5 de abril de 2009

Grupo gay sofre derrota na Câmara Municipal de Curitiba

Grupo gay sofre derrota na Câmara Municipal de Curitiba

Julio Severo

A Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPD) tentou conquistar o título de utilidade pública, com a ajuda de um projeto da vereadora Josete (do PT), porém sua tentativa foi rejeitada pela Câmara Municipal de Curitiba.

Com o título, a APPD poderia captar verbas através de projetos e convênios com o poder público e ainda conseguir isenção da taxa de alvará de funcionamento. Além disso, a APPD poderia “trabalhar” junto com instituições do Estado, inclusive escolas públicas — o que resultaria em maior doutrinação homossexual nas salas de aula, desta vez realizada pelos membros GLBT — Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais — da APPD.

A Câmara Municipal de Curitiba não aprovou o pedido da APPD. Embora fossem minoria ali, ativistas homossexuais enfrentaram evangélicos e fizeram tumulto durante a votação.

Cidadãos evangélicos lotaram as galerias da Câmara de Curitiba para pedir aos vereadores que agissem contra a medida de privilegiar um grupo homossexual militante. Por sua vez, ativistas gays pressionaram os vereadores, usando o argumento gasto de que a não aprovação equivale a preconceito. Qualquer vereador que não concordasse com o projeto era sumariamente tachado de preconceituoso.

O vereador pastor Valdemir Dias disse que os recursos públicos não devem ser usados na agenda gay. Para ele, esses recursos devem ser mais bem investidos. Ele foi vaiado pelos militantes gays presentes.

Por sua vez, a vereadora Noêmia Rocha explicou a falta de bom senso em privilegiar uma entidade ligada a paradas que envolvem imoralidades. “Entendemos que há excesso nessas passeatas gays”, disse ela.

Apesar da mobilização de ativistas homossexuais, que tentaram vencer no grito, a bancada evangélica mobilizou dois grupos para se revezarem no acompanhamento da votação, para pressionar os vereadores.

Mesmo sob o clima hostil e com a franca parcialidade da imprensa ao grupo homossexual, a mobilização evangélica mostrou que a força do povo vence a força da manipulação, pressões e mentiras.

Fonte: www.juliosevero.com