27 de abril de 2005

John Peter Muhlenberg: um evangélico de oração e ação

John Peter Muhlenberg: um evangélico de oração e ação

Julio Severo

No final do século XVIII, os Estados Unidos estavam entrando em guerra para obter sua independência da maior potência mundial: o Império Britânico. O que um cristão deveria fazer: participar ou não da luta pela independência?

Em 1775, depois de pregar uma mensagem baseada em Eclesiastes 3:1 (“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” [RC]), o pastor luterano John Peter Muhlenberg concluiu sua mensagem dizendo:
“Na linguagem dos Escritos Sagrados, há um tempo para todas as coisas. Há um tempo para pregar e um tempo para lutar. E agora é tempo de lutar”.
Ali mesmo no púlpito da igreja, ele removeu suas vestes clericais, revelando o que ele estava vestindo por baixo: um uniforme de oficial do exército. Naquela tarde, liderando 300 homens de sua congregação, o Pr. Muhlenberg marchou para se juntar às tropas do General George Washington, onde ele se tornou coronel. Ele serviu até o final da guerra.

Depois, foi vice governador do Estado da Pensilvânia em 1785. Ele também foi deputado federal e senador nos EUA.

O Pr. Muhlenberg atribuiu sua disposição de viver uma vida cristã ativa às experiências de sua própria infância, quando ele foi poderosamente influenciado por um evento chamado O Grande Despertamento. Ele também foi muito influenciado pelas pregações de George Whitefield, cujas mensagens trouxeram um reavivamento tremendo entre os americanos do século XVIII.


Permitida a reprodução deste artigo, desde que seja citada na íntegra a fonte, autoria e site do autor. Julio Severo é autor do livro O Movimento Homossexual, publicado pela Editora Betânia. Para conhecer outros de Julio Severo, visite: http://www.juliosevero.com.br

Nenhum comentário: