18 de maio de 2007

Pediatras se manifestam a favor das células-tronco adultas

Pediatras se manifestam a favor das células-tronco adultas

Ed Thomas

OneNewsNow.com

Uma declaração do Conselho Federal de Pediatria dos EUA diz que a organização “recomenda o apoio exclusivo de pesquisas já comprovadas de células-troncos adultas”, e cita resultados em tratamentos bem-sucedidos de medulas espinhais danificadas, insuficiência cardíaca, doença de Parkinson, diabetes e muitas outras doenças.

As pesquisas de células-tronco usam fontes tais como fluído amniótico humano, sangue do cordão umbilical, placenta e sangue adulto, e órgãos. O porta-voz Dr. Joseph Zanga diz que os resultados das pesquisas com células-troncos embrionárias não se comparam aos resultados das pesquisas com células-troncos adultas

“As células-troncos embrionárias”, afirma Zanga, “não parecem funcionar. Não só isso, elas também parecem em mais do que raras ocasiões provocar problemas adicionais”. Esses problemas incluem resultados catastróficos como a produção do órgão errado, a formação de tumores e a rejeição imunológica, aponta ele.

“Contudo”, observa o representante do Conselho Federal de Pediatria, “há gente fazendo campanhas a favor de pesquisas com células-tronco embrionárias, que destroem uma vida. Isso não é ético”. Esse fator ético é só uma das razões por que o CFP sente que precisa se opor às fortes campanhas de publicidade de pesquisas embrionárias nos meios de comunicação, no público em geral e nas assembléias legislativas, diz ele.

“Aqui temos uma situação em que algo que já foi provado que funciona, embora precisa se desenvolver mais, está sendo frustrado e reprimido por algo que já se provou não funciona e até já se provou ser prejudicial em vários casos”, declara Zanga. À luz dos fatos, ele crê que o apoio do CFP às pesquisas com células-troncos adultas faz sentido, enquanto a promoção de pesquisas com células-tronco embrionárias não é ético e não faz sentido.

Traduzido e adaptado por Julio Severo: www.juliosevero.com.br; www.juliosevero.com

Fonte: OneNewsNow.

Leitura recomendad: Clonagem humana: manipulando a vida

Nenhum comentário: