31 de maio de 2005

Mulheres que têm muitos bebês sofrem menos riscos de vários tipos de câncer

Mulheres que têm muitos bebês sofrem menos riscos de vários tipos de câncer

BRISBANE, Austrália, 30 de maio de 2005 (LifeSiteNews.com) – Pesquisadores australianos confirmaram pesquisas que mostram que mulheres que têm muitos bebês desenvolvem importantes proteções contra o aparecimento não só do câncer de mama, mas também de outros tipos de câncer mais tarde na vida, como câncer do cólon e reto, ovário e útero.

“Quanto mais filhos a mulher tem, maior a proteção”, afirmou o especialista em estatística médica Steven Darlington, membro de um grupo no Instituto Queensland de Pesquisas Médicas, que conduziu a pesquisa, de acordo com informação de news.com.au. “Parece que um aumento nos hormônios produzidos durante a gravidez protege contra o câncer, mas não sabemos exatamente como e por que acontece isso”.

Depois de estudar os índices de câncer e correlacioná-los com o número de filhos nascidos para 1 milhão e 200 mil mulheres suecas, Darlington e seus colegas constataram uma correlação significativa entre número de filhos e incidência de câncer, observando que ter muitos filhos é de modo especial uma proteção contra o câncer do cólon e do reto.

Além disso, iniciar uma família em idade mais jovem confere proteção significativa contra o câncer de mama, em comparação com mulheres que começaram suas famílias mais tarde na vida. Essas descobertas foram relatadas na revista Twin Research and Human Genetics.

Notícia relacionada em inglês:
Ter menos filhos significa mais câncer para as mulheres:
http://www.lifesite.net/ldn/2002/jul/02071904.html

Traduzido e adaptado por Julio Severo: www.juliosevero.com.br

Fonte: LifeSiteNews.com - Monday May 30, 2005.

Nenhum comentário: