3 de julho de 2004

Lula quer que Brasil imite Vietnã

Lula quer que Brasil imite Vietnã

Julio Severo


De acordo com o jornal online Estadão de 3 de julho de 2004, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, no discurso de inauguração da Mina de Cobre do Sossego, no Pará, que o Brasil pode voltar a crescer se o povo usar a determinação demonstrada pelos comunistas vietnamitas na guerra contra os Estados Unidos.

O Vietnã não é um país conhecido pelo progresso econômico. Como então o Brasil conseguirá crescer economicamente se tivermos, como deseja Lula, de imitar os vietnamitas? Que tipo de crescimento Lula deseja para o Brasil? Se progresso econômico não é o ponto forte do Vietnã comunista, então qual é?

Conforme o noticiário evangélico online Crosswalk, o governo americano deveria tomar medidas contra o governo comunista do Vietnã por seu assassinato recente de mais de cem evangélicos.

Jeff King, presidente da organização evangélica de direitos humanos International Christian Concern, denuncia que as medidas do governo vietnamita contra os evangélicos na região montanhosa central do país deixaram, durante o período da Páscoa de 2004, pelo menos 280 mortos e 26 pessoas desaparecidas.

King também revela que três anos atrás o governo vietnamita lançou semelhante campanha de repressão, quando evangélicos protestaram contra suas condições deploráveis de vida. Na ocasião, soldados vietnamitas mataram 400 pastores.

Infelizmente, não é só Lula que está despreocupado com a questão dos direitos humanos dos evangélicos no Vietnã. King alertou que John Kerry, candidato do Partido Democrático à presidência dos EUA, está ajudando a bloquear os esforços do governo Bush de impor sanções contra o Vietnã.

No entanto, não temos nada a ver com a situação americana. Estamos no Brasil e precisamos nos ocupar com o que acontece em nosso país. No caso do atual presidente, tudo o que ele faz pode mudar o rumo da nação, para melhor ou para pior. Então fica a pergunta: Por que Lula quer que imitemos o Vietnã? Para onde ele pretende levar o Brasil?

Julio Severo é autor do livro O Movimento Homossexual (Editora Betânia): http://www.juliosevero.com.br

Fonte:
Estadão online:
http://www.estadao.com.br/economia/noticias/2004/jul/02/88.htm
Crosswalk — Religion Today Feature: U.S. Senators at Center of Vietnamese Human Rights Debate, May 20, 2004.

Um comentário:

Anônimo disse...

lula e um comunista e vai levar o brasil a ser um pais comunista.