixa dependente, entao nao pode te fazer bem. Se nao te faz bem, entao vc nao deve valorizar isso. Nao concorda? Eh como uma bola de neve, toda vez que vc ficar se culpando ou pensando em excesso nisso isso vai tomando uma significancia maior no seu inconsciente. A famosa frase: ''quanto mais eu rezo mais assombracao aparece''. Eu sei que dificil num primeiro momento, mas entenda. Relaxe!!!! TODO MUNDO EM ALGUM MOMENTO SE DEPARA COM ALGO QUE NAO SE ESPERA. E antes de tudo desapegue-se do medo. Vc mesmo jah admitiu que ama sua esposa e eh louco por mulher. Relaxe, procure na internet as consequencias do medo e vera como o produto dela cria coisas assustadoras na sua mente. Estarei torcendo por vc, que logo vc volte a trilhar o caminho da paz.Isso vai passar! Se ainda tudo que eu disse nao serviu de conforto,eu espero que pelo menos um pouco eu tenho ajudado, Julio deve ter o contato da psicologa marisa (da reportagem). Peca e ele. E soh tenha certeza de algo: VC VAI SUPERAR ISSO!
Deus te abencoe em nome de Jesus!

Anônimo disse...

Boa noite Júlio,

Peço desculpas a você pelas minhas palavras e minha revolta. Eu logo vi que você não concordava com "aquilo". Eu tinha certeza de aquele anônimo era algum ativista gay querendo desmoralizar seu blog.
Estava na cara! Nem precisava ser muito inteligente para se perceber qual era verdadira intenção desse endemoniado.
E ainda fez questão de tentar desmoralizar o casamento.
Desculpa irmão!!

Lúcio/baiano

Anônimo disse...

Puxa, esse texto que eu escrevi logo acima tentando ajudar esse alguem que chegava desabafando, pra mim parecia que ela realmente precisava de auxilio. Se for mesmo um ativista gay tentando desmoralizar nossa causa, eu estou realmente decepcionado! Como pode alguem brincar com coisa tao seria? O que se passa na mente de uma pessoa assim? Ela nao mede a consequencia dos seus atos? Bem, no mais as palaras que eu escrevi no meu comentario anterior, continuam validas aquele que passar e as ver, e estiver numa situacao semelhante a relatada. Espero que ainda assim elas sejam de valia a alguem. Deus abencoe a todos os irmaos por esse trabalho que bate de frente contra o governo desse mundo.

PRESBÍTERO VALDOMIRO disse...

O Conselho Federal de Psicologia está cometendo uma verdadeira injustiça com a nossa irmã em Cristo. Esse mesmo Conselho se diz imparcial, mas está, na verdade, totalmente submisso aos ditames deste governo corrupto e dos homossexuais. É uma entidade que, desde já, merece o nosso total repúdio.

Para a irmã Marisa, eu digo o seguinte: amada irmã, você não está sozinha esta luta. O Senhor Jesus está contigo. E nós, cristãos, estamos com você. Desde já, pode contar conosco.

Aproveito para deixar alguns versículos para sua reflexão:

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor a Ti, somos entregues à morte todos os dias; fomos separados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores por Aquele que nos amou" (Romanos 8:35–37)

"Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre" (Salmos 125:1)

"No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, porque Eu venci o mundo" (João 16:33)

"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia Nele, e Ele tudo fará" (Salmo 37:5)

"Bem–aventurado é varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, e não se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor; e nela medita dia e noite" (Salmo 1:1–2)

"Bem–aventurados os que forem perseguidos por causa da justiça, porque é deles o Reino dos Céus; Bem–aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por Minha causa. Alegrai-vos e rejubilai, grande será o vosso galardão nos Céus; pois assim fizeram aos profetas que vieram antes de vós" (Mateus 5:10–12)

Oremos pela irmã Marisa, pois ela precisa, neste exato momento, de nossas orações (e também de todo o melhor apoio que pudermos dar).

Anônimo disse...

Aff, e a liberdade do paciente?? É o paciente que escolhe gente. Aaaaaaf :/

António Jesus Batalha disse...

Há algum tempo que não visitava o seu blog, hoje encontrei-o e demorei algum tempo a ver o que escreveu, fiquei maravilhado pois pode ver como está se preocupando com o próximo. Continue a proclamar o bom nome de Jesus e a edificar exortar e consolar os corações daqueles que precisam de Jesus. Sou feliz porque sei que nos iremos encontrar um dia, e receber o galardão dos nossos feitos.

MARIA disse...

Marisa Lobo é um exemplo de coragem,convicção e conduta cristã!
Que mulher corajosa!É uma bênção!

Anônimo disse...

Honório
Júlio, o anônimo cujo comentário foi retirado talvez não seja um ativista homossexual, tenha esse indivíduo querer externar uma aflição e no site só tenha lido condenações.
Não é varrendo para debaixo do tapete nossos problemas de cunho sexual que vamos ajudar. Se um irmão cristão tem esse tipo de problemas e os relata e não encontra apoio entre os seus, então onde procurar? Melhor se fechar, ler a bíblia sozinho e nem ir ao templo, inútil se faz a comunhão entre os que professam a fé, melhor o isolamento na fé como já é muito comum na Europa, onde praticamente não existem mais templos frequentados por religiosos, que preferem a fé isolada.
Respondendo a pergunta do anônimo:
Trata-se sim de pecado.
Tente encontrar ajuda na sua igreja e se não adiantar, abandone a igreja e busque ajuda de Deus sozinho, Ele "não abandona os seus".

Roberto disse...

Parabéns a essa moça!
Que bom que todos os profissionais cristãos não se submetessem a esse "cala a boca", essa ditadura.
Todos têm direito de sua escolha religiosa, que não interfere no bom préstimo de sua atividade!

bjaraujo disse...

O que mais me aborreceu neste episódio foi saber que Marisa de defendeu sozinha contra um horda de ativistas homoeróticos e anti-cristãos. Soube pelo True Outspeak de 4 de julho.
O pessoal da bancada sumiu. Sinceramente eu fiquei furioso com tamanha covardia.
Recomendo que assistam a esse episódio pois Olavo narra o que os liderem homossexuais fizeram contra cristão ao longo da história e dá-nos um rumo de como combater esse totalitarismo dos ativistas gays.

Julio Severo disse...

Essa informação de que Marisa estava sozinha está incorretíssima, bjaraujo! Fiz a cobertura dessa audiência e, como você pode ver na foto (http://juliosevero.blogspot.com/2012/06/ativistas-gays-tumultuam-audiencia-no.html), Marisa aparece com o Deputado Roberto Lucena, que é evangélico. Aliás, os ativistas gays estavam furiosos porque estavam ali muitos evangélicos. Portanto, dizer que Marisa estava sozinha é um desrespeito aos outros evangélicos que estavam ali também combatendo.

bjaraujo disse...

Obrigado, Júlio, pela informação.
Fico tranqüilo em saber que os burocratas cristãos estão acordados e ativos.

Tens algum vídeo da audiência?
Grato!

Rui disse...

Os ativistas gays são como uma manada de chacais, eles atacam em bando, e sempre de forma sorrateira e desonesta.

A Marisa Lobo não deve temê-los pois tem muita gente que já sabe que o movimento gay é nocivo e autoritário, e o que quer é calar qualquer oposição.

Muitos outros psicólogos vão se rebelar contra esse CFP. Aguardem! Eu mesmo vou divulgar essa denúncia para alguns psicólogos amigos.

Rui disse...

Feministas, abortistas e gayzistas têm dois coisas em comum:

ODEIAM AS LIBERDADES INDIVIDUAIS, DE EXPRESSÃO E RELIGIOSA, POR EXEMPLO,

e

ODEIAM AS MULHERES.

São 3 grupelhos autoritários.

ELISEU disse...

Apesar de não atacarmos física ou verbalmente os homossexuais, somos constantemente atacados por eles simplesmente por não aceitarmos o que eles fazem. Para que todos daqui tenham uma idéia do ódio que os homossexuais têm dos cristãos, o deputado homossexual Jean Wyllys censurou um cidadão (Carlos Vendramini) pelo Twitter simplesmente porque o mesmo se manifestou contra o PLC 122, o "kit gay" e o homossexualismo. E o próprio Jean Wyllys ainda teve o despeito de dizer que os cristãos são homofóbicos, fundamentalistas, preconceituosos, e que iria tomar providências contra os seus "inimigos" (não só os cristãos, como também todos os que são contra o homossexualismo).

Eu pergunto: a liberdade de expressão é permitida somente aos homossexuais? E para os cristãos e para as pessoas que são contra o homossexualismo, não pode haver liberdade de expressão? Que justiça é essa de 2 pesos e 2 medidas (tudo para os homossexuais, e nada para os cristãos e para os que são contra o homossexualismo)? Por acaso os homossexuais são tão especiais (ou tão privilegiados) para só eles terem todo e qualquer tipo de direito?

Caso os homossexuais estejam esquecidos, faço questão de relembrar a eles o que a nossa Constituição Federal diz sobre a liberdade de expressão. Leiamos:

– Artigo 5º, inciso IV: "É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"

Eu sou livre para dizer o que eu quero. E eu aproveito a minha liberdade para dizer aos homossexuais com todas as letras: SOU CONTRA O HOMOSSEXUALISMO E CONTRA TODA E QUALQUER LEI A FAVOR DOS HOMOSSEXUAIS! Sinto muito os homossexuais se sentiram ofendidos, mas eu penso assim (eles aceitem se quiserem)! Eles podem até me chamar de homofóbico, fundamentalista (ou qualquer outra coisa), mas eu não estou nem aí para o ódio que eles vão sentir da minha pessoa! Minha opinião é esta: sou contra o homossexualismo (e ponto final)!

– Artigo 5º, inciso VI: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias"

Ninguém pode me obrigar a deixar de crer em Deus e na Sua Palavra. Eu creio e obedeço ao que Ele me ordena. Se os homossexuais não quiserem aceitar o que eu digo (ou não quiserem se arrepender, e nem aceitar o que a Bíblia diz sobre o homossexualismo), é um direito que eles têm. Porém, me obrigar a mudar de opinião (só porque eles querem que eu aceite como certa uma coisa que é biblicamente errada) é algo que eu NUNCA vou fazer. Não vou mudar meu ponto de vista para agradar a ninguém (principalmente os homossexuais). Eu obedeço ao que a Bíblia diz:

"Importa antes obedecer a Deus do que aos homens" (Atos 5:29)

Se eu tiver que ser preso ou morrer pela verdade da Palavra de Deus, eu aceito com muito prazer a prisão ou a morte (até porque eu confio no Deus em quem eu creio). E digo mais: não tenho nenhum medo de ser preso ou de morrer, porque o Senhor Jesus, na Sua Palavra, garantiu aos Seus servos:

"Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida" (Apocalipse 2:10)

Já preguei o evangelho para muitos homossexuais. Mas, como quase sempre acontece na maioria das vezes, eles não me deram ouvidos. Muitos chegaram a rir da minha cara, me chamaram de homofóbico (e de outros nomes feios que eu nem vou citar aqui, por questão de educação), enfim, me insultaram de tudo quanto é jeito.

Só sei de uma coisa: estou com a minha consciência tranqüila. Cumpri a minha obrigação de cristão (que é pregar a Palavra de Deus). Se esses homossexuais não quiserem se arrepender, é problema única e exclusivamente deles. No dia do juízo final, será cada um por si diante de Deus na hora de prestar contas. É como alertou o apóstolo Paulo:

"Cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus" (Romanos 14:12)

Se os homossexuais e seus comparsas quiserem ver para crer, depois não vai ter desculpa de falta de aviso!

Alcides disse...

Amados. O que podemos dizer aos que afrontam ao Senhor; zombam da Sua Palavra; se levantam contra os que têm as Suas leis em seus corações? Nada mais do que a palavra proferida pelo arcanjo Miguel quando contendia com satanás a respeito do corpo de Moises. Nao proferindo nenhuma sentença, mas apenas: O SENHOR TE REPREENDA.