3 de dezembro de 2011

Wikileaks: governos fazem espionagem em massa de celulares e computadores

Wikileaks: governos fazem espionagem em massa de celulares e computadores

O site Wikileaks divulgou nesta quinta-feira (1) um sistema de espionagem em massa realizado por governos de diversos países em telefones celulares, computadores e também nos perfis de redes sociais de seus cidadãos. A prática, diz o documento, é adotada por ao menos 25 nações (entre elas o Brasil) por intermédio de 160 empresas de inteligência.
“Na prática, essa indústria [de espionagem] não é regulamentada. Agências de inteligências, forças militares e autoridades policiais podem, de forma silenciosa, em massa e secretamente, interceptar ligações e controlar computadores sem a ajuda ou conhecimento de empresas de telecomunicações. A localização física do usuário pode ser traçada se ele tiver um telefone celular, mesmo que o aparelho esteja em stand by”, afirma o documento do Wikileaks.
Esse vazamento foi chamado de projeto Spy Files (arquivos espiões) e, segundo o Wikileaks, mais informações serão publicadas sobre esse tipo de espionagem ainda nesta semana e também no próximo ano. O projeto fala ainda sobre a existência de muitas empresas que vendem equipamentos de espionagem em massa para agências de inteligência.
“Nos últimos dez anos, sistemas para espionagem indiscriminada em massa tornaram-se a regra. Empresas de inteligência como a VasTech vendem secretamente equipamentos que registram de forma permanente chamadas telefônicas de nações inteiras. Outras gravam a localização de cada telefone celular em uma cidade (...). Sistemas para infectar cada usuário do Facebook ou de smartphone de um grupo inteiro de pessoas estão no mercado de inteligência”, diz o documento do Wikileaks.
Fonte: UOL
Divulgação: www.juliosevero.com

2 comentários :

Eng Emerson Eduardo Rodrigues disse...

A prova disto está neste link aqui de tecnologia:

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/12/software-secreto-presente-em-milhoes-de-celulares-grava-sites-acessados-e-le-mensagens-de-texto.html

Anônimo disse...

Existem formas de burlar, enganar etc. A engenharia social é um exemplo. No fim eles sempre acabam se dando mal. Vejam que sempre tem a quebra do código de segurança, um desbloqueio ou completa substituição do programa. Enfim, um monte de imprevistos acontecem que acaba frustando os planos do maldosos. Quem foi que prometeu frustrar os planos daqueles que planejam o mal? O D'us Eterno Todo-Poderoso.