12 de julho de 2007

Harold O.J. Brown, moderno herói da ética cristã

Harold O.J. Brown, moderno herói da ética cristã

Julio Severo

Domingo, dia 8, faleceu o Dr. Harold O.J. Brown, editor do prestigioso The Religion & Society Report, um boletim evangélico de alto nível intelectual, moral e ético, defendendo sempre o valor insuperável da vida humana inocente. O Dr. Allan Carlson, presidente do Centro Howard para a Família, Religião & Sociedade, expressou profunda tristeza pela morte de Brown, chamando-o “um herói da fé, serviço e erudição cristã”.

“Como nosso editor do Religion & Society Report durante 18 anos, nosso diretor do Centro de Religião & Sociedade e nosso amigo, todos aqui no Centro Howard sentirão muita falta dele”, disse o Dr. Carlson.

O Dr. Brown deixou para os americanos um precioso legado de erudição cristã e trouxe rigor teológico e filosófico ao debate ético e cívico nos EUA.

Por meio do Religion & Society Report, o Dr. Brown oferecia análises sólidas das controvérsias culturais e questões públicas a partir de uma perspectiva cristã. As questões discutidas incluíam a autoridade cívica da Bíblia, o aborto e a eutanásia, ética médica, tendências teológicas nas igrejas americanas e européias, liberdade religiosa e notícias sobre os cristãos perseguidos em outros países. Os artigos do Dr. Brown freqüentemente lidavam com crentes de diferentes denominações em áreas da moralidade sexual, bioética e vida familiar.

Talvez ninguém melhor para descrever o trabalho do Dr. Brown do que Charles Colson, fundador de Prison Fellowship. Colson declarou:

“Harold O.J. Brown é uma das mentes afiadas que conheço. Devoro tudo o que ele escreve. Sempre fico na expectativa ao receber cada edição do Religion & Society Report. É relevante e sempre útil para mim”.

Concordo plenamente. Sendo leitor do Religion & Society Report há alguns anos, pude apreciar o valor do conteúdo ético dos artigos do Dr. Brown. Por isso, me senti honrado, em julho do ano passado, de ser convidado por ele para escrever um artigo de doze páginas descrevendo a realidade das questões homossexuais na sociedade brasileira. Na época do convite, ele estava em Wittenberg, na Alemanha, dando aula de teologia. O artigo, intitulado Behind the homosexual tsunami in Brazil, deu aos líderes e público evangélico americano um conhecimento sobre o Brasil que eles não tinham, numa edição exclusiva do Religion & Society Report contendo apenas meu texto.

A mente aguçada do Dr. Brown viu a necessidade de se divulgar pela primeira vez, de forma ampla, a triste condição do Brasil e suas igrejas, que estão afundando na areia movediça das alianças profanas com políticas e políticos inescrupulosos.

Embora saibamos que a morte de um cristão valoroso é tristeza, pela ausência de seu trabalho e vida, reconhecemos que chega a cada de nós um o dia de partir. Mas, sem dúvida alguma, quão bom é partir para Jesus.

Brown era professor do Seminário Teológico Reformado e outros seminários. Christianity Today, entre muitas outras revistas evangélicas americanas, comenta a morte de Brown no artigo Theologian Harold O. J. Brown Dies at 74.

Para quem entende inglês, os excelentes artigos do Dr. Brown estão disponíveis online aqui.

Fonte: www.juliosevero.com

Nenhum comentário :