28 de outubro de 2010

Papa exorta bispos do Brasil a denunciarem explicitamente o aborto nas próximas eleições

Papa exorta bispos do Brasil a denunciarem explicitamente o aborto nas próximas eleições

Matthew Cullinan Hoffman, correspondente na América Latina
CIDADE DO VATICANO, 28 de outubro de 2010 (Notícias Pró-Família) — O Papa Bento 16 está orientando os bispos católicos do Brasil a denunciarem explicitamente as ideologias que justificam o aborto, apenas dias antes de uma acalorada disputa eleitoral presidencial em que a candidata com mais chance de vencer tem sido acusada de apoiar a descriminalização do aborto.
Num discurso dado para um grupo de prelados brasileiros presentes em Roma para uma visita de programação habitual, Bento declarou que “ao defender a vida não devemos temer a oposição e a impopularidade, recusando qualquer compromisso e ambiguidade que nos conformem com a mentalidade deste mundo“.
Chamando o aborto de “ação intrinsecamente má” que é “moralmente inaceitável e incompatível com a dignidade da pessoa”, o papa acrescentou que “quando os projetos políticos contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto ou da eutanásia, o ideal democrático — que só é verdadeiramente tal quando reconhece e tutela a dignidade de toda a pessoa humana — é atraiçoado nas suas bases”.
“Portanto, seria totalmente falsa e ilusória qualquer defesa dos direitos humanos políticos, econômicos e sociais que não compreendesse a enérgica defesa do direito à vida desde a concepção até à morte natural”, o papa também disse.
As palavras do papa serão provavelmente interpretadas como apoio aos bispos e outros líderes religiosos do Brasil que têm se manifestado de forma clara nas semanas recentes contra o Partido dos Trabalhadores, que está no governo, e Dilma Rousseff, sua candidata presidencial que mais chance tem de vencer.
Rousseff e o Partido dos Trabalhadores têm apoiado de forma pública a descriminalização do aborto no Brasil, mas durante a eleição Rousseff recuou de sua posição do passado. Ela agora diz que é “pessoalmente contra” o aborto e até o chama de um ato de “violência” contra as mulheres. Ela assinou uma declaração pública afirmando sua oposição pessoal à descriminalização do aborto, mas vem se negando a dizer se vetará leis a favor do aborto.
A oposição enérgica e bem explícita de alguns bispos no episcopado brasileiro, tais como Luiz Gonzaga Bergonzini da diocese de Guarulhos, tem sido denunciada por outros bispos católicos, um dos quais acusou Bergonzini de violar as leis de campanha. A carta dele que incentivava as pessoas a votar contra o Partido dos Trabalhadores foi removida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil do site da CNBB durante a campanha. As palavras do papa provavelmente fortalecerão tais prelados em seu conflito com seus colegas mais tímidos.
Cobertura anterior de LifeSiteNews:
Candidata pró-aborto com mais chance de vencer a presidência do Brasil luta contra crescente onda de sentimento pró-vida
http://noticiasprofamilia.blogspot.com/2010/10/candidata-pro-aborto-com-mais-chance-de.html
YouTube censura pregação pró-vida assistida por milhões de brasileiros
http://noticiasprofamilia.blogspot.com/2010/10/youtube-censura-pregacao-pro-vida.html
Governo brasileiro ameaça Igreja Católica por causa de oposição à candidata presidencial pró-aborto
http://noticiasprofamilia.blogspot.com/2010/10/governo-brasileiro-ameaca-igreja.html
Candidata presidencial do Brasil com mais chances de vencer declara-se “pessoalmente contra” o aborto
http://noticiasprofamilia.blogspot.com/2010/09/candidata-presidencial-do-brasil-com.html
Pastor brasileiro é ameaçado pelo governo por se opor às políticas pró-aborto
http://noticiasprofamilia.blogspot.com/2010/09/pastor-brasileiro-e-ameacado-pelo.html
Traduzido por Julio Severo: www.juliosevero.com
Veja também este artigo original em inglês: http://www.lifesitenews.com/ldn/2010/oct/10102810.html
Copyright © LifeSiteNews.com. Este texto está sob a licença de Creative Commons Attribution-No Derivatives. Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Notícias Pró-Família”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Notícias Pró-Família ou LifeSiteNews.com em português tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para “NoticiasProFamilia.blogspot.com”. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Notícias Pró-Família ou LifeSiteNews.com que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes.

13 comentários :

Anônimo disse...

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=55975&tid=5318138109203251911&na=4&nst=8630&nid=55975-5318138109203251911-5533146414002897621

Manifesto do PT de Belo Horizonte chama as Igrejas Evangélicas de "Seitas".

O termo "seitas" foi usado pelo Diretorio do PT em Belo Horizonte.

Anônimo disse...

Julio ! Os evangélicos não podem ficar atrás da Igreja Catolica.
Como o Papa é autoridade maxíma da Igreja Catolica, este centralismo ajuda a marcar a posição da Igreja no mundo. Essa é a posição oficial da ICR sobre Aborto, e outros temas, mundialmente.
Os evangélicos como se dividem em muitos grupos e são descentralizados.
Precisão se reunir mundialmente e fazer um manifesto marcando posição contra o aborto.
Como os catolicos estamos espalhados pelo mundo,mas temos uma mesma posição de ser contra o aborto mundialmente.
Só precisamos fazer essa Declaração Muldialmente para que todos conheção nossa posição.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o comentario do anonimo acima. A Igreja Catolica tem uma lideranca e isso faz uma diferenca enorme (tanto para o bem quanto para o mal). Alias, muito me admira (de forma positiva) a posicao da Igreja Catolica nesses ultimos tempos, mantendo-se geralmente fiel aos valores cristaos ao invez de ceder a politicagem satanica atual. Espero que continue assim. Hoje em dia quem esta se corrompendo e a igreja evangelica, pasmem!! Em muitos paises da Europa quem se converte vira catolico e nao evangelico. A Igreja Catolica pode ter muitas falhas, mas a evangelica tb tem. E mais: por se julgar dona da verdade e adorar condenar todo cristao nao evangelico ao inferno,a obrigacao de se opor a tais coisas e ainda maior. Nao estou querendo dizer com isso que a igreja evangelica precisa de lideranca centralizada como a Igreja Catolica, mas que temos que nos unir para defender os valores cristaos, isso e fato!

Anônimo disse...

Alguns nomes de padres e bispos católicos que se pronunciaram contra o aborto e contra o PT:

Dom Luís Gonzaga Berzonzini

Dom Aldo Di Cillo Pagotto

Dom Beni (bispo de Lorena)

Pe. José Augusto Susa Moreira

Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz

Pe. Paulo Ricardo

Para ler textos desses clérigos recomendo dois sites muito bons:

http://naomatar.blogspot.com/2010/10/videos-imperdiveis.html

http://www.rainhamaria.com.br/Inicial

Alex disse...

Pedro falou, o mundo ouviu!

Dilma tentou desqualificar o papa, mas a verdade é que todos ouviram e não dar mas para fingir-se católico, a posição da Igreja está marcada, a missão dos bispos está posta a mesa e a doutrina cristã precisa de defensores e divulgadores ao preço do seu próprio sangue.

Anônimo disse...

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=150746&tid=5533162138136154693

Panfleto distribuido pelo PT de Belo Horizonte chama Igrejas Evangélicas de "SEITAS""

Anônimo disse...

Vejam! Jovem católico declara votar em Serra no segundo turno para impedir que Dilma e o PT continuem no poder!

http://www.deuslovult.org/2010/10/29/declaracao-de-voto/

Silvio Ricardo disse...

Viva os homens de coragem e de bem deste país!

Ninguém escapa da Justiça Divina! Os canalhas que infestam e depravam a vida da nossa nação pagarão caro!

Roberto Domingos disse...

Se a CNBB se preocupasse em seguir as orientações do Santo Padre não apoiaria nem acolheria grupos de orientação Marxista como o CIMI e outras pastorais, é ilusão achar que a orientação do Papa será divulgada em todas as dioceses. Raros são os Bispos e padres hoje que demonstram o amor ao Cristo e respeito pela Igreja. Mas o que é deles está guardado, no dia do julgamento serão separados das ovelhas e entregues a quem de direito.

Anônimo disse...

Dom Maunel Pesta, bispo emérito de Anapólis, também se pronunciou contra o PT e dilma Roussef.

http://www.providaanapolis.org.br/serrince.htm

Anônimo disse...

É interessante também notar a coincidência entre o que diz o Papa e o Catecismo da Igreja Católica, tendo em vista que o Papa é o guardião da doutrina católica e o Catecismo a síntese oficial da fé católica.

2246. Faz parte da missão da Igreja «proferir um juízo moral, mesmo acerca das realidades que dizem respeito à ordem política, sempre que os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigirem utilizando todos e só os meios conformes com o Evangelho e o bem de todos segundo a variedade dos tempos e circunstâncias» (31).

http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s2cap2_2196-2557_po.html

Anônimo disse...

Caro Julio, por favor, peço ao senhor para divulgar o link do artigo do Pe. Lodi com orientações para votar neste segundo turno (ainda há tempo). Desde já, obrigado.

http://naomatar.blogspot.com/2010/10/ultimas-orientacoes-sobre-como-votar_30.html

Anônimo disse...

Para saber mais sobre essa confussão dentro da Igreja Católica:

http://intribulationepatientes.wordpress.com/2010/10/31/todo-poder-aos-sovietes-quer-dizer-as-conferencias-episcopais/

Renan