25 de julho de 2010

A briga pelo voto evangélico

A briga pelo voto evangélico

Marina Dias e Adriana Caitano
Os candidatos à Presidência estão de olho no voto dos evangélicos. Não por acaso. Juntos, os evangélicos representam cerca de 25% do eleitorado brasileiro, que é de 135 milhões de pessoas. Ou seja, uma massa de 33 milhões de eleitores.
Na corrida por essa encorpada fatia do eleitorado, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) estão na frente. Eles brigam ferozmente pelo apoio das gigantes Assembleia de Deus e Igreja Universal. Ironicamente, a candidata do PV, Marina Silva, única evangélica da disputa, é quem tem mais dificuldades para costurar apoios com uma das frentes religiosas.
O maior imbróglio está na Assembleia de Deus. A igreja é dividida em duas partes — a Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil (Ministério de Madureira) e a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB). No total, a instituição conta com 16 milhões de seguidores, sendo que a corrente majoritária, a CGABD, liderada pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa, conta com 10 milhões. Neste campo, é o tucano José Serra quem tem vantagem, já que é amigo do pastor e contou com seu apoio no segundo turno das eleições de 2002.
De acordo com o presidente do Conselho de Comunicação da CGADB, pastor Mesquita, a Assembleia de Deus “não apoia nenhum candidato oficialmente”. Ele afirma que a ala majoritária “demonstra apoio a José Serra e proximidade com ele”. “Há uma resistência da CGADB a Dilma Rousseff, que é muito progressista e liberal em assuntos como aborto e casamento gay. Não negamos direitos a ninguém. Eles [os homossexuais] têm direito de fazer o que quiserem, mas não absorvemos essas ideias e somos totalmente contrários a elas”.
A outra ala da Assembleia de Deus, conhecida como Ministério Madureira, conta com 6 milhões de seguidores e está com Dilma. Neste sábado, o deputado federal Pastor Manoel Ferreira (PR-RJ), líder da convenção nacional, organizou um evento em Brasília com fieis de diversas igrejas evangélicas para apoiar a petista, como Assembleia de Deus, Sara Nossa Terra e Igreja Universal do Reino de Deus. Segundo o deputado-pastor, o apoio à ex-ministra foi negociado e eles teriam recebido a promessa de Dilma de que um eventual governo petista deixaria questões polêmicas como a legalização do aborto e a união civil entre homossexuais para serem discutidas apenas pelo Congresso. [Nota de Julio Severo: a mesma promessa que Lula fez em 2002 aos mesmíssimos líderes evangélicos.]
A escolha de Marina — Enquanto isso, a candidata do PV à Presidência, Marina Silva, não encontra apoio oficial nem mesmo na igreja à qual pertence. A verde é da Assembleia de Deus desde 1997 e, segundo a CGADB, “a igreja deveria ter amadurecimento para anunciar um apoio oficial a Marina”. Segundo representantes da convenção, a igreja poderia exigir dela um governo norteado pelos “ensinamentos cristãos”. Mas não foi isso que aconteceu.
A assessoria de Marina Silva, por sua vez, afirma que a candidata defende um estado laico e não discrimina a fé. “Marina reconhece que os evangélicos são um público a quem ela deve atenção por fazer parte dele, mas não faz um direcionamento específico para nenhum grupo religioso”.
Universal e a confusão de Dilma — A ex-ministra ganhou — mais uma vez — uma herança do governo Lula: o apoio da Igreja Universal. Com 13 milhões de fieis, a instituição apoiou Lula em 2002 e 2006. Um dos elos de Dilma com a igreja é o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que, de acordo com sua assessoria, tem uma amizade “antiga e pública” com o presidente Lula. Além disso, quando defende a ideia de que o aborto deve ser tratado como questão de saúde pública, e não rejeitado por princípio, a candidata petista não se choca frontalmente com os preceitos do líder da Universal, o pastor Edir Macedo, que se diz favorável à prática em diversas situações.
Essa não é, obviamente, a posição da Igreja Católica. Nesta semana, o bispo de Guarulhos (SP), dom Luiz Gonzaga Bergonzini, defendeu o boicote à candidatura de Dilma por considerar que o PT é a favor da interrupção da gravidez. Para tentar resolver esse impasse, Lula interveio: nomeou seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, um ex-seminarista, para aproximar a petista da Igreja Católica. [Nota de Julio Severo: Parabéns a Dom Bergonzini por sua postura corajosa e profética!]
Divulgação: www.juliosevero.com
Abra o olho: Fidel Castro, Lula e Dilma Rousseff

6 comentários :

SVM disse...

Como um evangélico pode ter a intenção de votar em Roussef foge à minha compreensão. Acredito que sejam pessoas COMPLETAMENTE alienadas relativamente ao que o PT tem feito no nos últimos anos interna e externamente...

José Luiz disse...

Olá Júlio Severo, admiro seu trabalho e a sua coragem, parabéns! Meu nome é José Luiz, estou como Conselheiro Tutelar em Bananeiras/Pb, e estou aqui só para lhe informar que tenho postado alguns dos seus textos no blog do Conselho Tutelar de Bananeiras/Pb, http://conselhotutelar.wordpress.com/noticias/
Um abraço.

J. Carlos disse...

Esse apoio da Assembléia de Deus Madureira a Dilma já rendeu até piada do Vanguarda Popular.
.
"A Assembléia de Deus e o Advogado do Diabo" - http://www.vanguardapopular.com.br/portal/comentario-popular/183-a-assembleia-de-deus-e-o-advogado-do-diabo

Julio Severo disse...

Parabéns por seu trabalho e coragem, José Luiz! Você está atuando numa importante frente de batalha! Peço que os intercessores que lerem seu comentário te sustentem em oração, pois sua posição é estratégica. Deus te abençoe!

Silvio Ricardo disse...

Pode chamar de pastor, bispo, missionário, espírita, evangélico ou católico.

Qualquer um que defenda ABORTO, HOMOSSEXUALISMO e outras loucuras é servidor fiel do Diabo.

moises mota disse...

boa tarde a todos os sinceros irmãos em cristo, meu nome é moisés mota gomes de almeida,(MOISESKATHON@YAHOO.COM.BR), sou membro da AD de madureira em brasilia, quero me dirigir respeitosamente a todos os que compartilham suas opiniões neste canal. gostaria de compatilhar convosco de um fato ocorrido comigo;(ASSUMO TODA RESPONSABILIDADE PELO QUE ESTOU POSTANDO NESTE COMENTÁRIO) eu estive na ocasião em que a candidata Dilma veio na catedral das assembléias DEUS EM BRASILIA e foi recebida no templo com todas as honrarias, inclusive com direito a irmãs trajadas de finos trajes vermelhos para fazer ala para que ela pudesse ser recebida pelo bispo manoel ferreira; alias ele nem sequer consultou os pastores presidentes sobre a opinião deles sobre o fato da instituição apoiar de forma unilateral a candidata Dilma, ele simplismente começou a reunião e declarou que a Aseembléia de Deus estaria apoiando a presidenciável..., e realmente é verdade que os pastores e obreiros em sua maioria estavam ali obrigados, o clima era o mais eclético e estranho possivel, eu nunca pensei que veria joazinho trinta em pessoa pisar numa assembléia de Deus, pois eu vi, o que que a politica naõ faz? ele estava lá para engrossar a fileira da Dilma; mas o que mais me chamou atenção foram aqueles dois humildes obreiros servos de Deus abrirem uma faixa de protesto e repúdio contra o que estava acontecendo no templo, de pronto estavam ali algumas emissoras de tv, e alguns jornais registrando aquele protesto e entrevistando aqueles irmãos, derrepente uma reporter me franqueou a oportunidade de registrar meu protesto também, de imediato declarei que um lider religioso não pode vender seus liderados, e que aquele ato não representava a verdadeira fé cristã e que o Dr Bispo Manoel Ferreira estava corrompido e vendido por interesses obscuros...qual não foi a minha surpresa irmãos que um dos filhos do manoel ferreira (MAGNO) me viu dando a entrevista e foi incisivamente em minha direção para me agredir, agarrou-me pelo terno e me disse que não deveria estar ali dando entrevista nenhuma, QUE EU ERA UM REBELDE DESOBEDIENTE E PERTURBADOR DA ORDEM, eu de pronto me defendi, esquivei-me dele, E LHE DISSE QUE EU SÓ NÃO PODIA FICAR CALADO ENQUANTO VIA O POVO DE DEUS SER VENDIDO DE FORMA TÃO DESCARADA NA QUELE LUGAR.
ALIAS IRMAÕS SINCERAMENTE ME PERDOEM O COMENTÁRIO, MAS ATÉ AGORA EU NÃO SEI O QUANTO OFERECERAM PARA O MANOEL FERREIRA VENDER A ASSEMBLEIA DE DEUS, SERÁ QUE FOI POR CABEÇA DE MEMBRO DA INSTITUIÇÃO, IGUAL AGENTE FALA NA ROÇA "te vendo este rebanho de porteira fechada com tudo que tem dentro"
A paz de Cristo irmãos...depois eu volto contando outra..Que Deus nos ajude e nos livre dos homens mentirosos que querem fazer de nós negócio com palavras fingidas.