22 de setembro de 2011

Fé no Espaço: Por Trás da Missão de Levar uma Bíblia à Lua

Fé no Espaço: Por Trás da Missão de Levar uma Bíblia à Lua

Loren Grush
Foi um pequeno passo para o homem — e para alguns astronautas também foi um grande passo de fé.
Imagem de perto da primeira bíblia a ser levada à lua, impressa em microfilme, que será posta a venda em breve em um leilão de relíquias da era espacial.
Relíquias e peças decorativas da história da NASA estarão disponíveis em breve no Leilão de Autógrafos e Artefatos de Aviação Espacial da casa de leilões RR Auction, que terá início em 15 de setembro. O leilão irá vender uma carta de Neil Armstrong sobre suas primeiras palavras na lua, sua luva de treinamento e outros itens raros da história da aviação espacial.
Mas adivinhe o que está entre os itens mais raros a venda: uma versão completa da Bíblia do Rei James que viajou até a superfície da lua.
Mais de 800 tesouros da história das viagens espaciais — muitos deles usados por Buzz Aldrin, Neil Armstrong e Alan Shepard — serão leiloados em setembro.
“Tem apenas uma e meia por uma e meia polegada", disse o vice-presidente de marketing de vendas da RR Auction à FoxNews.com. “É preciso um microscópio para realmente lê-la, e é acima de tudo simbólica. Mas está toda lá. Toda a versão do Rei James".
A história das bíblias microfilmadas (houve várias, embora essa tenha sido a primeira a chegar à lua) quase foi envolta em mistério, em parte porque a NASA as registrou como “dados microfilmados” em vez de bíblias. 
A primeira bíblia lunar fez sua viagem em 5 de fevereiro de 1971 a bordo da Apollo 14. O piloto do módulo lunar Edgar D. Mitchell trouxe a bíblia consigo em homenagem aos astronautas da Apollo 1: Ed White, Gus Grissom e Roger Chaffee, que morreram em um incêndio na cabine durante testes na espaçonave. Era um sonho de White levar uma bíblia à superfície lunar, e Mitchell tornou esse sonho realidade.
Mas por que uma edição microfilmada? A fé é preciosa no espaço, mas espaço também é importante no espaço.
“Os astronautas tinham pequenas bolsas onde podiam levar objetos pessoais”, explicou Livingston. Essas bolsas não podiam ter mais do que meio quilo, então as bíblias eram impressas em microfilme para ficar dentro do limite de bagagem estipulado pela NASA. A microfilmagem permitiu colocar todas as 1.245 páginas dessa versão da bíblia em pequenos fragmentos de filme.
“Muitos astronautas traziam símbolos religiosos para o espaço, como cruzes. Essa foi apenas uma de muitas bíblias que chegaram à superfície da lua”, disse Livingston. 
Dezenas dessas escrituras quase microscópicas foram e voltaram da lua. A maioria foi dada a dignitários e políticos (George W. Bush possui uma em seu inventário). Mas a primeiríssima bíblia da Apollo 14 estará disponível — e os aficionados pelo espaço ao redor do mundo terão a chance de disputá-la nesse leilão.
Esse evento também chama atenção para a dicotomia religião/ciência, dois conceitos que há muito tempo são conhecidos como antagônicos. Em seu livro The Apostles of Apollo (Os Apóstolos da Apollo), Carol Mersch investigou como foi difícil para os astronautas e para a NASA falar das suas crenças religiosas.
“Esses exploradores não eram apenas homens da ciência. Muitos eram homens de fé”, afirma Mersch. “Expressar sua fé no espaço, no entanto, criou um dilema para muitos astronautas e suas agências governamentais, e talvez seja por isso que essa missão não tenha recebido tanta atenção da mídia quanto as outras conquistas do Projeto Apollo”.
Mersch cita a Apollo Prayer League, grupo religioso que muitos astronautas do projeto frequentaram. O grupo era liderado pelo Reverendo John Maxwell Stout, funcionário da NASA que dividia seu tempo entre cientista e capelão. De acordo com Merlch, reconciliar ambos os conceitos nunca foi difícil para Stout.
“Ele certamente partilhava da ideia de que ambos eram uma coisa só”. disse Mersch a FoxNews.com. Uma vez ele fez um comentário do tipo “Não tenho ressalvas quanto a Deus olhar por um microscópio junto com meus alunos”.
Livingston, que consultou vários astronautas das missões Apollo para o leilão, disse que muitos deles não tiveram problema em encontrar a fé a partir da sua ciência. Se muito, fez apenas aumentar a convicção que tinham, concluiu Livingston.
“Não é incongruente a junção de espiritualidade e ciência”, explica Livingston à FoxNews.com “Encontrei-me com vários astronautas, e um deles me disse: ‘Eu sei que o infinito existe’. Perguntei como ele sabia disso, e ele me disse: 'Porque eu vi! Sentei na varanda de Deus todos os dias, e vi”.
“Tudo bem que são engenheiros e cientistas, mas eles também passam por momentos de muito stress e terror”. É natural que eles busquem conforto em algum tipo de espiritualidade”.
Traduzido por Luis Gustavo Gentil

4 comentários :

Jose Guilherme Schossland disse...

Caro Julio, Saudações. Talvez não seja assim como nos contaram, a começar pelo avental do astronauta usado para a "efeméride", senão vejamos em:
http://www.mensagensdemaria.org/VerMensagensDeMaria.php?codigo_artigo=23
http://www.youtube.com/watch?v=4IApVE5xLIA&feature=related

Anônimo disse...

Julio

É bem provável que voce já saiba, mas hoje eu digitei seu nome no Google para acessar seu blog e o segundo tópico que apareceu foi: "Julio Severo, um lobo em pele de cordeiro"... Do blog Observatório "Cristão"...

http://www.observadorcristao.com/2011/08/julio-severo-um-lobo-em-pele-de.html

Eu o li por curiosidade e fiquei enojado... O sujeito não se limita a calunia-lo, mas também conta com o apoio do delinqüente verbal Luan Cunha, gayzista que volta e meia aparece por aqui falando bobagens e querendo aparecer...
Fora isso, nos comentários há muitas pessoas o defendendo usando palavrões e palavras indignas de um Cristão... Desconfio que homossexuais tenham feito isso para fazer com que quem leia os comentários tenha uma idéia equivocada de voce e de quem acessa seu blog... Ou seja, a tática gayzista de ridicularizar e desmoralizar seu adversário com mentiras e farsas sem cabimento, que infelizmente dá certo com muita gente...
O Observatório "Cristão" me lembrou muito aquele blogueiro que se dizia um cristão revoltado, mas era somente um gayzinho infeliz... Na primeira oportunidade, deu as costas para Deus e se revelou um pervertido que não merece a menor confiança...

Fica dado o recado...

Finalizo com a recado que coloquei em meu comentário lá no Observatório (anti)Cristão, que até o momento não foi publicado...

"Quem dera o mundo tivesse mais "lobos" como Julio Severo e menos "cordeiros" como voce... Seria com certeza um lugar melhor"

sds... Continue o ótimo trabalho e não se deixe intimidar por esse tipo de manifestação...

Sandro

Julio Severo disse...

Olá, Sandro! Esse artigo que você leu foi publicado no site Observador Cristão, cujo dono e fundador foi o Danilo Fernandes, do Genizah: http://juliosevero.blogspot.com/2011/09/o-kinsey-gospel-do-brasil-e-o-marketing.html

Conforme vem sendo denunciado por ex-companheiros de Danilo, ele se traveste nos comentários. Daí, aqueles que aparecem ali me "apoiando" com palavrões bem podem ser o próprio Danilo, que se disfarça no Observador Cristão como pastor conservador fundamentalista.

Anônimo disse...

Julio

Eu fiquei realmente chocado com o monte de bobagens que esse sujeito postou em seu blog... Ele por exemplo diz que voce é covarde por ter fugido do país, se esquecendo que Moíses e Elias, dois dos maiores profetas da historia da humanidade, também tiveram que fugir em determinado momento de sua vida... Nem o Senhor deixou de se retirar de alguns lugares porque estavam pensando em mata-lo... Ele diz que voce deveria cumprir as leis do país... Então Daniel também deveria ter cumprido a lei do país em que morava e se curvado diante da imagem de Nabucodonosor... Ele simplesmente se esquece que nossa constituição é a Bíblia e ela está acima de QUALQUER lei feita pelo homem... Diz ainda que se voce não devesse, não deveria temer... Hahahahahahaha... É realmente de fazer rir... Será que ele já ouviu falar de um homem chamado Jesus Cristo ???? O Senhor NADA devia e foi condenado ao pior tipo de morte possível só porque falou o que não agradava ao poderosos da época... O mesmo aconteceu com João Batista, com vários apóstolos, e também com profetas... Se alguem vive no país mais ímpio do mundo, que esperança pode ter de justiça... Justiça vinda do STJ ??? Eles não saberiam o que é justiça nem se um kilo dela lhes fosse enfiada garganta abaixo... O será que ele espera que voce tivesse fé na justiça do PT ???
Mudando um pouco de assunto, gostaria de usar esse espaço para novamente fazer um alerta sobre como as historias em quadrinhos estão sendo usadas para disvirtuar os jovens... Vejam o link abaixo...

http://omelete.uol.com.br/dc-comics/quadrinhos/nova-dc-comics-estelar-e-mulher-gato-em-cenas-de-sexo-no-reboot/

Nas páginas demonstradas, há cenas de sexo quase explicito entre o Batman e sua inimiga Mulher Gato... Em outra edição a personagem Estelar pergunta a outro personagem, com a maior naturalidade se ele quer fazer sexo com ela (eu me senti dentro do "Admirável Mundo Novo"... Aldous Huxley se sentiria orgulhoso)...

Senhores pais, é MUITO importante que voces não deixem que seus filhos leiam esse tipo de material... Não é apenas sexo, mas todo outros tipos de blasfêmias e difamações contra Deus que corre nas páginas da maioria das hqs de heróis e outras que temos hoje em dia... Na atual reformulação do Superman, o autor da historia chegou a afirmar que o personagem seria "mais socialista"...
Eu tentei durante muito tempo alertar os leitores desse tipo de material do que estava sendo feito... Fiz isso da mesma forma que faço aqui, através de comentários em blogs... O que ganhei em troca foi xingamentos, ofenças, ameaças e cancelamento de contas em servidores...
Se voce estiver interessado, Julio, posso escrever um texto detalhado sobre como os quadrinhos estão sendo usados pelo diabo como propaganda... Acredite, eu entendo muito disso, pois tive minha mente lavada por historias do personagem Jonh Constantine até o senhor Jesus me libertar...

Fique com Deus...

sds

Sandro